30 de outubro de 2010

Audimetria Semanal


Boa noite. Seja bem-vindo à 31ª edição da "Audimetria Semanal", desta vez com o seu novo colaborador Ivo Justino. Desde já, prometo que vou fazer o meu melhor para dar continuidade ao bom trabalho levado a cabo pelo Diogo Santos.

A estreia de...Sedução

Estreou, esta segunda feira, a nova novela da TVI, "Sedução", com 14,4% de rating e 36,5% de share (pouco mais de um milhão e 300 mil espectadores.)
Foi uma bom resultado mas, mesmo assim, muito abaixo do normal, em comparação com as estreias de outras produções da estação de Queluz de Baixo. Sinceramente, estava à espera de mais sendo, ainda por cima, uma novela de Rui Vilhena. Vamos ver ao longo do tempo como decorre o desempenho desta produção que marca o regresso de Fernanda Serrano à ficção.

Na Mó de Cima - Informação da SIC

Na "Mó de Cima" destaco, esta semana, a informação da SIC, uma vez que durante todos os dias, o programa mais visto da estação esteve relacionado com essa área. No domingo a "Grande Reportagem" conseguiu 13,6 de rating, mais de um milhão e duzentos mil espectadores, tendo sido mesmo o segundo programa mais visto do dia (ficou apenas atrás da "Casa dos Segredos"). Já na quarta feira, a estreia de "Condenados", um novo produto de informação, conseguiu um resultado muito positivo, tendo em conta as audiências que a SIC normalmente obtém naquele horário. O novo espaço de reportagem de Sofia Pinto Coelho tocou o milhão de espectadores, e foi o mais visto da estação de Carnaxide desse dia.

Mina - Operação Triunfo

Operação Triunfo está de volta, já vai na sua segunda semana de emissão e os resultados não estão a ser nada razoáveis. No último sábado, alcançou apenas 3,9 e 11% de share. Tendo sido a OT uma grande aposta da estação pública, de certeza que a direcção de programas do canal não estava à espera destes resultados. Terá sido o timing perfeito para lançar uma nova edição de Operação Triunfo? Numa altura em que também existe na concorrência um programa de música, com uma boa adesão por parte dos telespectadores? São estas algumas questões que deixo no ar.

Salto Alto - Caras & Bocas


Esta semana não podia deixar de falar de Caras e Bocas. A novela do final de tarde da SIC bateu o seu recorde de audiências, alcançando 8,9 de rating. A TVI bem tentou combater a produção da Globo, com mais um episódio de "Espirito Indomável" mas, logo no primeiro dia de exibição, perdeu. Não deixa de ser curioso que, num horário onde a SIC tinha muitos problemas ao nível das audiências (basta relembrar os resultados de Nós Por Cá), agora seja um dos mais fortes da estação, onde por várias vezes consegue liderar.

Uma pergunta a... Nuno Santos


Este domingo começam as galas do Ídolos. Acredita que este ano, com uma concorrência mais forte, esta edição alcance tantos espectadores como a anterior?

Porque No Te Callas André Cerqueira?

Esta semana André Cerqueira, numa tentativa de combater o crescente sucesso de "Caras e bocas" e devido ao facto de Morangos Com Açúcar terem descido nas audiências, resolveu colocar mais um episódio de "Espírito Indomável" ao final da tarde.
No entanto, logo no primeiro dia de emissão, a produção protagonizada por Vera Kolodzig perdeu para a da SIC. Como tal, e uma vez que as audiências não correram de acordo com o que André Cerqueira esperava, este episódio extra já foi retirado do ar. Pareceu-me uma atitude um pouco precipitada, colocar a novela das noites da TVI no final de tarde, devido ao facto de os públicos não serem os mesmos e, para além disso, tal acção poder levar ao seu desgaste e a piores resultados. Porque No Te Callas André Cerqueira?

Minuto mais visto da semana


O Minuto Mais Visto desta semana pertence à TVI. Quase dois milhões de pessoas, no dia 23 de Outubro, pelas 23:08, estavam sintonizadas na estação de Queluz de Baixo a acompanhar o último episódio de "Meu Amor".
Quanto ao Minuto mais visto da semana, tanto para a SIC, como para a RTP , esteve centrado no futebol. Enquanto do lado de Carnaxide, o Sporting- Gent, trnasmitido no dia 21 de Outubro, conseguiu 15,5% e 37,1% de share, do lado da estação pública, o Braga- Partizan para a Liga dos Campeões, emitido no dia 19, às 21:32, obteve 18,9% de audiência média e 43,1% de share.


Bom, por esta semana é tudo. Para a próxima cá estarei para mais uma Audimetria Semanal. Até lá!

2 comentários:

TVI Blog disse...

Ivo Justino antes demais, boas vindas ao Televisão - Opinião e os votos de um bom trabalho no blog.

Venho descordar consigo no que diz respeito ao aspecto negativo que o sr. Ivo deu a Espírito Indomável às 19h30, elogiando várias vezes 'Caras e Bocas'. Vejo também que realçou algumas vezes o fraco resultado 1º episódio da novela às 19h30, mas não referiu que 'Caras e Bocas' perdeu logo nos dois dias seguintes, e na Quarta até por larga distância.

Espírito Indomável só não liderou no 1º dia, no 2º e no 3º conquistou mais de 100 mil espectadores de dia para dia, e a fantástica subida da novela esteve à vista de todos, porque se todos analisarmos bem, de 23% share, o salto foi praticamente para 30% na Quarta - Feira, e diz que não foi boa ideia pôr Espírito Indomável às 19h ?.

Ainda onde Caras e Bocas ficou atrás dos Morangos. Não vejo, ou neste caso não consigo ver mesmo, onde está o triunfo de 'Caras e Bocas' muito sinceramente. O facto de André Cerqueira retirar Espírito Indomável da grelha, foi um presente de natal antecipado para a SIC.

O horário das 19h foi entrege de mão beijada à SIC.


Não querendo já começar a interferir no seu trabalho, penso que estas suas primeiras análises deviam ser mais consistentes, e basear-se mais nos factos.

Bom trabalho Ivo :)

Ivo Justino disse...

Olá antes de mais nada obrigado pelas boas vindas. Tem razão quando diz que na terça e na quarta feira "Espirito indomável" ganhou a "Caras e bocas". A situação aqui é que no primeiro dia de exibição não começou bem e foi isso que eu procurei referir mas claro podia ter referido os resultados dos outros dias. De qualquer maneira continuo a ter a opiniao de que foi uma má opçao, uma vez que pode desgastar a novela, tudo o que é demais enjoa. Nao sei ate que ponto é que continuando André Cerqueira a apostar em Espirito Indomável ao final da tarde conseguia a liderança do horário mas a nao ser que ele ponha outra vez no ar,nunca se irá saber. Obrigado pelas criticas, estou sempre receptivo a elas, uma vez que tento ve-las sempre de um lado construtivo e servem para melhorar.