10 de dezembro de 2009

Para lá das 24

Boa Noite, seja bem-vindo ao Para lá das 24


Recentemente tive, na faculdade, aulas com jornalistas profissionais. Numa dessas aulas, a jornalista da RTP1 Daniela Santiago explicou-nos o seu trabalho. Entre muitas coisas, disse-nos que um jornalista tem que ser "apaixonado" por aquilo que faz.
Alertou-nos para o facto de passar por muitas contrariedades, muitas vezes ver o seu trabalho menosprezado e ser "mal pago". Por incrível que pareça, um jornalista chega a auferir menos de 1200€ mensais. A par de tudo isto, falou-nos da sua experiência. Relatou-nos como foi estar em pleno Sri Lanka poucas horas depois de ter ocorrido o tsunaimi, em que não ingeria líquidos pois não tinha local onde os "eliminar". Era um ambiente de "caos".

Este foi apenas uma das muitas "vivências" que connosco partilhou, mas serviu para me questionar se eu estaria preparado para passar por situações como estas. A verdade é que tudo isto despertou em mim uma enorme vontade de experimentar, de ser um repórter "a sério". Um jornalista de "Grande Reportagem". É certo que a minha grande paixão continua a ser o entretenimento, mas não descarto esta hipótese.





De certo que muitos de vós nunca imaginaram que isto se desenrolava assim, mas é realmente verdade. É por isso que eu quero ser jornalista, quero tentar fazer algo no sentido de trabalhos como "Infância Traficada", que passou na TVI. É isso que é verdadeiramente o trabalho de um jornalista, onde se aprende, vive e experimenta.