28 de maio de 2010

Fecho

Boa noite. O Fecho de hoje incluí uma crónica da autoria de Nuno Azinheira, retirada do Diário de Notícias. Às 21:00, saiba tudo sobre "Os Escolhidos".

As manhãs da SIC

A persistência é uma das qualidades que mais aprecio. É fácil desistir quando todos afinam pelo mesmo diapasão. É difícil resistir, insistir. Na vida, são as vitórias mais saborosas, aquelas que dependem da força de vontade, da luta, da necessidade de fazermos sempre melhor todos os dias.

A SIC começa a respirar com a sua Companhia das Manhãs. Depois de meses a levar pancada da TVI e da RTP, com nítidas dificuldades em agradar ao público disponível nas manhãs televisivas, a equipa de Rita Ferro Rodrigues e Francisco Menezes (e de todos os outros que não dão a cara mas que são imprescindíveis...) tem agora razões para sorrir um pouco mais.

As últimas duas semanas do magazine da estação foram as melhores. Com conteúdos renovados, estreados, por ironia do destino, na semana em que os enjoos obrigaram Rita a ficar em casa, o Companhia das Manhãs conseguiu ultrapassar a barreira dos 20 pontos de quota de mercado (limiar mínimo para ser competitivo). Não conseguiu uma vez, nem duas, nem três intervaladas: não, desde o dia 17 que o tem conseguidos todos os dias. Ou seja, não é episódico, é um sinal de que o público valorizou as mudanças no programa e que está a vê-lo como alternativa aos formatos líderes. Ainda na terça-feira o programa conseguiu o seu melhor share (24,8%), ficando a pouco mais de quatro pontos do Você na TV! ,da TVI, embora ainda longe dos 31,9% da Praça da Alegria (RTP).

A televisão é uma corrida de longo curso e, sobretudo, no horário da manhã, quando o público é mais conservador. Se a SIC continuar a crescer no day time, vai recuperar o segundo lugar que deverá perder este mês.

Um comentário:

Miguel disse...

Pois mas o que está em causa não é isso, mas sim que a SIC já poderia ter feito uns 26% logo em Setembro com Merche e Graciano e assim o Companhia nunca veceu a concorrencia por uma única vez!

Mas pronto... Agora a Rita está grávida como fazemos? Fica só o Francisco?

'A persistência é uma das qualidades que mais aprecio.', pois a SIC também... Insistiu tanto que bateu com 13% de share num horário de acesso ao prime-time... Mas pronto para Nuno Azinheira é uma qualidade...

Por mim: MANHÃS NOVAS!