11 de novembro de 2009

Para lá das 24


Está na moda! É assim que começo o Para lá das 24 de hoje. A saga dos vampiros está por todo o lado. Nos Estados Unidos da América, "The Vampire Diaries", série recentemente comprada pela RTP1, é a que mais sucesso tem no canal em que é emitido (The CW). Ora isto corresponde a cerca de 4 milhões de espectadores, contra os 2 milhões que acompanhem as restante séries dessa estação de televisão.

Em Portugal, e de certo em todo o mundo, basta entrar numa livraria e contar a quantidade de livros que têm como pano de fundo os vampiros. Ora quando algo está na moda, nunca é deixado de lado, o que faz com que um produto se reproduza em milhares do mesmo género.

Há cerca de duas semanas fomos presenteados com as apostas da SIC e TVI em novelas/séries relacionadas com estes seres. "Lua Vermelha" e "Destino Imortal" vão competir para chegar a mais público, e talvez por isso sejam já conhecidas as guerras entre a Plural e a SP Televisão sobre quem copiou quem.


A verdade é que ninguém quer ficar atrás, e como tal a estação pública não quis ser excluída e estreou este sábado "The Vampire Diaries", tal como referi.

Os dias de hoje são assim: baseiam-se na moda. Ela é explorada ao máximo, até que depois "enjoa", deixa de "servir" aos espectador. Por algum motivo, esta saga dos vampiros não é nova. Todos nós já assistimos, ou por o menos temos noção que já contactamos com esta realidade num outro momento da vida.
E assim vai sendo. Daqui a vinte anos, os nossos filhos ou netos vão olhar para a televisão e visionar um produto televisivo aparentemente novo, ao qual nós vamos pensar o seguinte: "Onde é que eu já vi isto?".

Nenhum comentário: