24 de janeiro de 2011

Falar Televisão


Déjà vu

Foi em 2004 que Nuno Pardal deu vida a Gui, na série de Verão da primeira temporada de Morangos com Açúcar. Recordo-me que a sua personagem trabalhava num aldeamento, local no qual se passavam grande parte das cenas da produção destinada aos jovens da TVI. Actualmente, e em 2011, o actor está de volta à estação de Queluz de Baixo... e novamente em Morangos com Açúcar. Confuso? Não. A direcção de programas do canal da Media Capital voltou a convidar o actor para fazer parte da série que tem presenteado os portugueses no horário das 19:00 desde há alguns anos atrás.


É caso para dizer o seguinte: no meio de tantos actores a TVI já necessita de ir contratar os mesmos que deram vida a personagens na série no passado? Uma decisão totalmente insensata, a meu ver.
Para os mais distraídos, é uma questão que passa despercebida: "mais um actor no meio de tantos". Já para os restantes, a primeira coisa que devem ter reparado seria que aquela cara já era repetente em Morangos com Açúcar.


É um claro erro da estação de Queluz de Baixo, na minha opinião, em voltar a apostar nos mesmos actores com personagens completamente diferentes. Compreendi perfeitamente o convite endereçado a Vítor Fonseca, para fazer parte desta oitava temporada da série da TVI. Num ambiente diferente, mas com a mesma personagem, a verdade é que de certa forma a contratação do actor fez sentido.

No entanto, no caso de Nuno Pardal, a minha opinião é totalmente diferente. No fundo, penso que o canal acaba por retirar um pouco o brilho à ficção. Torna-a menos real. "Então este rapaz agora encarna outra pessoa, depois de no passado ter representado uma personagem totalmente diferente?". Estranho, no mínimo.
Compreendo que para muitos, e tal como já referi, isso não passe de um pormenor. Porém, no meu caso, estes pequenos detalhes fazem toda a diferença na forma de produzir ficção no nosso pais.

Nenhum comentário: