Não é um propriamente uma estreia, o programa já está há algumas semanas no ar mas foi no domingo a primeira gala dos "Ídolos". A competir directamente com a "Casa dos Segredos" e com uma boa herança deixada pelo episódio inédito de "Shrek", o talent-show da SIC conseguiu 8% de rating e 30% de share. Não é um excelente resultado, em comparação com a anterior edição, mas também desta vez, a concorrência é bem mais forte. Parece-me que vai ser difícil os "Ídolos" terem uma audiência igual ou superior à obtida pela "Casa dos Segredos", uma vez que o programa está a dar-se muito bem nas noites de domingo e não me parece que isso mude até ao seu final. Já na segunda feira, com uma concorrência mais acessível, a gala em que foram apresentados os dez finalistas do concurso, apresentada por Cláudia Vieira e João Manzarra, conseguiu um melhor resultado, obtendo 11% de rating e 29,8% de share.
Esta semana na "Mó de cima" o destaque vai para os concursos da RTP "Quem quer ser Milionário" e "Preço Certo", que têm conseguido excelentes resultados e consequentemente têm feito subir as audiências da estação pública. Na quarta feira a RTP foi a estação que ganhou o dia, conseguindo superar a TVI mesmo sem futebol.
"Quem Quer Ser Milionário" tem sido um sucesso, e embora não tenha uma audiência regular (é muito raro ter menos do que 8% de rating), muitas vezes consegue superar a fasquia dos 10% de audiência média, como foi o caso de quarta feira, em que chegou aos 11%. Exactamente por estes números, o director de programas da RTP1, José Fragoso, tem prolongado a duração do concurso apresentado por José Carlos Malato e, pelo menos, até ao final do ano estará na antena da televisão do Estado. Já o "Preço Certo" está de boa saúde e recomenda-se. No ar há vários anos e apesar do formato se manter praticamente idêntico, sem grandes mudanças, consegue ainda ter resultados bastante razoáveis, sendo muitas vezes líder do horário. Por exemplo, na quinta-feira entrou no top cinco dos programas mais vistos do dia, com 10,9% de audiência média e 32,6% de share. Sabendo que o programa regista ainda, estes valores, interessa a José Fragoso mantê-lo no ar. Afinal, em equipa que ganha não se mexe, certo?
Esta semana, destaco pela positiva os resultados obtidos pela novela "Laços de Sangue", que teve uma média de 9% de rating e 28% de share. A subida esteve relacionada com o facto da novela, durante esta semana, ter ido para o ar um pouco mais tarde, competindo directamente com a nova produção da TVI "Sedução". Pelos vistos, esta pequena alteração no horário acabou por beneficiar a novela protagonizada por Diana Chaves e Diogo Morgado, uma vez que conseguiu obter resultados bem mais satisfatórios.
Não podia deixar de destacar também neste "Salto Alto" a série "Pai à Força", emitida no final de tarde dos domingos na RTP que, esta semana, conseguiu obter 11% de rating e 33% de share, tendo sido mesmo o terceiro programa mais visto do dia. A série protagonizada por Pêpe Rapazote, começou por ser emitida às sextas feiras à noite, e nessa altura já alcançava resultados muito bons (estreou com 13% de audiência média mas com o tempo foi perdendo público). Agora com a terceira temporada da série em antena ao final da tarde de domingo, "Pai à Força" parece ter voltado a recuperar os resultados iniciais.
Na mina desta semana destaco o programa de debate politico moderado por Sandra de Sousa, "Corredor do Poder". Apesar de praticamente toda a programação informativa do canal do Estado ter sucesso, este não é seguramente o caso. Nesta quinta feira, o programa conseguiu 2,6% de audiência média e 9,7% de share, ficando muito atrás das audiências que se faziam na concorrência aquela hora.
Uma pergunta a...Nuno Santos
Ao que parece a partir de segunda feira à noite vamos voltar a ter "Malucos do Riso" na antena da SIC. A pergunta que eu deixo a Nuno Santos é: Vamos ter uma repetição ou são mais episódios inéditos que ficaram este tempo todo na gaveta da SIC?
Porque no te callas Nuno Santos?
No final do Verão, coincidindo com a estreia de Laços de Sangue, Nuno Santos sem qualquer tipo de explicação, decidiu deixar de emitir, durante a semana, a série "Lua Vermelha", para passar a transmiti-la apenas ao fim de semana, no seu horário inicial. Actualmente "Laços de Sangue" consegue sensivelmente os mesmos resultados que a produção dos vampiros alcançava. Na altura, a meu ver, estes não eram fracos, tendo em conta a média do horário nobre da SIC. Mais recentemente o director de programas da SIC, decidiu lançar uma nova temporada de "Cenas do Casamento" que foi um novo fracasso. A série conseguiu uma audiência média na casa dos 5% e muitas vezes alcançava 16% de share. Agora, questiono eu, foi para isto que Nuno Santos retirou "Lua Vermelha" do ar? Há aspectos que não se percebem e este é uma deles. Sabendo que, actualmente, é apenas emitido um episódio da série com uma duração de uma hora, aos sábados à noite, quando terminará "Lua Vermelha"? Em 2012? Porque no te callas Nuno Santos?
Minuto mais visto da semana
O Minuto mais visto da semana pertence mais uma vez à TVI. Mais de um milhão e meio de pessoas, no dia 29 de Outubro, pelas 21:44 encontravam-se a ver a "Casa dos Segredos", o grande trunfo da estação de Queluz de Baixo, para esta reentré. O minuto mais visto da RTP e da SIC centrou-se na informação e, mais concretamente, nos respectivos notciários. No lado da SIC, no dia 29 de Outubro, às 21:26, o "Jornal da Noite" obteve 13,5% de audiência média e 32,5% de share. Já o "Telejornal" da RTP, na terça feira, às 20:58, conseguiu alcançar 15,3% de rating e 40,4% de share.
Por esta semana as audiências estão vistas, para a próxima cá estarei novamente para mais uma "Audimetria Semanal". Um bom resto de fim de semana!
Ivo Justino
Nenhum comentário:
Postar um comentário