29 de novembro de 2010

Falar Televisão

M de Mourinho

Foi na última quinta-feira que a reportagem sobre José Mourinho foi para o ar. Ciente da ligação que os portugueses têm com o "Special One", a estação de Carnaxide quis apostar num projecto que celebraria os dez anos de carreira do treinador. A ideia foi, efectivamente, certeira! José Mourinho: O Melhor Treinador do Mundo, foi o programa mais visto do dia, com 12,4% de audiência média e 30,8% de share. Significam estes números o quê? Uma vitória sobre a informação da estação pública, uma vitória sobre o diário da Casa dos Segredos, uma vitória em pleno horário nobre. Esporádica, claro, mas assinalável.


Não deixa de ser curioso verificar que as ideias pairam no cérebro da equipa que comanda a grelha de programas de Carnaxide. No entanto, o dinheiro acaba sempre por ser um obstáculo à sua formulação. Sendo assim, na minha opinião, se Nuno Santos ainda permanece na posição de director de programas da SIC, então é porque existe alguém que continua a acreditar nos seus projectos, na sua táctica de programar. O terceiro canal está em terceiro e, para mal dos seus pecados, irá acabar o ano nessa posição. No entanto, e apesar disso, Francisco Pinto Balsemão pode vangloriar-se de ter sido na sua casa que foram emitidos os melhores programas de entretenimento de 2010. Um mérito que, felizmente, ninguém pode contestar. Ídolos, Achas Que Sabes Dançar, Alta Definição e, de certa forma, À Procura do Sonho - Face Model of The Year, foram alguns dos exemplos que contribuíram para os resultados da estação de Carnaxide.

O programa de Mourinho, veio apenas reforçar esta ideia. Apesar de em nada apoiar a cultura portuguesa, o especial emitido pela SIC foi uma boa sobremesa para um noite friorenta. E que tal apostar-se em mais programas deste género? Tendo por base o Regresso dos Incríveis, não seria má ideia se, semanalmente, fosse transmitido um especial sobre um mitíco treinador de futebol.
Fica a ideia!

Nenhum comentário: