13 de março de 2011

O Protagonista

Boa noite! Na semana passada Nuno Santos era o grande destacado desta rubrica. Depois dos rumores de que estaria a caminho da RTP1, durante os últimos dias essa informação confirmou-se, acabando o marido de Andreia Vale por abandonar o canal de Pinto Balsemão. Apesar desta perda, será lá que Júlia Pinheiro irá passar a dar os bons dias aos telespectadores. "Querida Júlia" estreia já amanhã, e a apresentadora é a "Protagonista" desta semana!

Há cerca de três meses e meio, o adeus a Júlia Pinheiro não era unânime. Uns criticavam a apresentadora por abandonar a TVI numa fase difícil, outros consideravam que um novo desafio numa outra estação seria o melhor para ela. Nesse sentido, e após tantos rumores, a mulher de Rui Pego acabou por optar por outra casa. No seu direito, decidiu recomeçar aos 48 anos do zero. Depois do adeus de Gabriela Sobral e de José Eduardo Moniz, dois dos pilares mais fortes da sua vida profissional, Júlia Pinheiro afirmou não gostar de facilitismos e por essa razão aceitou trocar de camisola.

Será nas manhãs de Carnaxide que dará os bons dias aos telespectadores a partir da próxima segunda-feira, competindo com dois dos seus melhores amigos: Cristina Ferreira e Manuel Luís Goucha. Sabendo que a derrota é algo que não a satisfaz, tal como confessou ao "Alta Definição" deste sábado, não deverá ser fácil para a apresentadora ficar em segundo ou terceiro lugar no horário das 10:00 às 13:00. Independentemente dos resultados finais, não há dúvidas de que este novo "Querida Júlia" irá sair-se melhor que "Companhia das Manhãs". Depois de um vazio nas manhãs de Carnaxide, com um talk-show com resultados muito pouco competitivos, Júlia Pinheiro tornou-se a solução para acabar com um projecto que teve a duração de cerca de ano e meio.
Com mais de quatro apresentadores, "Companhia das Manhãs" nunca chegou a fazer frente a "Praça da Alegria" e a "Você na TV!". Verdade seja dita, também por isso os talks-shows da RTP1 e TVI conseguiram fomentar os seus resultados, e atrair mais telespectadores. Mediante tal realidade, Júlia Pinheiro tentará a partir de amanhã chamar a atenção do seu público fiel, e fixá-lo nas manhãs da SIC. Tarefa complicada? Sim, mas ninguém dúvida da versatilidade da nova estrela do terceiro canal, nem dos seus dotes em cativar as pessoas.



Afinal, este é apenas o primeiro passo de Júlia Pinheiro. O próximo será dado brevemente, com a apresentação do grande formato "Peso Pesado". Depois da "Quinta das Celebridades", "1ª Companhia" ou "Casa dos Segredos", chega agora a vez da apresentadora conduzir um programa de muitas, muitas emoções.
Apesar de não se considerar a melhor apresentadora de Portugal, tem noção de que o seu trabalho é eficaz. Nesse sentido, é precisamente por esse aspecto que a partir de amanhã Júlia Pinheiro fará companhia aos telespectadores nacionais, de forma a que todo o Portugal esteja representado em "Querida Júlia". Com uma componente muito virada para casos policiais que diariamente assolam a praça pública, este novo talk-show misturará a realidade com boa disposição. Apesar da polémica com a rubrica dos famosos, protagonizada por Flávio Furtado, espera-se que Júlia Pinheiro saiba contornar a situação, levando até aos telespectadores algo diferente e bem trabalhado. Afinal, é desta forma que a apresentadora tem surpreendido os portugueses.


Numa altura em que os telespectadores assistem a uma nova fase do terceiro canal, Júlia Pinheiro assume-se como uma chave fundamental deste processo. Num horário que define várias vezes o resultado diário de uma estação, a apresentadora terá uma difícil tarefa que, de certa forma, está patente nas suas últimas declarações. Todos esperam uma Júlia Pinheiro líder das manhãs, a própria deseja o primeiro lugar, porém a situação da estação de Carnaxide continuará negativa com o degrau de "Boa Tarde".
Mesmo com uma mudança no cenário, não tenho grandes certezas sobre o facto do talk-show apresentado por Conceição Lino consiguir impor-se nas tardes do terceiro canal, passando a constar no top dos dez programas mais vistos do dia do mesmo. Ser uma alavanca para que os programas que seguem "Querida Júlia" aumentem os resultados é deveras uma tarefa complicada, porém é necessário ter confiança na magia da comunicação de Júlia Pinheiro.


Da minha parte apenas quero desejar-lhe um óptimo trabalho, e que consiga acrescentar qualidade à televisão portuguesa num horário tão importante!


8 comentários:

TVI Blog disse...

O facto do programa ser novidade na televisão portuguesa, juntamente com o seu grande regresso à SIC (algo que supostamente todos querem ver), pode jogar a favor de Júlia nestes primeiros tempos.

Acredito que «Querida Júlia» vá conseguir bons resultados nesta primeira semana, liderando pelo menos na estreia com grande vantagem da concorrência.

Mas, o efeito surpresa e o rótulo «ESTREIA» colado ao programa durante a primeira semana, não dura para sempre, e quero com isto dizer que após a 1º semana já não é o factor «novo», nem «estreia» que vão contam, mas sim o conteúdo do formato, o que os portugueses podem esperar deste novo programa. Há algo de novo ?, acrescenta alguma coisa aos talk shows naquele horário ? ou vamos ver coisas que nunca vimos ?

Tudo isso vai pesar, e ditar o sucesso de «Querida Júlia» nas manhãs. Pelos vistos o programa vai-se basear mais em casos policiais e histórias de vida. Sem dúvida um conteúdo que bem explorado e bem feito, daria um óptimo «refresh» aos talk shows em Portugal, mas agora pergunto-me 'só isto?'. Não me parece ...

O que os Portugueses querem ver em «Querida Júlia» terá de ser algo diferente e que os cative. E se uma apresentadora é forte e inovadora, o que serão as duas duplas na RTP1 e TVI ?

Fortes e inovadoras portanto. Irá ser um confronto deveras interessante nas manhãs em Portugal. Que ganhe o melhor!

TVI Blog disse...

Pessoalmente amanhã de manhã irei acompanhar o «Você na TV» como é hábito, mas não vou deixar depois de dar uma olhadela na internet ao programa da Júlia, a ver se a minha teoria acima apresentada se confirma. Até porque para formar uma opinião, tenho de ter fundamentos.

Não critico sem ver, como o fazem aqui muitas vezes.

DS disse...

O "depender" de algo é a palavra-chave deste momento. Mas acima de tudo, tudo depende desta grande Júlia Pinheiro.

Cumprimentos,
DS

Maria A. disse...

TVI Blog, não o vi comentar o dia de ontem, com mais uma derrota para a TVI em dia de futebol, pelo que as vitórias da SIC já excedem os dias ganhos da TVI, que são apenas 3!

E deste modo a SIC, a crescer, já está a menos de 1 ponto da TVI, que consegue estar no seu valor mais baixo: 25,3%, contra os 24,4% da SIC.

LM disse...

Maria A., ganhe vida própria.

Maria A. disse...

LM, tranquilize o seu coração! Olhe os AVCs.
Eu tenho vida própris! Se tenho!

Maria A. disse...

Corrijo a palavra «própria».

LM disse...

Maria A., eu não estou a criticá-la. Cada um faz as suas opções e se há uns que tocam um instrumento (por exemplo) horas a fio, porque não aceitar que outros gostem de se dedicar à ánalise de audiências? O problema é que, honestamente, já me irritam estas discussões acesas entre TVI Blog e Maria A. (assim sendo, tenho um pedido de desculpas a fazer, uma vez que só me dirigi a si). Eu sei, tenho bom remédio - deixar de ler a caixa de comentários. É o que farei.

Cumprimentos.