1 de outubro de 2010

Falar Televisão



Parabéns ao passado

Numa altura em que se vive um verdadeiro apogeu em Queluz de Baixo, com a bombástica estreia de Secret Story, é em Carnaxide onde (hipoteticamente) se faz a festa. Na próxima quarta-feira a SIC completa 18 anos e promete uma emissão que irá ter tanto de especial como de surreal...!

Actualmente, o canal de Francisco Pinto Balsemão, está a atravessar a maior crise desde o seu fantástico nascimento. Crise de números, com as audiências e, consequentemente, as receitas em baixo. Crise de ideias, com uma grelha pobre, oca e estagnada, em tudo contrastante com a dos anos 90. No fundo, uma severa crise de identidade que tem levado a SIC a embarcar numa triste viagem completamente à deriva, sem rumo e que conta também com crassos erros que apenas ajudam a afundar ainda mais o barco.



Pergunto eu, mas afinal o que irá ser festejado no próximo dia 6 de Outubro. A recente saída de Fátima Lopes, uma das caras mais influentes e marcantes da estação? Os fracos resultados de Laços de Sangue, a novela que foi o principal investimento desta reentré? Ou o mote para a festa será a relação podre que a SIC (leia-se, administração) mantém com inúmeras caras do meio artístico e audiovisual português depois da péssima gestão que manteve com esses mesmos profissionais levando-os a bater com a porta?

Por todas estas contradições, pode-se afirmar que actualmente não há razões de para se celebrar em Carnaxide. O presente é mau, o futuro avizinha-se negro e relembrar o passado desta forma tão saudosista, como tem sido feito nas últimas semanas, não é solução. Com consciência e inteligência, a SIC precisa de muito trabalho, persistência e luta para voltar a merecer a dignidade e o brilho de outros tempos. Já chega de festejar o vazio!

Um comentário:

Anônimo disse...

claro se calhar para si o melhor era deixar de celebrar os aniversários só porque se está na pior fase de uma vida que foi durante muito tempo só sucessos acima dos 50% de share que aliás ninguem consegue há muito tempo. Afundemos-nos numa depressão...NÃO! Festeja-se aquilo que foi muito bom e que um dia brevemente voltará a sê-lo...