15 de agosto de 2009

Fecho

Boa noite. Por hoje fechamos com uma crónica de Nuno Azinheira retirada do Diário de Notícias:

A pior TVI dos últimos 5 anos

Estamos a meio do mês de Agosto, e portanto com muito mês ainda pela frente, mas é impossível não perceber o que está a mudar no panorama televisivo. Ou melhor, impossível não é, mas é pouco sensato e encolher os ombros, achando que nada de significativo se passa.

Agosto é um mês atípico, com a Volta a Portugal da RTP a roubar público sobretudo à TVI - As Tardes da Júlia tem feito os piores resultados da temporada, em alguns dias com dez pontos de share abaixo da média anual. A Volta chega amanhã ao fim e é previsível que tudo volte mais ou menos ao normal, mas não é esse o único problema actual da estação da Prisa. A TVI prepara-se para obter o pior resultado mensal dos últimos longos anos (está com 26,2% de share com meio mês decorrido). É preciso recuar a Julho de 2004, há cinco anos portanto, para encontrar semelhante resultado. Mesmo que recupere no que lhe resta do mês (o que com o regresso da Liga Sagres à RTP1 se afigura complicado...), dificilmente chegará aos 27 pontos, valores próximos dos registados em 2005. Ou seja, a realidade é esta e não se pode apenas falar numa merca circunstância da Volta. Algo está a mudar. A começar pela força da sua ficção, que, apesar de continuar a liderar, já não ter a vantagem de outros tempos. Setembro poderá ser um mês interessante, para perceber se a SIC consegue ou não capitalizar essa descida da TVI. No ano passado, em Setembro, Nuno Santos também prometeu muito. E depois foi o que se viu...


De referir que hoje..ou melhor amanhã não haverá o Para lá das 24. Como sabe esta rubrica não tem data de publicação e por isso é postada sempre que haja tema. Quando isso ocorre avisarei no Fecho do dia. Entretanto pode sempre rever as 2 que já foram publicadas.

Nenhum comentário: