25 de março de 2010

Para lá das 24

Boa noite! Seja bem-vindo a mais um Para lá das 24

Durante os últimos meses de 2009, a RTP brindou os telespectadores com um produto de ficção inovador. De terra em terra, uma família que viera de França procurava Um Lugar Para Viver. Um elenco de luxo com nomes como Carla Andrino, Ana Bustorff, Rui Mendes ou João Lagarto, entre outros, passou por localidades emblemáticas de Portugal, como Vila Nova de Famalicão, ou Vila Nova de Cerveira.

No passado alguém deu por conta desta série? Supostamente, deveria ter dado, até porque ia para o ar às quintas-feiras, após
Grande Entrevista. No entanto, Um Lugar Para Viver chegou a ser notícia, mas não pelas melhores razões: os seus resultados eram muito baixos. Um formato televisivo que faz menos de 15% de share em horário nobre é, efectivamente, algo de muito preocupante.

No entanto, e como, por vezes, há surpresas, esta série consegue actualmente alcançar resultados "dignos". No passado sábado, por exemplo, às 19 horas ultrapassou os 33% de quota de mercado, arrasando a concorrência.
Mais de o dobro daquilo que fazia em horário nobre.

Não pretendo com esta opinião criticar a RTP por ter arriscado e colocado a série em horário nobre, mas sim elogiá-la por ter dado uma "segunda oportunidade" aos portugueses de a poderem ver, agora num horário mais "fácil", o das 19 horas, aos domingos.

Perante esta situação, apetece-me perguntar:
E se Conta-me Como Foi fosse para o ar num horário semelhante?

Nenhum comentário: