21 de novembro de 2010

O Protagonista


Boa noite! Seja bem-vindo à edição desta semana de O Protagonista.

Já passou um mês e meio desde que Secret Story se iniciou nos ecrãs de Queluz de Baixo. Muito já se especulou sobre o reality-show, concorrentes e relações. No entanto, nesta semana, a TVI provou que ainda existe muito jogo para ser transmitido. Por outras palavras, e apesar da missão já ter sido lançado na edição francesa da Casa dos Segredos, poucos foram os que pensaram que a desistência de Vítor se baseava numa mentira. Ana Isabel, a sua namorada, ficou de rastos e chorou praticamente durante vinte e quatro horas. Num quarto secreto, o funcionário público assistiu a tudo o que se passava na casa mais vigiada do país, sem a possibilidade de ouvir o que o que concorrentes proferiam.


A desistência de Vítor acabou assim por ser um dos momentos altos de Secret Story, contribuindo para que o site e os diários do concurso aumentassem exponencialmente as suas visitas e telespectadores, respectivamente. Verdade seja dita, à excepção de uma ou outra missão, não se pode dizer que este reality-show, que deveria ter por principal objectivo colocar mais vezes os vários concorrentes em jogo, esteja a conseguir chegar aos calcanhares da edição francesa. Imaginando que estas ideias da Voz se multiplicavam no concurso da TVI, já imaginou o sucesso que o programa alcançaria? Para tal, exige-se apenas um pouco de inteligência, de modo que os participantes de Secret Story possam desenvolver uma estratégia e lançar-se nas missões.


O ritmo que a Casa dos Segredos ganhou de quinta para sexta-feira foi totalmente diferente, quando comparado com as últimas semanas. Foi a prova de que também se consegue cativar o telespectador sem recorrer a discussões e insultos entre os concorrentes do concurso.


Com a missão, Vítor e Ana Isabel caíram, mais uma vez, nas graças dos portugueses. Se para muitos o comportamento da estudante de direito em nada demonstra amor pelo seu namorado, no dia da desistência deste, as lágrimas derramadas acabaram de certeza por terminar com algumas das dúvidas dos portugueses sobre a relação entre os dois concorrentes. A Endemol pretendeu assim "render o seu peixe". Deixemos de ser hipócritas. Secret Story está feito para Ana Isabel ir à final, e para António levar o bolo maior para casa, ou seja, os cinquenta mil euros. Não acredita? Então no dia 31 de Dezembro cá estarei para comprovar se tinha ou não razão.

É o casal de namorados que tem vindo a captar as audiências e, por isso, tão cedo não acredito que seja separado. Uma vez que o poder dos votos não depende apenas dos portugueses, mas também dos valores conseguidos com a publicidade, dúvido muito que a produção do programa separe Ana Isabel e Vítor nas próximas semanas.

Talvez daqui a um mês, quando o concurso estiver nas últimas. Até lá, os concorrentes do grupo de Hugo M., Vasco, Daniela será reduzido até não sobrar nenhum elemento. Isto, se não existirem estratégias. Pela primeira vez, o rumo de um reality-show depende, em parte, das opções que cada concorrente tome na altura de nomear. E contra isso, nada poderá ser feito.


2 comentários:

Anônimo disse...

Caro DS!
Anda a ver a mesma televisao que eu?
Vitor da Casa dos Segredos como protagonista da semana quando André Cerqueira deixa a TVI e Júlia Pinheiro recusa a direcção de programas!! Desculpe mas tem que começar a analisar o que é importante!

DS disse...

Caro anónimo,

De facto, a sua sugestão seria uma boa alternativa a esta minha opção. No entanto, e tendo em conta que ainda na sexta-feira fiz uma edição do Falar Televisão sobre a saída de Cerqueira da TVI, considerei que não tinha muito mais a acrescentar sobre a sua demissão.

No entanto, quem sabe se para a semana não será ele o escolhido?

Até lá, sintonize-se ;)