21 de fevereiro de 2011

Falar Televisão


Um aniversário aparentemente diferente


A entrada na maioridade é, por si só, um marco na vida de qualquer ser humano. É quando temos idade para tirar a carta, já pudemos ser presos, votar, entre tantas outras coisas. No caso da TVI, nada disso se aplica, uma vez que se trata de um canal de televisão. Ainda assim a responsabilidade de estar há dezoito anos no activo merece uma comemoração.


Habituados a galas com caras da estação, este ano os portugueses tiveram direito a emissões especiais de Você na TV (no sábado) e A Tarde é Sua (no domingo). Contudo, o grande presente para os telespectadores foi mesmo a quarta temporada de Uma Canção para Ti. Doze novos talentos, uma nova apresentadora, dois novos jurados. Quase tudo pareceu novo, mas na realidade não passou de mais do mesmo.

Contudo, ainda houve um “cheirinho” às habituais galas de aniversário, com Pedro Teixeira e Helena Isabel a mostrarem os seus dotes nas cantorias. Exigências de um contrato de exclusividade ou por vontade própria, o certo é que foram mesmo os dois momentos mais dispensáveis da noite.


Fui um fã acérrimo da segunda temporada deste talent-show e dois anos depois soou-me a mais do mesmo. Foi estranho ver Cristina Ferreira no lugar de Júlia Pinheiro, mas penso que a apresentadora foi inteligente. Não se quis armar na sua “madrinha” e repetir as mesmas graças e foi ela própria, como todos estamos habituados a vê-la, embora um pouco mais contida, fruto do nervosismo, provavelmente.

Já os dois novos membros do júri, Sofia Ribeiro e Vítor Fonseca surpreenderam-me. Fui um grande crítico da escolha da actriz de Sedução, mas hoje percebo que faz todo o sentido. Sofia Ribeiro deu uma outra graça, com comentários agradáveis e simpáticos para os pequenos talentos. Na minha opinião, acabou mesmo por retirar algum protagonismo a Rita Pereira.

Por fim, os números. Importantes para qualquer televisão privada são o prenuncio do que já se esperava. Já o disse entre amigos e volto a repeti-lo. Por muito que Uma Canção para Ti possa ser apelativo, por muito que Cristina Ferreira e Manuel Luís Goucha possam atrair telespectadores, acredito que o programa nunca sairá vencedor do confronto directo com Portugal tem Talento.

E nem mesmo em dia de estreia o conseguiu fazer. Embora a diferença não tenha sido muito elevada, e tenha ganho em termos de share, no mesmo horário Espírito Indomável e Casos da Vida chegaram a fazer melhor. Agora, num dia de festa deve-se condenar o formato? Não, claro que não. Pelo menos pudemos ver verdadeiros talentos, e não rever o que já revimos vezes sem conta.

4 comentários:

Anônimo disse...

tvi lidera horario nobre de domingo:


http://www.tvi24.iol.pt/media-e-comunicacoes/tvi-aniversario-uma-cancao-para-ti-audiencias-televisao-agencia-financeira/1234696-5239.html

devias criar uma noticia sobre isso. errar e humano mas devemos admitir os erros

Anônimo disse...

que nojo de programa!
quem é que ainda vê isto???
TVI sucks!

Anônimo disse...

O Francisco Penin também confirma hoje que foi o programa da TVI que ganhou.

Corrigam as notícias.

Uma Canção Para Ti fez mais que o programa da SIC e o filme a seguir.

Maria A. disse...

Aqui não se trata de horário nobre,( não sei quem o ganhou), mas do despique entre os 2 programas de talentos!É disso que falamos!

Nessa ordem de ideias, se os números de espectadores que vêem um programa não conta... então o Jornal Nacional( que passou muito antes) não ganhou ao programa da SIC, pois teve um share inferior! Ganhou o «Portugal Tem Talento»!

Meu Deus!
Então, conta o rating, ou não?
Só quando convém?

Que falta de lógica nas afirmações!

Até dá vontade de rir!
Claro que a TVI não quer perder... e
inventa! Pois de quem é a afirmação?

Um programa menos visto, portanto com rating inferior, ganha?

Então o «Bom Dia Portugal», lá para as 6 horas da manhã, seria o programa mais visto, pois tem shares superiores, para cima de quarenta e tais por cento!


O programa da TVI venceu o filme da SIC, mas perdeu na competição com «Portugal Tem Talento », pois foi visto por quase menos 120 mil espectadores! É disso que falamos!
O resto é conversa!