7 de novembro de 2010

Fecho

Boa noite. O Fecho de hoje incluí uma crónica da autoria de Nuno Azinheira, retirada do Diário de Notícias.

Pólvora seca?

Quando menos se fazia prever, e onde menos se fazia prever, eis que a TVI está com dois problemas. Em ambos os casos, duas bombas anunciadas que não detonaram. E que permitiram à SIC crescer nos dois horários. À tarde, Fátima Lopes, que trocou de camisola com estrondo no início do Verão, perdeu cerca de 150 mil espectadores entre Setembro, quando se estreou, e agora. Nas primeiras emissões, andou nos 40 pontos de share; depois, na viragem entre Setembro e Outubro, caiu para os 30. Nesta última semana tem andado pelos 22%. Uma queda vertiginosa, para a qual contribuiu a mudança de horário da novela Caras e Bocas na SIC e a estreia de Escrito nas Estrelas.

À noite, independentemente do que a direcção de programas da TVI possa dizer, a novela Sedução está com inesperadas dificuldades. O seu autor é, quanto a mim, o que melhor escreve para televisão em Portugal e a história tem Fernanda Serrano como protagonista. Ora, nem um nem outro argumento estão a convencer os espectadores. Os oito episódios já exibidos têm uma média de 33,8% de share. Tem chegado para liderar o horário em que vai para o ar, mas é uma média muito abaixo do que fazem habitualmente as novelas da TVI. Espírito Indomável regista uma média de 37%, e Mar de Paixão navega nos 36,8. Enquanto estas já tiveram picos de 45 pontos, Sedução o melhor que conseguiu foi 38% ao terceiro episódio.

Os indesmentíveis fracos resultados (para a bitola da TVI) já fizeram com que a novela mudasse de horário (para as 22.50) mais cedo do que estava previsto. Na SIC, Nuno Santos leu bem a coisa: e alterou o horário de Laços de Sangue, assumindo o confronto directo com a mais débil novela da concorrência. Os resultados estão a ser encorajadores para Carnaxide.


Nenhum comentário: