8 de março de 2011

Falar Televisão



E o nome que se segue é…


Foi ontem ao final da tarde que Nuno Santos confirmou a sua mudança para RTP e, simultaneamente, o adeus a três anos de trabalho enquanto director de programas da SIC. Numa altura em que para os lados de Carnaxide se aposta forte e que o futuro promete ser promissor, o responsável abandonou, assim, o barco a meio.


Sinceramente, não percebo muito bem os motivos que o levaram a tomar tal decisão, mas também não é sobre isso que escrevo hoje. A pergunta que agora se colocará, nos corredores da televisão de Francisco Pinto Balsemão, será, certamente, quem sucederá a Nuno Santos. Sim, porque tenho imensas dúvidas de que por lá se faça o mesmo que continua a ser a política de Queluz de Baixo (leia-se não ter um director de programas).


Se, por um lado, já é um dado adquirido que será alguém que já faz parte dos quadros da SIC, como o próprio Luís Marques já adiantou, por outro, a dúvida prevalece, embora seja quase certo quem será o escolhido, ou neste caso, a escolhida. É quase natural que Gabriela Sobral seja a seleccionada. Se bem se lembra, quando a actual directora de produção se mudou para Carnaxide, escreveu-se que esta saída estava relacionada com um descontentamento por não ter assumido a direcção de programas da TVI.


Agora que a mesma situação se avizinha na SIC, é de esperar que a responsável assuma o cargo que ambiciona. Ou será que Júlia Pinheiro irá ocupar o lugar? Com o actual plano de trabalhos da apresentadora, duvido que o faça, assim como não creio que seja Pedro Boucherie Mendes a assumir o posto. Por isso mesmo, dentro de pouco tempo, tenho para mim que será oficialmente anunciado que Gabriela Sobral assumirá os comandos da direcção de programas da SIC.

E quanto tempo faltará para depois Luís Marques dar lugar a José Eduardo Moniz? Aceitam-se apostas!

Um comentário:

Maria A. disse...

Segundo um artigo da «Minha TV», o Luís Marques diz que o Nuno Santos não será substituído, pois a escolha dos conteúdos está assegurada.

Por quem?-pensamos nós.

Resposta mais que evidente e dedutível das palavras do Luís Marques:
Claro que os trabalhos, que já dão os seus frutos, ( 6 vitórias da SIC quase seguidas em dias atípicos, vencendo a TVI),são devidas ao próprio Luís Marques, ao dedo não menos experiente da Gabriela Sobral e... à Julia Pinheiro.
Por isso as palavras de confiança do Nuno Santos ao despedir-se do director-geral e que já referi aqui:

«Tenho a mais absoluta convicção que ele manterá a SIC no caminho trilhado, que começa a dar frutos».

Para já, as escolhas do programa líder, «Portugal Tem Talento» e o êxito a crescer da «Família Mata», são bons exemplos do bom caminho.