29 de dezembro de 2009

Para lá das 24

Boa noite. Seja bem-vindo ao primeiro Para lá das 24 da semana.

"O Formigueiro", foi o programa que estreou na semana passada na SIC. Estreou, mas já acabou. Foram apenas duas emissões especiais, para a estação de Carnaxide ver se agarrava o público.
Conclusão: Marco Horácio foi a Espanha, e lá fez o favor de gravar dois programas com Manuel Moura dos Santos e Diana Chaves.
Isto porquê? Porque a SIC não tem dinheiro. E sem este pequeno pormenor, não se vai a lado nenhum. Nuno Santos bem quer, mas o orçamento não deixa.

No entanto o problema continua. O horário das 21:30 às 23:00 não tem conteúdo nem audiência. Ora, sendo o principal horário para passar publicidade, e se a SIC não tem público, isso vai prejudicar a existência de anúncios. Afinal quais são os anunciantes que querem gastar dinheiro para serem vistos por meia dúzia de pessoas?
Pelo que soubemos nos últimos dias, "Perfeito Coração" vai passar a ser diário. Mas será que chega? 2010 vai continuar a ser um ano de dúvidas para a SIC. As certezas acabam por não ser muitas.
O público é que já não tem dúvidas: a crise já chegou às televisões.

2 comentários:

Miguel disse...

Sim, visto que PF já estava gravado, a SIC tornou a novela diária pois sabe que faz o razoável. Por outro lada, foi muito burra ao continuar com a morte das 22h-23h a repetir Cenas do casament, que até os Malucos do Riso fariam melhor...

O Formigueiro tinha pernas... mas lá está... O Orçamento não permite...

E lembro-me de Nuno Santos referir que TGV em Espanha custava metade do preço. Com Formigueiro passava-se o mesmo, só que agora nem há dinheiro para pagar essa metade...

TVI Blog disse...

Miguel isto está mau para todas as televisões, menos para RTP.

Agora quase que é o instinto da sobrevivencia para a SIC e TVI, espera-se um ano de 2010 negro, uma SIC de incertezas em saber o que há-de por para liderar, vai tentanto com umas retições ali, uns enlatados aculá, umas estreia aqui etc. vai fazendo o que pode.

E uma TVI a tentar fazer de tudo para liderar, sendo as novelas a sua tábua de salvação, e vai fazendo porcaria nos programas que vai produzindo (Portugal de olhos em bico). A ver vamos como isto vai correr.