12 de julho de 2010

Frente a Frente

Boa noite. Seja bem-vindo ao Frente a Frente desta segunda-feira. Nesta edição, Maria João Ruela e Pedro Mourinho, dois dos jornalistas da SIC, estão em duelo. Qual a melhor opinião?

Já tive oportunidade de ver e ouvir Maria João Ruela. Nas Jornadas da Comunicação do Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas, a jornalista falou do actual estado da informação. A ela, juntaram-se Felícia Cabrita, do Sol, José Peixe, freelancer, e Luís Miguel Loureiro, da RTP. Foi bastante interessante ver o outro lado de Maria João Ruela, e assimilar algumas das considerações que fez. Uma delas esteve relacionado com o "jornalismo" fácil da actualidade ou, pelo menos, com a "preguiça" de elaborar um trabalho mais profissional. Segundo Maria João Ruela, uma das várias estagiárias com que já contactou durante a sua carreira, chegou ao pé dela com uma peça feita com vídeos e excertos do Youtube. O exigido, neste caso, seria recorrer ao arquivo. Afinal é lá que deve incidir o primeiro passo do jornalista. No entanto, isso não aconteceu.
O espanto de Maria João Ruela apenas demonstrou a sua procura e tentativa de realizar um bom jornalismo, uma informação credível. E é isso que falta à nova geração.

Este foi um dos aspectos que me fizeram gostar da conferência em que ela participou, "Informação e Audiência". Apenas veio redobrar a admiração que tinha e tenho pela jornalista. Apesar de ultimamente não ser muito utilizada pela estação de Carnaxide no que toca a comandar o Jornal da Noite (normalmente apresenta-o apenas aos fins-de-semana), é uma das grandes caras da informação do canal. Para mim, superior a Rodrigo Guedes de Carvalho.
Gosto da sua voz, da sua postura e atitude na difusão das notícias, da sua forma de intervir aquando da presença de algum convidado no noticiário da SIC. É diferente. É calma. Sabe estar (um dos meus requisitos para eu admirar uma personalidade).

Não tenho nada contra Manuela Moura Guedes, muito pelo contrário, mas percebe-se obviamente a diferença entre Maria João Ruela e a cara do extinto Jornal Nacional de 6ª. Para mim positiva, para outro negativa. O jornalismo não tem de ser de ataque, pode ser realizado sem "rasteiras", sem malícia e, acima de tudo, com inteligência. Não me lembro de ter visto Maria João Ruela a entrevistar alguém de extrema importância no Jornal da Noite, mas recordo-me do trabalho de Manuel Moura Guedes, que me fazia lembrar um verdadeiro "campo de combate". Por outras palavras, ao contrário de Manuela Moura Guedes, a jornalista da SIC tem a capacidade de respirar, deixar respirar e possivelmente satisfazer as perguntas dos telespectadores. Obviamente que lá em casa, dá mais "pica" ver um entrevistado a ser praticamente "espezinhado", e insultado com "bufo", mas não é esse o objectivo da informação. E é neste sentido que dou os parabéns a Maria João Ruela por ter sabido manter o "nível" desde que está na SIC. Não deveria o terceiro canal apostar mais nesta jornalista?


Desde que o vi pela primeira vez nos noticiários da SIC Notícias que gostei do seu estilo. Sereno, descontraído e com um bom tom de voz, Pedro Mourinho conseguiu prender a minha atenção. Boa imagem, concentrado, atento e com a exímia capacidade de captar a atenção de quem o vê e ouve, ele é a prova dada de que ainda há talentos na informação.


Apesar de gostar de ver blocos noticiosos, sou da opinião de que um bom pivô é meio caminho para o sucesso. Pedro Mourinho é, talvez, um dos maiores exemplos do que falo. Basta ter em conta que, quando apresenta o Primeiro Jornal aos fins-de-semana, este é, quase sempre, líder no horário.


Por tudo isto, apetece perguntar porque é que ainda não é uma aposta a “tempo inteiro” por parte da direcção de informação. Não tenho qualquer tipo de dúvidas de que é muito melhor do que Bento Rodrigues, por exemplo.

A oportunidade já devia ter surgido e acredito que, num futuro próximo, os responsáveis pelo canal tenham em conta o que aqui escrevo, que é reforçado pelos enormes elogios de toda a crítica.


No meu entender, ele é O Rosto da nova geração de pivôs. Não digo que Clara de Sousa, Rodrigo Guedes de Carvalho ou Maria João Ruela estejam ultrapassados. Não, nunca. Mas Pedro Mourinho é um talento com provas mais do que dadas.


Com a informação SIC a precisar de alguns ajustes, sou da opinião de que este jornalista tem muito a acrescentar ao principal canal do grupo Impresa. Porque não um Jornal da Noite novamente em duplas e apresentado, alternadamente, por Rodrigo Guedes de Carvalho e Clara de Sousa e Pedro Mourinho e Ana Lourenço? Talvez resultasse. Ou então Pedro Mourinho à frente do Primeiro Jornal durante a semana. Conseguiria, certamente, e apesar da fraca antecedência de Companhia das Manhãs, fazer muito melhor do que Bento Rodrigues.


Enquanto isto não acontece, contentemo-nos com os fins-de-semana, e com um dos noticiários que tem a proeza de ser um dos melhores no universo cabo, o Jornal da Meia Noite, tão bem conduzido, na maioria das vezes, por este excelente pivô.

Venha de lá esse aplauso para Pedro Mourinho!



Iniciado um novo Frente a Frente, damos por encerrado o anterior. Neste sentido, aqui fica o resultado da sondagem que opunha as opiniões Manuel Melo/Vanessa Silva:

Vanessa Silva, por Tiago Henriques - 76%
Manuel Melo, por Diogo Santos - 24%


Inicia-se então outra sondagem para averiguar qual das opiniões deste Frente a Frente foi a mais forte. Vote!

2 comentários:

Anônimo disse...

Peço imensa desculpa, mas o Bento Rodrigues é um excelente jornalista! Eu gosto imenso do seu à vontade, do seu humor e do seu timbre de voz! e além disso é muito bonito

Tiago Henriques disse...

É apenas a minha opinião. Sinceramente acho que Bento Rodrigues está quase ultrapassado e a sua voz a mim, pelo menos, "cansa-me". Mas é apenas a minha opinião ;)