5 de maio de 2010

Fecho

Boa noite. O Fecho de hoje incluí mais uma crónica da autoria de Nuno Azinheira, retirada do Diário de Notícias.
Às 21:00, não perca o Cine-Opinião.

Salta pocinhas

Alguém sabe quando dá O Cubo esta semana? Será no domingo, como aconteceu na primeira semana? Será no sábado como aconteceu na segunda? Não será emitido, como aconteceu na terceira semana? Ou será no sábado, como aconteceu na última semana?

Não, é no domingo. A quarta sessão do concurso de Jorge Gabriel, uma das grandes apostas da RTP1, volta no próximo fim-de-semana ao seu horário original, curiosamente aquele em que conseguiu piores resultados.

Esta inconstância, normalmente motivada pelas transmissões futebolísticas, mata um programa com potencial para crescer. Já tive ocasião de escrever que me parece o sábado um dia bem mais adequado para O Cubo crescer. Sobretudo porque um concurso tecnológico como aquele chega mais facilmente ao público urbano e jovem (que a RTP não tem). Ora, acontece que ao domingo esse público teoricamente está mais na SIC, com Lua Vermelha e Achas Que Sabes Dançar?.

Pior, contudo, que apostar no dia errado é esta inconstância que mata. O espectador é um animal de hábitos, gosta de saber a que horas tem o seu programa preferido para ver. Bem sei que a transmissão da Liga Sagres obedece a lógicas comerciais, que naturalmente obrigam a alterações de agenda, mas quando se pensa num formato para as 21.00 de sábado ou domingo numa estação que transmite futebol, essa questão tem de ser equacionada. Porque é essa inconstância que o espectador não percebe e penaliza...

Um comentário:

tvnetfull disse...

Segundo o site da RTP o proximo da
Domingo, 09 de Maio depois do programa «LINHA DA FRENTE»
Depois da no Sábado, 15 de Maio as 21:00h mas ainda deve mudar de horas, eu sei sempre quando da pois vou varias vezes ver a programação. Pois é um programa que eu gosto por isso estou sempre em cima do acontecimento...!