11 de agosto de 2010

Para lá das 24

Boa Noite! Está em linha mais um Para lá das 24!


Há algo na nossa televisão de que todos nós não gostamos. Pronto, ok, não vou ser tão “radical”, algo que não apreciamos muito. Já está a perceber do que estou a falar? Exactamente, é dos intervalos!


Já deu por si agarrado ao ecrã a ver uma das cenas mais importantes em que está prestes a ocorrer um homicídio na telenovela da noite e, como que por magia, o disparo da bala fica a meio e surge no ecrã um anúncio a uma determinada marca? Não, não é azar. É mesmo verdade.

Esta é apenas uma das muitas situações pelas quais passamos quase que diariamente.


Mas é assim tem que ser. É a “lei da televisão”. E, embora para nós, telespectadores não deixe de ser aborrecido, quanto mais sucesso tiver o programa que estamos a ver, mais publicidade ele terá. Parece uma falta de respeito para com o telespectador, é certo, mas somente assim as estações conseguem sobreviver, afinal de contas, a publicidade é a principal fonte de rendimento de qualquer canal.


Talvez pelo facto de se começar a pensar mais noutras formas de publicidade e, assim, deixar de existir tanto zapping, é cada vez mais usual vermos, por exemplo, determinado produto a ser usado pelas personagens de uma determinada telenovela, por exemplo. Lembro-me perfeitamente de quando se iniciaram as galas de Achas que Sabes Dançar? muita gente ficar surpreendida com o facto de na mesa dos júris não existirem garrafas ou os habituais copos de água, mas sim, garrafas de Lipton Ice Tea. É a lei deste meio e, “quem dá mais” acaba mesmo por ser o vencedor, ou seja, com certeza que a marca em questão deverá ter pago muito bem para ali ter presentes os seus produtos.


Na realidade este texto foi escrito para tentar explicar a muito boa gente, que por aí li a criticar a TVI por colocar um intrevalo a meio de Espírito Indomável. Agora, que a estação já não o faz, muitos deles pensam que foi precisamente por baixar audiências. Sim, foi, mas o grande motivo foi o facto de devido a esta baixa, existir menos publicidade e, assim, já não fazer sentido que tal sucedesse. E será que a estação voltará a fazer o mesmo?


Tenho para mim que sim, desde que a telenovela volte a dar “motivos” para isso. Até porque, “há que fazer render o peixe….”

2 comentários:

Miguel disse...

Mais uma vez elogio esta rubrica de opinião. E visto ser de opinião, decido dar a minha, discordando de algumas das tuas palavras, Tiago.

"quanto mais sucesso tiver o programa que estamos a ver, mais publicidade ele terá."
- Isto é não é verdade. O sucesso dos programas em nada influencia a duração dos intervalos. Existe uma Lei sobre o tempo dos intervalos. O que tu queres dizer é que quanto mais sucesso tiver o programa que estamos a ver, mais lucram as estações.


"Parece uma falta de respeito para com o telespectador, é certo, mas somente assim as estações conseguem sobreviver, afinal de contas, a publicidade é a principal fonte de rendimento de qualquer canal."
- Concordo com isto, mas discordo em parte. A RTP tem uma percentagem exuberante de receitas (ou ditas receitas, que são os impostos dos portugueses) e para além de não cumprir o seu papel de serviço público, dá prejuízo todos os anos.

Tirando estes dois aspectos, concordo com a rubrica... Ou é o intervalo ou o resto dá no dia seguinte... :s

Abraço :)

Tiago Henriques disse...

EStás enganado, Miguel! Eu sei que existe essa lei, mas não te esqueças de uma coisa. Se não há anuncios, como poderás ter um grande intrevalo?
Não querendo entrar em polémicas, eu sei do que falo. Estou a tirar publicidade ;)

Quanto ao que dizes da RTP, sim é vdd que tem uma boa percentagem de receitas proveniente do estado, mas com a publicidade, grande parte do seu rendimento vem de lá, também. ;)