20 de maio de 2011

Falar Televisão



Sinais dos tempos

A semana que agora termina trouxe uma surpreendente mudança de tendência no que toca ao horário nobre da televisão generalista. A hegemonia audimétrica das telenovelas da TVI fraquejou de uma clara forma nos últimos dias, face à concorrência. Com o final de Espírito Indomável, a tripla de novelas que desde segunda-feira começou a ocupar o principal horário televisivo da TVI não conseguiu dar ‘conta do recado’ e quem aproveitou para ganhar um significativo terreno com tal situação foi Laços de Sangue, a novela concorrente da SIC.

Oito meses depois da sua estreia, a trama de Diana Chaves e Joana Santos, conseguiu finalmente obter os resultados que eram prometidos e aclamados pelos responsáveis da SIC aquando da sua apresentação e promoção, em Setembro. Ontem, a denominada “novela da nossa gente” conseguiu arrecadar o seu recorde em share, obtendo uma cota de mercado média situada nos 38,1 pontos percentuais. Valores que há muito não se viam no horário nobre de Carnaxide.

E face a estes últimos números é fácil concluir que a actual grelha de horário nobre da estação de Queluz de Baixo é das mais frágeis, senão a mais frágil, dos últimos anos da estação líder em Portugal, sendo Anjo Meu, sem dúvida alguma, o principal problema dessa mesma grelha.


Remédio Santo, por sua vez, parece querer inverter esta negra situação para a TVI já que, pelo menos enquanto é exibida, entrega de bandeja a liderança no horário áquela estação com números que honram o convento e arredam para um canto o Peso Pesado de Carnaxide.

No entanto, continua a ser preocupante como em tão pouco tempo, a estação de referência na ficção nacional, tenha estreado consecutivamente duas novelas que, de alguma forma, não caíram em graça do público: Sedução, uma novela de autor empurrada para o último horário, e Anjo Meu, uma novela de época que perde em concorrência directa com a novela da SIC.

18 comentários:

MÁRIO A. disse...

A novela da SIC tem qualidade, e para além disso, era suposto, ser esta a recta final da novela (se não tivesse sido alargada em 100 episódios) isso explica a sua liderança e subida nas audiências..

Ainda assim, a vitória travestida da SIC é sol de pouca dura, já que a TVI não se deixa ficar para trás.. E mais dia, menos dia, mal termine o prazo de obrigatoriedade que tem com o autor da novela Remédio Santo, logo estruturará a melhor grelha para o HN.. A somar a isso, também Laços de Sangue vai perder o interesse com mais 100 episódios que se aproximam..

Mais uma vez a SIC pega no seu produto e espreme-o até ficar seco, seco e morrer, que é o que acontecerá com Laços de Sangue e Peso Pesado, que inicia a sua queda...

Anônimo disse...

Meu palhaço, a TVI tb não esticou a novela dos cowboys ate 301 episódios?

Anônimo disse...

Não chegou a tantos... Agora a sic é que os esticou até não poder mais... Os laços de sangue são a novela mais longa de sempre, a primeira é o anjo selvagem, portanto...

Anônimo disse...

Enganeime, são a segunda novela mais longa a primeira é o anjo selvagem

Anônimo disse...

Anónimo o espírito indomável nem chegou aos 300 cale-se

Luís Fernandes disse...

Anjo Selvagem chegou aos 300 episódios e ultrapassou e foi o sucesso que foi. Porque não havia o produto de ficção nacional de Carnaxide fazer também bons resultados?

Anônimo disse...

http://espirito-indomavel.com/2011/05/espirito-indomavel-episodio-301/

Quem se devia calar era você...

Outro palhaço...

Nem sequer vai responder, muito menos se desculpar...

É facil acusar alguem quando se estã em anonimo...

MÁRIO A. disse...

Ahahaha.. Falo o Anónimo em pessoa a acusar o outro anónimo! Assumam identidades!

E palhaço é o menino por não se assumir, é palhaço porque aparentemente vive no circo que a SIC lhe oferece, já que não percebe que apesar de ter qualidade, Laços de Sangue não tem altura nem estatura para ser uma "GRANDE NOVELA" como terá sido eventualmente Espírito Indomável ou Anjo Selvagem! E só as grandes novelas merecem ser alargadas, não por uma questão audiométrica, mas porque o público pede!

E Laços de Sangue foi alargada antes de estar neste panorama de liderança, que como já disse, só acontece porque era suposto serem estes os últimos episódios, é uma questão de tempo até perder tal posição!

Anônimo disse...

Eu sou o anonimo das...

20 de maio de 2011 20:48

20 de maio de 2011 21:05

Para sua informaçao nem sequer vejo nem gosto de laços de sangue e não vi espirito indomavel porque estou farto de ver estorias da carochinha!

Vejo anjo meu porque gosto dos anos 80 e espreito remedio santo porque conheço algumas zonas de viseu!

MARIO ao contrario de si, não sou fanatico da tvi nem anti-sic!

Eu vejo o que quero em que canal for ou seja, sou LIVRE...por isso faça um favor e CALE-SE...

MÁRIO A. disse...

Anónimo quer uma grande novidade?

O meu canal preferido nem é a SIC, nem a TVI, mas também não a RTP1!

Sabe que mais.. Eu sou exactamente igual a si, um apreciador de produtos!!

Mas apesar de não ter estação nenhuma de eleição, faço a minha análise perante evidências!

E se a minha análise recai muito sobre a SIC, não porque não goste da SIC, aliás tem dos profissionais que mais prezo, não seria por aí, apenas o faço, porque é o que tem de ser comentado no momento!

Daqui a um mês quem sabe o meu alvo não será a TVI, tudo depende do rumo que dão a produtos! Produtos esses que eu "avalio" que é como quem diz, comento!

E desculpe, não faço favores!

Anônimo disse...

Mario, tambem vejo pouca televisao generalista!
Alias, so vejo praticamente series e não na tv!

Só mais uma coisa!
Você não é psicologo!
Um psicologo que se preze estuda o comportamento de pessoas...
E a escrita é uma delas!
Apesar de muitas pessoas escreverem como anonimos, pessoas com um minimo de inteligencia sabem distinguir!
Ao contrario de si!
Não tenho 15 anos nem lá perto...

MÁRIO A. disse...

hehehehe

Como queira!
Aqui, sou apenas uma pessoa normal a fazer comentários sobre televisão, área na qual já trabalhei!

Anônimo disse...

Mario você não e psicólogo e só mais um mentiroso!

Anônimo disse...

aqui ainda se vende mais peixe que numa própria peixaria!

vou-vos contar!...

Anônimo disse...

Este MÁRIO A. é o badalhoco do Tvi blog!

MÁRIO A. disse...

Oiça lá ó Anónimo, badalhoco há-de ser quem o não ensinou a ter respeito pelas outras pessoas.

Cresça e apareça!

Oluap disse...

Essa gente apoiante desse canalzinho siqueiro é que é gente badalhoca...sentem-se vitoriosos mas são uns tristes e mal educados.

Ricardo disse...

Os fãs da Sic são autentcamente pessaos rascas porque se julgam superiores. Cambada de inúteis e malformados...