Enquanto neste país se vive uma febre à volta do Campeonato do Mundo de Futebol é importante ver a forma como os trés canais noticiosos nacionais estão a cobrir este acontecimento desportivo à escala global.
A TVI 24 é, na minha opinião, a estação que está a levar este campeonato com um maior equilíbrio, apesar de esse equilíbrio significar a pior cobertura, neste caso.
Mas é na comparação entre a SIC Notícias e a RTP N onde é notória a enorme diferença entre as coberturas, já que no decorrer deste campeonato o canal de notícias da SIC tem estado a tomar uma atitude demasiadamente passiva, com algumas falhas na resposta aos acontecimentos, enfim, diferente do que lhe é tão habitual, enquanto que a N tem tido uma cobertura bastante mais exaustiva e, de certa forma, mais completa.
Falta de meios? Sim, obviamente que para percebermos esta discrepância é preciso ter em conta a questão fulcral que é a dos meios no terreno e aí é a RTP quem leva a melhor, com uma larguíssima vantagem face às concorrentes. Logo, isto justifica essa exactidão e óptima performance da estação pública.
A atitude "apática" da SIC Notícias também nos poderá levar a pensar que esta será a atitude mais racional e até mais correcta que um orgão de comunicação social deve tomar no decorrer deste campeonato. Talvez a SIC queira "alertar" (e com alguma razão) que há política, economia e todo um mundo em movimento paralelamente a este campeonato.
Enfim, todas estas questões vão ter respostas mais estruturadas ao longo das próximas semanas. Mas uma coisa é certa, quando me quero realmente informar sobre as últimas de África do Sul a minha escolha é definitivamente a RTPN!
Um comentário:
Quando te queres informar sobre o Mudnial basta ligares a tv. Todos os canais estão a dar importância a este acontecimento...
Subida de impostos?... Olha vai começar o jogo, agora cala-te!
Postar um comentário