7 de novembro de 2010

O Protagonista


Boa noite! Seja bem-vindo a mais edição de O Protagonista. Neste domingo, o entretenimento é o nosso convidado central!

Se há cerca de três semanas, o formato norte-americano The Biggest Loser oferecia uma nova luz à estação de Carnaxide, nos últimos dias, Britain's Got Talent continuou a contribuir para essa estabilidade.


Mais que uma boa fonte de informação ou uma companhia para os telespectadores que se encontram em casa de manhã e à tarde, a SIC é uma estação de entretenimento. E, se na concorrência os concursos e a ficção imperam, porque não continuar a marcar a diferença neste segmento de programas? Mais que uma novela, ou um conjunto de perguntas de cultura geral, um talent-show ou reality-show consegue promover a imagem de uma televisão inovadora, pronta a lançar novos conteúdos.
Se a versão portuguesa de O Peso Certo promete alertar a população lusa para a obesidade e necessidade de desenvolver um estilo de vida saudável, Factor X e Britain's Got Talent vêm provar que em Portugal há ainda muito, mas muito talento a revelar. Desengane-se se considera que o nosso país se resume a cantores ou dançarinos! Desta vez, e tal como a estação pública procurou encontrar há alguns anos, o terceiro canal quer conhecer pessoas com outros dotes artísticos!


Como telespectador assíduo de televisão e, ainda mais importante, como apreciador de um bom programa, fico satisfeito por ver a estação de Carnaxide dar mais um passo no entretenimento. Muitos, de certeza, consideram-no um "tiro no escuro", ou um investimento que nada de novo trará ao que já foi realizado em Portugal. No entanto, para mim, as três referidas apostas do terceiro canal irão, sem dúvida, prometer aos portugueses algo que em televisão é essencial: um bom espectáculo.

Com a crise a bombardear a informação nacional e com o Orçamento de Estado a ocupar as primeiras páginas dos jornais, é um prazer visualizar programas que acompanhem a vida dos telespectadores, que os façam viver, emocionar e, acima de tudo, sonhar. Afinal, "o sonho comanda a vida" certo?

De destacar igualmente outro aspecto que, na minha opinião, é bastante importante. Um bom programa de entretenimento acaba sempre por apostar em novas caras, novas duplas, novos desafios para profissionais de televisão. Nesse aspecto, não há dúvida que a estação de Carnaxide tende em surpreender os telespectadores. Quem irá apresentar a versão portuguesa de Britain's Got Talent? João Manzarra? Bastante improvável uma vez que, para a própria SIC, convém não desgastar a imagem de um dos seus apresentadores mais valiosos. Será uma mulher? Bárbara Guimarães? Espero que não. Ana Rita Clara? Uma excelente alternativa!


Um bom espectáculo de televisão exige especulação e, tendo em conta este aspecto, nem todos conseguem alcançar tal proeza. Apenas os que são aposta dos profissionais mais audazes.
Já gostei mais de Nuno Santos, sou sincero. Porém, e no que toca ao entretenimento, não tenho dúvidas de que ele é um simples e pequeno génio.

Nenhum comentário: