13 de maio de 2010

Para lá das 24

Boa noite. Bem-vindo a mais uma opinião Para Lá das 24.

A visita do Papa Bento XVI, está a marcar por estes dias a televisão portuguesa. Com programas e emissões especiais e operações de grande escala "nunca antes realizadas em Portugal" a programação dos três principais canais generalistas têm sido marcadas por todo este acontecimento.

E aqui, a RTP, volta a ganhar com o seu estatuto de canal público merecendo alguma prioridade na transmissão deste tipo de eventos. Quanto à SIC e à TVI não se compreende o porque de fazerem coberturas tão idênticas entre si, e em comparação com a estação pública.
E esta semelhança é mais relevante principalmente a nível visual. A realização e cobertura das imagens emitida em cada estação é exactamente a mesma, acabando por apenas mudar o logotipo de cada canal.
Quanto ao conteúdo, as diferenças já são mais algumas. Enquanto que as privadas gostam de coincidir as transmissões dos eventos com uma enfatização dos seus próprios meios (constantes chamadas de repórteres diferentes a cada minuto; uma grande manóplia de comentadores e analístas; uso de meios arrojados) a RTP, por sua vez, leva a emissão num estilo muito mais sóbrio, como é hábito, mas que não deixa de ser dinâmico, útil e bem gerido.

E, talvez por ironia, a verdade é que foi mesmo a estação pública quem levou a melhor na preferência do público, ganhando a passada Terça-Feira em termos audiométricos. Mais uma razão para as privadas pensarem se não deveriam ter tido um papel mais passivo e alternativo dentro do carácter de cada uma no dever de informar e cultivar o público.

Nenhum comentário: