7 de abril de 2011

Falar Televisão


Ajuda externa


Foi no dia de ontem que a TVI se antecipou ao discurso de José Sócrates, a propósito do pedido de ajuda externa do nosso país. Apesar de o primeiro-ministro não ter na altura começado a explicar aos interessados os "se's" e os "porquê's" da decisão em causa, a estação de Queluz de Baixo acabou por captar um momento que tão cedo poucos irão esquecer.

Afinal, os retoques de José Sócrates para a câmara pareciam descontextualizados para a preocupante situação a ser transmitida, para o estado de Portugal. Os ângulos, a forma de encarar os portugueses, o olhar, transformaram-se no dia de ontem numa peça fundamental para todos aqueles que diariamente se sintonizam à televisão portuguesa.
Tal como explicado por José Carlos Castro, o que foi transmitido não deveria ter ido para o ar, na medida que estes preparativos acontecem em todas as conferências de imprensa. Um erro, que acabou por criar repulsa em alguns dos telespectadores, concluíndo estes a existência de uma maior preocupação com a imagem por parte de José Sócrates do que com o país.


No entanto, convém também lembrar que várias foram as vezes em que os próprios jornalistas foram apanhados a pentear-se antes de entrar para o ar, ou a acertar alguns detalhes com a conhecida régie.

Não foi uma bonita imagem de se testemunhar, é verdade. Aliás se, de facto, José Sócrates não estivesse bem posicionado, algum profissional com certeza lhe transmitiria esse facto. Será mesmo esta uma das grandes preocupaçoes do primeiro-ministro? A forma como se apresenta aos portugueses é assim tão importante? Não querendo ser demasiado crítico, não quero sequer pensar na forma como a roupa de José Sócrates é seleccionada em alturas de grande importância política.

Enfim...


5 comentários:

Anônimo disse...

Não foi apenas a TVI.

Tambem a RTP e a SIC apanharam Socrates nos preparativos.

DS disse...

Eu só acompanhei o momento na TVI ;)

Anônimo disse...

pois esta sempre tudo a cair em cima da tvi , mas isso aconteceu nos três canais !

DS disse...

Aqui ninguém caiu em cima da TVI. Até ver, estou de pé.

Bom fim-de-semana!

Cumprimentos,

Diogo Santos

Anônimo disse...

a verdade é que aconteceu apenas na RTP1 e na TVI.. A SIC não fez qualquer transmissão em directo naquele momento.. E apenas a TVI registou o momento "por completo" dos preparativos do sr. primeiro-ministro, o engenheiro José Sócrates.