3 de dezembro de 2009

Para lá das 24

Boa noite! Seja bem-vindo ao Para lá das 24 desta noite

Já passaram mais de nove meses desde que o TVI 24 chegou à televisão portuguesa. No início, muitos acreditavam que o primeiro canal por cabo com o símbolo TVI "encostaria" a RTPN "a um canto" e faria "frente" à SIC Notícias. A verdade é que o TVI 24 nunca conseguiu ultrapassar a RTPN, nem tão pouco aproximar-se da SIC Notícias.

Será este canal um flop? Sou sincero e penso que não. O facto de não ultrapassar a concorrência directa não faz dele um insucesso. Temos que ter em consideração que o meio onde se insere é bastante competitivo e que este canal ainda tem pouco tempo de "vida". Há também o facto de ser distribuído apenas pela ZON. Neste caso, penso que é bastante perceptível que a intenção não é só com as audiências, mas também em termos de negócio. Passo a explicar: o facto de ser distribuído em exclusiva por uma plataforma deverá garantir algum "dinheiro extra" aos administradores da Media Capital, ou seja, aquilo que não recebe em receitas de publicidade, recebe em termos de "exclusividade".
E qual será a razão para que o canal não tenha mais audiência? Penso que lhe falta algum factor que o distinga dos seus concorrentes directos E se fizermos uma boa análise, são muito poucos os programas inovadores e que tornem este canal distinto dos outros canais de informação. A meu ver, o grande problema do TVI 24 é precisamente esse: falta de inovação. Até porque jornalistas, pivôs e outros funcionários do canal merecem muito mais do que uma média mensal de aproximadamente 1,15% de share.

Nenhum comentário: