28 de setembro de 2010

Falar Televisão

Boa noite. Terça-feira. 20:00 horas. Sintonize-se no Falar Televisão de hoje!

Dignidade precisa-se

No domingo de 19 de Setembro, dia de jogo entre Benfica e Sporting, sintonizei a Benfica TV para ouvir o relato. Para quem não sabe, o canal do Benfica coloca dois reportéres no estádio, a relatar as partidas do clube da Luz. Surpresa a minha foi quando reparei que um dos profissionais da Benfica TV, que estava a comentar o tal jogo, comia em directo. Com o sumo na mão, e uma sandes na outra, o repórter, cujo nome não sei, não teve vergonha de estar com câmaras à frente a tomar a sua refeição.

Não há um minímo de dignidade? Quando reparei em tal barbaridade pensei para mim que tal acção não coloca apenas em causa a dignidade de um canal, mas até dos próprios benfiquistas, simpatizantes de um clube. Uma coisa é existir um copo de água num talk-show, um bem essencial para a vida, e para a fluência da voz. Outra, é existir um refrigerante e uma sandes à direita da câmara, que se vai buscar quando o estômago dá horas. Estão a gozar com os telespectadores?


Se a Benfica TV quer ter os direitos de transmissão dos jogos da Liga, então faça por isso também ao nível dos seus comentadores. Qualquer dia estamos a ver um jogo no canal da Luz, e deparamo-nos com um repórter com um prato cheio à frente, um microfone na cara e os talheres na mão.

Não é pela Benfica TV fazer parte do conjunto de canais por cabo, que não se deve criar nela a qualidade. Pelo menos, o minímo dos minímos. Já não basta por vezes ouvirmos asneiras em directo dos comentadores de serviço, agora temos de levar com eles a comerem em directo porque não fazem o trabalho de casa, leia-se as refeições?

É necessário destingir o que se pode fazer na rádio e na televisão. Se no primeiro caso ninguém vê o que fazemos, no segundo isso já não acontece. Se caímos, estamos no Youtube, se nos enganamos numa resposta ao jornalista, passamos a ser uma das gaffes predilectas dos portugueses, se estamos a olhar para o lado quando um noticiário começa, os outros estão atentos. Logo, se comemos, os telespectadores reparam! Tenham isto em atenção!

2 comentários:

Anônimo disse...

Se não sabes o jogo depois da na Benfica TV, com aqueles comentários..!
Eu vi o jogo, e estava mesmo a espera de que alguém falasse nisto, pois já sabia que iam falar..!
Não gostas não vês, eu sou do SLB e para mim aquilo não me afecta em nada..!

DS disse...

Exacto. O senhor anónimo é do SLB. Eu também sou. É o meu clube de eleição. Logo, não gosto que o canal do meu clube, que tanto estimo, esteja a ser coordenado por pessoas que não sabem organizar o relato de um jogo de futebol. Se têm fome, jantem antes. Que eu saiba, esse deve ser um princípio de qualquer profissional antes de começar o seu trabalho e, neste caso, a emissão de um jogo de futebol.

Cumprimentos,

DS