30 de janeiro de 2011

O Protagonista

Boa noite! Com estreia marcada para as 21:45, Portugal Tem Talento será apresentado por Bárbara Guimarães. Nesse sentido, é ela a grande Protagonista desta semana!


É já daqui a sensivelmente uma hora e quarenta e cinco minutos que Bárbara Guimarães dará a cara pelo "agora ou nunca" da sua carreira. Digam o que dizerem, a verdade é que a apresentadora da SIC está longe de atingir o sucesso de outrora. Ciente de tal realidade, a direcção de programas do canal de Pinto Balsemão decidiu dar-lhe uma oportunidade num programa que tem lançado vários talentos no mundo. Com uma vertente de competição, mas igualmente familiar pelas inúmeras histórias de vida que serão retratadas em Portugal tem Talento, Bárbara Guimarães terá de estar à altura deste projecto.

A verdade é que "depois da tempestade vem a bonança", e tal possibilidade poderá vir a acontecer. Porém, e se ela não se verificar? Sinceramente, imagino que a estreia de
Portugal tem Talento, por ter um lead-in de um jogo que incluí a equipa da Luz, de um noticiário que aos domingos tende a ser forte, e de uma reportagem sobre uma realidade turística que está a impor-se no mercado de viagens, obtenha 12% de rating e um lugar no top dos cinco programas mais vistos do dia. O grande problema será se isso não acontecer, se Portugal Tem Talento não captar a atenção dos portugueses. Por outras palavras, se estes continuaram iludidos com o Espírito Indomável da TVI.


A pergunta impõe-se: será que Bárbara Guimarães ainda tem talento para conduzir uma emissão sozinha? Sem duvida que a mulher de Manuel Maria Carrilho é uma boa comunicadora. Apesar de todos os seus clichés, consegue dar a cara por um programa e transmitir uma sensação de trabalho bem feito para os telespectadores. À excepção de M/F: Sarilhos em Caso, um projecto que procurava segurar o público de Salve-se Quem Puder, Bárbara Guimarães desenvolveu sempre um trabalho que tinha como marca de referência "bem realizado".
Assim, e depois da tentativa de entrar diariamente na casa dos portugueses com o programa que apresentava com Eduardo Madeira, a ideia da direcção de programa passa por voltar aos tempos de Família Superstar. Apesar deste formato e Portugal Tem Talento nada terem a ver em termos de variedade dos dotes dos concorrentes, a verdade é que se pretende fazer desta uma Bárbara Guimarães poderosa, que faça parte das grandes apostas da SIC para este ano. Com um programa em horário nobre, planeia-se alcançar um novo tempo de glória para a apresentadora. Será isso a acontecer nesta noite?



Independentemente da resposta, e mesmo tendo noção de todos os aspectos referidos por muitos dos que não apareciam Bárbara Guimarães, o objectivo deste programa será colocar miúdos e graúdos frente as ecrãs a acompanhar uma emissão conduzida por uma profissional qualificada. Assim, e se não fosse a estrela da SIC, seria outra qualquer que teria a responsabilidade de dar a cara pelos futuros resultados, e incluí-los no seu currículo. Resta neste sentido concluir o seguinte: é verdade que Bárbara Guimarães irá estar hoje numa "prova dos nove", mas também não é mentira que a ligação da estação de Carnaxide não é a melhor para com os telespectadores. Logo, e apesar dos números, é preciso ter cautela a quem atribuir as culpas na altura de analisar as audiências.




6 comentários:

tudo-sobre-a-tv disse...

Há pessoas que não gostam da Bárbara mas eu gosto até posso dizer que é uma das minhas apresentadoras preferidas, e por isso´desejo-lhe muita sorte para este programa que espero que seja um sucesso. Por isso esta noite vou estar á frente da televisão a ver o "Portugal Tem Talento"!

DS disse...

;) Obrigado pela sua opinião :)

Anônimo disse...

"Por outras palavras, se estes continuaram iludidos com o Espírito Indomável da TVI."

Sabes que há pessoas (blogs) que te vão cair em cima não sabes? LOL

Meteo Alentejo disse...

portugal tem talento vai ser o programa que vai relançar Barbara Guimarães e lançar Conceição Lino

Anônimo disse...

"Portugal com Talento" é para lançar novos talentos ou para relançar e lançar a Barbara e a Conceição?
Nem uma coisa nem outra.
A Barbara Guimarães limita-se a ser bonita e só isso não chega e a Conceição Lino devia limitar-se ao jornalismo,onde efectivamente é boa(a apresentar o "Boa Tarde"é uma desgraça).
Quanto aos concorrentes,se forem maus é sómente para serem gozados e humilhados e se realmente tiverem talento depois vão trabalhar onde?
Este tipo de programas são maquiavélicos.Criam ilusões que se desvanecem como nuvens.Os talentosos deviam ir a castings onde são avaliados por profissionais competentes e não se exporem, e serem explorados como são...
Mas a verdade é que tambem ninguem os obriga a ir ao programa...
O desejo da fama e das luzes da ribalta por vezes... mata(como infelizmente aconteceu recentemente).
Não pensem que estou a ser dramático,é a realidade.
Se é por amor á arte(e acredito que é o caso de muitos concorrentes),que escolham outras vias para conseguirem atingir os seus objetivos e mostrarem o seu valor

DS disse...

Anónimo das 21:08, a palavra "iludidos" não tem nenhum sentido depreciativo. Com a mesma posso referir-me que os telespectadores ficaram, no dia de ontem, iludidos com Bárbara Guimarães. Ficaram "vidrados", "conectados" à apresentadora da SIC.
Espero te-lo esclarecido.

Cumprimentos,
DS