11 de abril de 2010

O Protagonista


Boa noite. Seja bem-vindo ao Protagonista desta semana.


Ao completar 50 anos de carreira, Nicolau Breyner é, sem dúvida, a personalidade destacada deste domingo. Há duas semanas esteve à frente de Miguel Sousa Tavares em Sinais de Fogo, e demonstrou que o seu profissionalismo e talento ainda estão para durar.

Actor, produtor, realizador, e pelas últimas notícias, o próximo apresentador de televisão da TVI. Ao que tudo indica, Nicolau Breyner será o anfitrião de um novo talk-show que a estação de Queluz de Baixo está a preparar. O horário do mesmo ainda não foi definido, mas especula-se que seja emitido à noite.


Sobre a sua carreira há muito a dizer. Nicolau Breyner já teve a proeza de passar pelos três principais canais generalistas. Começou na RTP1, em 1975 com Senhor Feliz e Senhor Contente, tendo em 2002, aceite fazer parte do programa Fúria de Viver, na SIC. O actor fez ainda parte, no terceiro canal, do elenco de O Jogo, Aqui Não Há Quem Viva, Vingança, Floribella e Resistirei.

Foi em 2008, que o seu namoro com a TVI se iniciou. Na estação de Queluz participou num episódio de Casos da Vida, na série Equador e nas novelas Flor do Mar, Morangos com Açúcar e Meu Amor, ainda em exibição.


Mas não se pense que a vida deste senhor se fez de só de televisão. Muito pelo contrário. Nicolau Breyner cresceu também no teatro e no cinema. Sobre o último o actor participou no Crime do Padre Amaro, A Bela e o Paparazzo, Call Girl, A Arte de Roubar, Corrupção, entre muitos, muitos outro. A lista estende-se a mais de 30 filmes.
De referir que, em 2009, produziu Contrato. Apesar deste só ter estado presente em alguns cinemas portugueses, conseguiu atingir a meta dos 60 mil espectadores.


Um profissional com um currículo deste tamanho só merece um aplauso e uma grande homenagem por parte de algum programa de televisão. Neste caso, faria sentido isso acontecer em Você na TV! ou As Tardes da Júlia.
Nicolau Breyner merece!

Nenhum comentário: