11 de julho de 2010

O Protagonista

Saloia, é assim que lhe chamam. A voz pode não ser a mais agradável, tal como a própria admite, mas a sua simpatia, profissionalismo e, acima de tudo, a ligação que criou com os telespectadores, fazem dela uma das melhores da televisão portuguesa.Esta semana, foi noticiado que a SIC a tinha contactado para integrar a equipa de Carnaxide. No entanto, essa tentativa acabou por sair furada. Sejamos sinceros e realistas - actualmente a SIC não oferece certezas a ninguém. Um apresentador com um percurso exímio, que exerce a sua função num canal que garante um futuro estável, não aceitará convites para estações que estejam com dificuldades. Sim, se a oferta for totalmente irrecusável, acredito que esse profissional pense duas vezes, mas duvido que esse seja o caso de Cristina Ferreira.

A empatia que a estrela da TVI criou com Manuel Luís Goucha e com os telespectadores é única e, como tal, difícil de criar noutras circunstâncias. Apesar de a apresentadora conseguir vencer sozinha em
Você na TV!, a magia da sua carreira profissional foi feita ao pé do rei das manhãs televisivas. Daí considerar que um apresentador, nesta condições, dificilmente mudará de estação. Não quero com isto dizer, que a SIC não oferece quaisquer possibilidades de crescimento. Não, não é verdade. O terceiro canal é, no meu ver, o melhor para um profissional se estrear no entretenimento.

Na TVI, isto não acontece. Não existe lugar para muitos apresentadores, porque a estação de Queluz de Baixo criou uma tendência para apostar mais em novelas do que a criar outros conteúdos televisivos. Por exemplo, no canal de Pinto Balsemão, um novato na televisão poderá começar com reportagens para os mais diversos programas, e posteriormente ter a oportunidade de conduzir programas como Alta Definição, Episódio Especial, Fama Show, Achas Que Sabes Dançar, Ídolos, Companhia das Manhãs, Vida Nova, o extinto SIC ao Vivo e XXS, Salve-se Quem Puder, os extras sobre festivais de Verão, entre outros.
As "saídas profissionais" serão maiores.

O lote de estrelas na apresentação de Queluz de Baixo está cheio, e promete audiências. Logo, não faria qualquer sentido Cristina Ferreira mudar de canal. Ela está tão bem na TVI, a fazer rir os portugueses, a marcar a diferença em Você na TV!, e a contribuir para a consolidação da liderança deste talk-show.

Desde que foi mãe, a apresentadora ficou mais madura, nunca deixando de ter piada, fortaleceu a proximidade com os portugueses, nunca encenando situações. Foi ela própria, e é por isso que Cristina Ferreira continua a brilhar nas manhãs da TVI. Não me admira por isso, este convite da SIC. No entanto, este não deixa de me parecer ridículo.

4 comentários:

Tiago Henriques disse...

Não percebo porque dizes que o alegado convite da SIC à Cristina é ridiculo! ;)

DS disse...

Tem várias sentidos. Para começar, não concordo com a SIC quando vai buscar novos e novos profissionais. Para quê? Imaginando que a Cristina ia para a SIC. Qual seria a consequência disso? As manhãs do terceiro canal iam tornar-se líderes? Você na TV! caía para última?
Penso que o futuro da SIC não deve passar contratar novos profissionais, mas sim utilizar aqueles que durante anos deram a cara pela estação, estreando ou adaptando determinados formatos aos mesmos.
Por outro lado, digo que é ridículo porque duvido muito que a Cristina quisesse transferir-se para um estação que, actualmente, não dá grandes garantias para o futuro profissional das chamadas "grandes estrelas".
Mas esta é a minha opinião ;)

Tiago Henriques disse...

Sinceramente continuo sem perceber porque dizes que é ridiculo uma estação qerer contratar uma das melhores apresentadoras da actualidade

DS disse...

Já me justifiquei. Não estou a colocar o talento de Cristina Ferreira em causa. Falo da atitude da SIC. É muito giro ir-se buscar mais e mais caras. Mas depois, quando não se utiliza ao máximo as que realmente fazem parte da estação, elas voam. Foi, em parte, o que se passou com a Fátima. Ofereceram-lhe o que ela não tinha, e ela voou. Tal como se costuma dizer "Mais vale um pássaro na mão do que dois a voar!".