6 de junho de 2010

Fecho


Boa noite. O Fecho de hoje incluí uma crónica da autoria de Nuno Azinheira, retirada do Diário de Notícias.
Às 21:00 entra em linha o Protagonista da semana. A partir das 22:00 não perca o resto da rubrica O Melhor & Pior da Semana.

O Mundial

A poucos dias do arranque do campeonato do mundo de futebol, ninguém diria em Portugal que a nossa selecção está quase a entrar numa tão importante competição. Como se sabe, o grau de expectativas não é grande, o que, bem vistas as coisas, tem um lado positivo: se as coisas não correrem bem, a desilusão não será grande; se as coisas correrem bem, será uma surpresa muito valorizada.

De qualquer forma, é difícil resistir à tentação das comparações: nas vésperas de outras competições (e no passado recente, com Luiz Felipe Scolari, foram muitas), o clima era outro. Podem recordar-me que o sucesso do piquenique de ontem no Parque Eduardo VII mostra que não é bem assim. Mas, não. Mesmo que o pretexto não fosse o apoio à selecção, bastava Tony Carreira para encher aquele espaço verde de Lisboa.

As televisões fizeram um acompanhamento correcto do estágio da Covilhã, com as histórias do dia-a-dia da selecção: sem excessos, sem euforias desmedidas, mantendo aquele velho hábito que se permite aos jornalistas que fazem desporto, uma proximidade com os agentes da notícia que nenhum outro tipo de jornalismo permite ou justifica.

Nota-se, aos poucos, uma crescente procura dos conteúdos directamente ligados ao Mundial. Ainda sexta-feira, por exemplo, o Diário do Mundial da SIC depois do almoço liderou as audiências. E o programa Os Incríveis dedicado a Cristiano Ronaldo, não por acaso, registou o seu melhor resultado.

Veremos como será daqui para a frente. Uma coisa sabe-se já: os jogos de Portugal (e do Brasil, já agora) serão sucesso, seguramente. Chegará para alimentar a chama e o sonho?

Nenhum comentário: