17 de dezembro de 2010

Fecho


Boa Noite. Hoje, em fecho, trazemos-lhe mais uma crónica da autoria de Joel Neto e retirada do Diário de Notícias.

Para cima e para baixo


1. Boa notícia, o regresso de Portugueses pelo Mundo à RTP1. A pós-produção, incluindo montagem, infografias e banda sonora, não é brilhante. E, no entanto, não são tantos assim, os contributos da TV nacional para o culto de um certo tipo de viagem educado e vivido, capaz de pelo menos servir de contraponto à nova tendência burguesa para o viajar globetrotter e pueril, destinado sobretudo a dizer um dia que se "fez" este e aquele país, este e aquele estado, esta e aquela cidade. Obrigatório, pois.

2. Era interessante que, no momento em que espalha a notícia segundo a qual dará lucro em 2010, a RTP se preocupasse em explicar como se enquadra, nessas contas, o aumento das indemnizações compensatórias recebidas do Estado. Para um leigo em contabilidade é verdadeiramente um mistério que possa haver triunfalismo numa empresa que dá dez milhões de euros de lucro, recebendo mais de 140 milhões de indemnizações, e, de resto, vendo aumentar, em ano de crise, a sua dotação em quase três milhões.

3. Importa-me pouco o suposto problema ético da atribuição a Ann Ward da vitória no concurso America's Next Top Model. Importa-me principalmente o problema estético. Uma mulher de 1,88 m e 45 kg não pode ser bonita. Se for bonita, não pode ser sexy. E, se for sexy, não pode ser real. Independentemente do "exemplo" dado "à juventude", é disso que vive hoje a televisão mainstream: de mulheres irreais. O cinema já ultrapassou essa limitação há bastante tempo.

4 Visitantes, remake da minissérie criada por Kenneth Johnson em 1983, já está em exibição na Fox. Sinceramente: alguém ainda terá paciência para extraterrestres?

2 comentários:

Anônimo disse...

Sinceramente ja viste a serie original?
"V" foi uma grande serie nos anos 80, e só de saber que a DIANA vai entrar na 2ªtemporada deste remake...
Ve-se bem que és jovem, por isso não critiques aquilo que não conheces...

Pedro Esteves disse...

Deixe-me situa-lo, caro leitor, de que esta crónica é retirada na integra do jornal Diário de Notícias e pertencente a Joel Neto, um dos principais críticos de televisão do panorama nacional.

Algo completamente independente do nosso blogue e dos nossos colaboradores.