5 de abril de 2010

Fecho (Momentos da Minha Vida!)


Muito boa noite. Inicia-se hoje no Televisão-Opinião uma rubrica especial.
Momentos da Minha Vida terá como objectivo entrevistar leitores do Televisão-Opinião, que ambicionam seguir o mundo da comunicação.
A primeira convidada foi a Cláudia Marques. Depois de ter ido ao Vida Nova, e de ter marcado presença num congresso sobre a rádio na minha faculdade, pensei em fazer-lhe umas perguntas sobre o seu sonho, a sua vida, o seu futuro.
A continuação desta rubrica, apenas depende de si, leitor. Se também partilha o sonho da Cláudia, então envie-nos um e-mail para
geral@televisao-opiniao.co.cc .
Teremos todo o gosto em fazer-lhe umas perguntas! Conta-mos consigo!



- Boa noite Cláudia! O teu sonho de seguir o mundo da comunicação surgiu quando?

O bichinho da comunicação esteve desde muito cedo comigo, apesar de só ter começado a ter esta percepção há relativamente pouco tempo.
Lembro-me que, desde muito pequena, ainda no ensino básico, gostar de ver os programas de entretenimento na televisão e admirar os apresentadores do Telejornal.
Tinha colegas da escola que me perguntavam como é que eu tinha paciência, naquela idade, para ficar a ver esse tipo de programas e ficavam admirados.
Depois, mais tarde, por volta dos meus 13/14 anos, foi uma altura em que estreou a Operação Triunfo na RTP, e isso foi decisivo na construção e consolidação, digamos assim, da paixão que hoje tenho pela televisão.
Lembro-me que delirava com aqueles estúdios, com o jogo de luzes, com o à vontade da apresentadora. Hoje, com 20 anos, depois de ter vindo para Portugal estudar comunicação, e após já ter tido algumas oportunidades de estar em vários estúdios diferentes, vejo que é de facto o que quero para mim, para a minha vida profissional, apesar de ter noção das dificuldades que existem.

- Tens algum familiar que partilhe este teu gosto?

Não! Na família sou a única a partilhar este gosto particular pela televisão apesar de ter, por exemplo, uma prima formada em Comunicação Social.

- Qual a personalidade do mundo televisivo que mais gostas e porquê?

Nessa imensidão que é o mundo da televisão, há muitos profissionais que admiro por razões e maneiras diferentes. Mas, ainda assim, destaco por exemplo a Catarina Furtado, que marcou a minha adolescência. É uma personalidade do mundo televisivo que acompanho já há alguns anos.
Ganhei a enorme admiração que tenho ainda hoje por ela quando ela apresentava a Operação Triunfo. A partir daí continuei sempre a acompanhar o seu trabalho nas diversas áreas. Para além de ser uma referência no tange à apresentação, é uma grande profissional e tem um lado humano bastante forte que a diferencia de outros comunicadores.
A par da Catarina, gosto também do trabalho da Fátima Lopes, da Clara de Sousa, Judite de Sousa (na área da informação), entre muitos e muitos outros nomes que já deram provas do seu trabalho ao longo dos anos, e que mostraram ser grandes profissionais.

- Qual o teu canal favorito?

Não tenho nenhum canal em especial que possa apontar como sendo meu preferido. Gosto de vários dependo do programa que estiver no ar na altura. Cada um cativa-me por motivos diferentes.

- Como surgiu a oportunidade de ir ao Vida Nova?



A oportunidade de ir ao Vida Nova surgiu a partir de um email que enviei à produção, a comentar a participação de uma convidada num programa anterior que tinha uma história bastante parecida com a minha.
A produção do programa, muito simpática, gostou do meu trajecto que fiz até chegar cá, achou interessante o facto de eu ter vindo de Cabo Verde para Portugal estudar comunicação, e a paixão que tenho pela televisão. Quiseram, por isso, proporcionar-me esse “dia de sonho” nos bastidores e consequentemente uma ida ao programa. Foi a melhor experiência que já tive desde que cá estou. Foi bastante interessante… e diria até mágico, sem descrição. Estou muito grata pela oportunidade que me foi dada.


- Como te sentis-te em frente às câmaras?

Foi uma sensação muito boa. A experiência valeu a pena, de entre outras motivos, para realmente testar-me a mim mesma. Fiquei admirada e contente, confesso, porque curiosamente não me senti nada intimidada pelas câmaras. É claro que dá aquele sentido de responsabilidade principalmente por ser em directo, por ser um programa de grande impacto, visto por milhares de telespectadores… mas é maravilhoso estar naquele ambiente, naqueles estúdios… foi óptimo!

- O que achas-te de Fátima Lopes?

Gostei imenso de ter sido entrevistada por ela, estar ali sentada ao lado dela, de a ter conhecido pessoalmente. Foi uma honra! É uma referência quanto à apresentação de programas. Já são muitos anos a cumprir magnificamente esse papel.
Muito simpática, sempre muito profissional. Não tive oportunidade, por questões de tempo, de ter estado mais tempo com ela fora do directo, mas valeu super a pena.

- Pelo que sei, a equipa do "Vida Nova" convidou-te a voltar ao programa. Tencionas fazê-lo?

Não. A equipa não me convidou propriamente para voltar ao programa nas mesmas condições em que lá fui, até porque não fazia sentido para já.
Mas sim, deixou-me à vontade para, sempre que quiser, ir lá visitá-los e assistir nos estúdios ao Vida Nova.
Sim, quero muito lá voltar… gostei muito da equipa e como já disse, estar lá naquele ambiente proporciona uma sensação inexplicável… já tenho saudades.
Assim que tiver possibilidade lá voltarei. Espero que seja em breve.

- Uma mensagem para os leitores do Televisão-Opinião.

Continuem a visitar com regularidade este blog. Há por detrás uma equipa fantástica, que faz um magnífico trabalho, com muito empenho, que dedica parte do seu tempo para nos manter a par de tudo o que se passa neste meio. É ideal para quem gosta de televisão e não só.

Beijinhos e obrigada pela oportunidade.

Da leitora assídua, e agora colaboradora,

Cláudia Marques.

Nota da administração: Obrigado pela tua disponibidade Cláudia, foi um prazer!

3 comentários:

Tiago Henriques disse...

Bem Cláudia a tua entrevista ao Diogo foi simplesmente fantásitca! Quase tanto como a que concedes te a Fátima Lopes. Lembro-me perfeitamente de te ver no ecrã e o meu primeiro pensamento foi: "ai que inveja, eu também queria ir" lol. Não te assustes, foi uma inveja digamos que saudável! Sê bem-vinda à equipa ;)

DS disse...

Eu sou testemunha disso mesmo! O Tiago mandou-se uma sms a dizer tal frase :)

Cláudia Marques disse...

Obrigada Tiago :$ ^^
Obrigada também ao Diogo pela entrevista, pelo convite para fazer parte da vossa equipa e pela nota final no post :D . O prazer foi todo meu !!!

Bjinhos!