22 de fevereiro de 2010

Frente a Frente

Boa noite. O Frente a Frente de hoje ocorre entre Catarina Morazzo e Leonor Poeiras. Ambas lutam pelo seu crescimento na estação onde trabalham. E só por isso, merecem ser destacadas!

Oriunda de uma família onde a cultura oriental impera, Catarina Morazzo é, talvez, uma das melhores repórteres da televisão portuguesa. A sua primeira aparição deu-se no diário de “Circo das Celebridades”. Seguiu-se a mesma função noutros reality-shows do canal de Queluz de Baixo. Estreou-se na representação através de “Morangos Com Açúcar”, onde interpretou “Isabel”. Sou sincero e confesso que não gostei muito desta personagem. Achei que não tinha muita graça e que não estava muito bem interpretada. Catarina Morazzo talvez tenha percebido o mesmo que eu e não voltámos a vê-la a representar.

Ao invés disso, tivemos possibilidade de a ver brilhar como um dos membros da equipa inicial de “As Tardes da Júlia”. É precisamente através deste programa que me recordo dela, nomeadamente quando foi convidada de Júlia Pinheiro e a convocaram para falar sobre o seu guarda-roupa e a influência da cultura hindu na sua vida. Fiquei com este episódio na cabeça. Tal não foi a minha surpresa quando tomei conhecimento da sua transferência para a SIC. A minha reacção foi de espanto e de imediato me questionei do “porquê” desta mudança. O que poderia acrescentar Catarina Morazzo à estação de Carnaxide? À época pensei “Muito pouco, ou quase nada”. Hoje, a minha opinião é bem diferente.

Sou seu fã e é para mim uma alegria vê-la como repórter quer do “Episódio Especial”, quer dos especiais de Carnaxide. Jovem, boa comunicadora, boa voz, simpática, Catarina Morazzo sabe como conseguir tocar no telespectador. Ainda é nova, e é claro que tem muito para aprender, mas para a idade que tem, não me parece que vá nada mal. Gosto mesmo muito de vê-la e considero-a uma das melhores aquisições de Carnaxide, nos últimos tempos. Acredito que com o tempo se evidencie cada vez mais e que surja a sua grande oportunidade. Talento não lhe falta e força de vontade também não. Elegante e com a ajuda da beleza oriental, Catarina Morazzo tem tudo para ser uma nova Bárbara Guimarães, por exemplo. Basta que continuem a apostar nela e que o seu empenho e força de vencer se mantenham em alta. Cá estarei para aplaudi-la!


Leonor Poeiras é, para mim, uma das mais simpáticas apresentadoras que a televisão portuguesa tem. O seu sorriso é bastante verdadeiro, e transmite sinceridade aos espectadores.
Lembro-me dela em Fear Factor, com José Carlos Araújo, e principalmente em Diário da Manhã, noticiário que co-apresentou com Rui Baptista. Fez reportagens para o Deluxe, directos para a 1ª Companhia e Pedro, O Milionário, e substituiu Júlia Pinheiro nas Tardes da Júlia, durante o período de férias desta.

Hoje, dá a cara pelo talvez único formato da TVI, que não é nem novela, nem noticiário, nem talk-show. E só por isso, se deve dar os parabéns a esta apresentadora.
No entanto, quando se fala no Quem Quer Ganha, poucos são os que dirão que seja um bom concurso de tarde. Eu próprio não o digo. E sei que Leonor Poeiras também não. Mas não é por isso que a apresentadora deixa de entreter os espectadores cá de casa.

Tal como já referi num Para lá das 24, durante o apelo à chamada para o 760 200 300, a cara da TVI não dá apenas pistas para a palavra da pirâmide. Muito pelo contrário. Apesar de por vezes pensarmos "já sei qual é a palavra, passa para o próximo jogo", a verdade é que Leonor Poeiras não tem culpa. E por saber isso, procura sempre pesquisar curiosidades, notícias, ideias, sugestões, que envolvam o termo da pirâmide. Com os restantes apresentadores de Quem Quer Ganha, nunca notei isso, nem mesmo com Iva Domingues.
Na minha opinião, acho a pesquisa de Leonor Poeiras muito inteligente. Apesar de não estar à frente de um grande concurso, procura, por pouco que seja, cultivar de alguma maneira os portugueses.

Penso que a TVI deveria dar mais oportunidades a Leonor Poeiras. Aliás, não percebo porque não a chama mais vezes para substituir Júlia Pinheiro, quando esta não pode apresentar As Tardes da Júlia. Nos últimos tempos, a escolhida tem sido Cristina Ferreira. Sim, eu sei que a apresentadora da manhã tem mais simpatia com os espectadores, o que se traduz em mais audiência, mas a TVI tem de apostar noutros profissionais. Leonor Poeiras é um deles. Caso contrário, a resposta à pergunta "quais são os apresentadores com maior destaque na estação de Queluz de Baixo", fica bastante reduzida. Só me lembro de Júlia Pinheiro e Cristina Ferreira. Aliás, até de Iva Domingues prescindiram!
Espero que os próximos projectos da TVI, envolvam Leonor Poeiras. Precisa-se de sangue novo nos programas da estação. Apesar de Júlia Pinheiro ser a melhor, há que correr riscos. E é neste aspecto que a SIC está à frente!


Iniciado um novo Frente a Frente, dou por encerrado o anterior. Neste sentido, aqui fica o resultado da enquete que opunha as opiniões Clara de Sousa/Judite Sousa:

Clara de Sousa, por Tiago Henriques - 80%
Judite Sousa, por Diogo Santos - 20%

Inicia-se então outra sondagem para averiguar qual das opiniões deste Frente a Frente foi a mais forte. Vote!

3 comentários:

TVI Blog disse...

Parabéns pelas Opiniões, estão simplesmente fantásticas.

Embora a Catarina e a Leonor apresentem percursos diferentes, penso que as opiniões estão bastante equilibradas. Parabéns ao Tiago e ao Diogo :)

DS disse...

Obrigado Rodolfo!

Tiago disse...

Diogo concordo contigo a 100%! A SIC está a anos luz á frnete da TVI no aspecto de criar e apostar em novos profissionais. Como já aqui disse, Leonor pra mim ficava á frnete de XFACTOR ou de outroa grande formato de horario nobre!