11 de maio de 2011

Falar Televisão



Faz falta

Foi na passada segunda-feira que aquele que é, na minha opinião, um dos homens que mais sabe de televisão no nosso país se confessou à amiga Júlia Pinheiro no programa matinal desta, Querida Júlia, na SIC.

Uma entrevista intimista e que contou ainda com declarações de familiares e amigos, como Ana Bola ou José Rodrigues dos Santos. Ao ver os minutos finais desta conversa, fiquei com saudades de voltar a ver retratado no ecrã a minuciosidade de Moniz, a sua forma característica de fazer televisão.


De facto, quase dois anos de ausência dos bastidores da televisão é muito tempo para alguém que tanto sabe sobre este meio. E é uma pena que alguém como José Eduardo Moniz não se apresente com as funções que anteriormente exerceu (e tão bem que o fez).

Mas percebe-se que, na actualidade, o “senhor televisão” queira algum descanso e explorar outras coisas na sua carreira. Afinal de contas, segundo o próprio admitiu em tempos, os últimos meses de TVI foram bastante desgastantes e é necessário algum “descanso” para voltar em grande.

Agora pergunto eu, terá José Eduardo Moniz capacidades para voltar a dirigir um canal de televisão? Será que é útil para algum dos canais da nossa praça? É claro que sim. E, embora muita gente acredite que possa ser o substituto de Luís Marques caso este deixe a SIC, tenho a ideia de que, caso a RTP seja mesmo privatizada, Moniz vai fazer tudo para a comprar e para a tornar numa televisão completamente diferente.


Há dúvidas de que o consiga fazer? Eu não tenho, mas uma certeza invade a minha cabeça: Moniz faz mesmo falta à televisão, e a televisão também deve fazer falta a Moniz!

Nenhum comentário: