14 de outubro de 2010

Falar Televisão


Esconder o luto


Faz hoje uma semana que João Baião perdeu o seu progenitor. Vítima de uma doença, o pai do apresentador acabou por se despedir do filho um dia antes do aniversário deste.

Uns dizem que são coincidências, outros dizem que são azares da vida. Não tenho uma grande opinião sobre isto, apenas sei que esta adversidade veio provar o quão profissional é João Baião.


Depois de um fim-de-semana doloroso e triste, segunda-feira lá estava ele no Portugal no Coração, ao lado de Tânia Ribas de Oliveira. Não tive oportunidade de acompanhar todo o programa, nem nos dias que se lhe seguiram, mas do pouco que vi, nomeadamente um momento de humor ao lado do colega Carlos Cunha, pudemos testemunhar um João Baião de sorriso nos lábios e a fazer um divertidíssimo espaço de humor.

Esta é a vida de um actor que, mesmo contra as situações mais adversas tem sempre que as enfrentar de cabeça erguida. Foi isso que João Baião fez. Embora estivesse com uma grande dor por dentro, não se fez rogado e deu o seu melhor. Alguém que não soubesse do sucedido não percebeu que por detrás daquele boneco estava um homem triste e de luto.

É isto que se pede aos apresentadores, actores. Não que vistam um boneco, mas que não se deixem abater pelas situações mais adversas e provem que a profissão que têm lhes dá a possibilidade de, por pequenos momentos, esquecerem um pouco as desgraças da vida. Tiro-lhe o meu chapéu!

Nenhum comentário: