23 de janeiro de 2010

Fecho


O Fecho de hoje incluí uma crónica da autoria de Nuno Azinheira, retirada do Diário de Notícias.

Fique também com a imagem mas nítida dos prémios que o Televisão-Opinião vai oferecer no dia 23. Ainda não sabe do que estou a falar? Então clique aqui.

As noites de Fragoso

A RTP1 tem, a prazo, um problema para resolver no seu horário nobre. Com a faixa 19.00-22.00 bem guarnecida, as dificuldades começam depois. O concurso Jogo Duplo já não tem a mesma pedalada que ao início (a média de 2010 está nos 18% de quota de mercado) e os programas que se lhe seguem chegam, por vezes, a cair para os 12 pontos.

O que pode então fazer José Fragoso para enfrentar o peso das novelas da TVI e da SIC? Aparentemente, pouco. Goste-se ou não, a cabeça dos portugueses está formatada para ver novelas. Neste sentido, as críticas que, de quando em vez, se ouvem ao programa de José Carlos Malato não fazem qualquer sentido. O desgaste de Jogo Duplo é grande? É, é um facto, porque o concurso está no ar há mais de um ano. Mais de um ano em que levou com tudo o que é artilharia pesada: para lá da ficção da TVI, teve como concorrência directa o grande fenómeno de Verão, Salve-se Quem Puder, e o Gato Fedorento Esmiúça os Sufrágios em Setembro e Outubro. Quando a coisa parecia acalmar, eis que a SIC aposta numa boa história portuguesa, Perfeito Coração.

A questão, muito francamente, não é "Malato já só tem 18%", mas sim "Malato, mesmo assim, tem 18%". Que outro apresentador da RTP conseguiria diariamente segurar, apesar de tudo, no horário mais competitivo da televisão portuguesa, 650 mil espectadores? A meu ver, só um: Fernando Mendes. Mas apostar nele diariamente depois das 22.00 seria deixar o caminho livre às 19.00.

Entre sacrificar a informação ou "sacrificar" Malato, Fragoso "escolherá" sempre a segunda opção.

Já sabe o que é?


Nenhum comentário: