Qualquer programa que passe na nossa televisão tem, habitualmente, momentos musicais. Na maioria das vezes são cantores populares ou bandas e muitos deles com carreiras feitas na música. Seja de manhã, à tarde e, muitas vezes também à noite, todos eles cantam em playback.
A minha questão é simples: “Porquê? Não têm capacidades para interpretar um tema em directo?” Podiam ser apenas os mais inexperientes, mas não. Desde Marco Paulo, a Ana Malhoa, ou até mesmo Ana Free, que já vi em As Tardes da Júlia nesta situação. Em programas ao vivo, fora de estúdio, em que por vezes há problemas de som, até se pode compreender, mas em directo, num estúdio? É quanto a mim, impensável.
Nestas situações, de quem é a culpa? Dos cantores, dos programas? Sinceramente, não sei. É que chegam mesmo a ser ridículas as figuras de vários intérpretes quando tentam cantar em playback. Havia necessidade desta situação? Penso que não. Sou da opinião de que a música portuguesa, que os cantores, que o público português merece muito, muito mais.
Isto é aquilo a que eu chamo de enganar o público, mas que já se prolonga há vários anos. Assim, não admira que muita música que se faz em Portugal seja menosprezada… É com muita pena que o digo, mas é, quanto a mim, a mais pura das verdades!
Nenhum comentário:
Postar um comentário