16 de maio de 2010

O Protagonista


Quem foi o Protagonista da semana que passou? Penso que vai existir aqui uma concordância geral entre os leitores do Televisão-Opinião - Papa Bento XVI.

A visita do pontífice a Portugal parou o país.
A
Carris, empresa de transportes na capital saudava o Papa dentro e fora dos autocarros. Existiam bandeiras em cima dos transportes públicos.
Algumas linhas do metro foram fechadas, estradas cortadas.
Quinta-feira, 13 de Maio, os funcionários públicos não trabalharam, e as escolas fecharam. Independentemente do que cada um acha destes factos, há uma verdade absoluta - a vinda do Papa a Portugal é importante.

Os motivos? Cada um tira os seus.

Se me perguntarem se acho necessária a projecção que a visita de Bento XVI teve nos meios de comunicação e, mais concretamente na televisão, tenho a dizer que não.
A RTP1 tem o dever de o fazer. A SIC e TVI não.
No entanto, considero totalmente relevante que as privadas o tenham feito, uma vez que é um assunto que marcou a actualidade dos últimos dias.
Como tal, e se fosse director de programas de uma estação de programas, teria todo o gosto em arranjar profissionais para cobrir o evento.
O que é que o André Cerqueira ou o Nuno Santos preferiam? Que a sua estação fosse lançada às "feras" por não ter destacado a vinda do Papa a Portugal, ou que, mesmo com baixas audiências, tenham informado os portugueses sobre tal acontecimento? Eu aposto na segunda hipótese.

A TVI é, pelas suas raízes, uma estação católica, e, como tal, não faria sentido não ter acompanhado os passos de Bento XVI como a RTP1.

A SIC é conhecida pela sua informação. É lógico que não quis ficar atrás da estação pública na cobertura deste evento.

Daí achar que, mesmo extremo, este acompanhamento do Papa a Portugal fez todo o sentido.

Nenhum comentário: