18 de janeiro de 2010

Fecho

O Fecho de hoje incluí uma crónica da autoria de Joel Neto, retirada do Diário de Notícias.
Às 21:00, fique com o Frente a Frente desta semana.

Prestígio e trabalho

A apresentação de Miguel Sousa Tavares como reforço da SIC é uma boa notícia para a estação, para os telespectadores e para a televisão em geral. Tanto na RTP como na própria SIC, onde trabalhou antes de dedicar-se à escrita (e depois ao comentário), Sousa Tavares foi sempre competente, assertivo sem se deixar cegar, comprometido sem se esquecer de que o interesse público está primeiro do que a conquista de audiências. Tanto quanto se pode perceber pelo que foi avançado, ainda não existe um modelo para a sua colaboração. Mas sabe-se que ela será intensa (o que é bom), que poderá passar pelo comentário (o que é melhor ainda) e que poderá mesmo incluir o jornalismo (o que seria excelente).

Mas há uma diferença entre o Miguel Sousa Tavares activo, chamando a si tanto a coordenação como a execução de formatos, e o Miguel Sousa Tavares "de prestígio", vivendo do empréstimo do seu nome a projectos mais ou menos conseguidos, mas sem pôr a mão na massa. Disso tem Sousa Tavares vivido, em parte, nos últimos tempos. O que é legítimo, diga-se. Quem possui o valor de mercado dele tem inscritas na pré-história palavras como trabalho, rigor e transversalidade. Mas não deixará de ser um desperdício, estando Miguel declaradamente disponível para a acção, vê-lo reduzido ao papel de padrinho, mesmo que de uma estação inteira.

Uma entrevista semanal - eis o que seria especialmente enriquecedor para os telespectadores. Sim, a SIC tem Ana Lourenço. Sim, a SIC tem Mário Crespo. Mas a SIC não tem Judite de Sousa - e Sousa Tavares, sendo também essas coisas, podia, definitivamente, ser esse rosto "de Estado" que falta em Carnaxide.

2 comentários:

Anônimo disse...

ola é so para te dar uma novidade o nuno graciano vai ter um progama mas vai ter ao seu lado nao a sofia cerveira mas sim merche romero esteria em avril o nuno o confirmou

DS disse...

Obrigado pela informação anónimo-

Volte sempre!