5 de outubro de 2009

Frente a Frente


Boa noite. São 21:00 horas e damos início a mais um Frente a Frente. O de hoje é entre os mega sucessos "Morangos com Açúcar" e "Preço Certo". Decida qual das opiniões tem mais força! Vote na enquete em linha.



Há já alguns anos que este concurso se mantém na grelha da RTP1 no acesso ao prime-time. Lembro-me perfeitamente que existiam alturas que "O Preço Certo" era o rei das tardes e dos dias! Fez várias vezes parte do top5 dos programas mais vistos do dia, e por vezes com shares acima dos 40%.
Actualmente a concorrência é mais forte, mas não é por isso que Fernando Mendes deixa de cativar o público. Mesmo que fique em segundo lugar nas tardes, o Telejornal é normalmente o noticiário mais visto (é raro que fique em terceiro).

Muitos acusam "O Preço Certo" de ser sempre a mesma coisa, de não inovar, de ter sempre os mesmos jogos. No entanto, se fizermos uma comparação entre este programa e "Salve-se quem Puder", percebe-se o porquê de o primeiro ainda continuar a ser aposta da RTP1.
O concurso de Fernando Mendes joga mais com a componente de sorte, com o facto de no final o espectador estar desejoso de saber qual o valor da montra final e com os próprios jogos, que apesar de serem sempre os mesmos, vão rodando.
Não sou espectador assíduo deste concurso, mas sempre que o vejo com a minha avó, as partes que mais gosto são as que enunciei.
Por outro lado, se repararmos bem, todos os jogos de estúdio acabam por fazer com que o público participe neles: "Não, o concorrente está errado. Esse produto é mais caro que aquele". Em "Salve-se quem Puder" não pudemos "estimular" o cérebro. Apenas podemos rir e dizer: "Já tá! Vai cair".


"O Preço Certo" é uma aposta ganha da RTP1, e a componente de serviço público demonstra-se através da companhia que faz a milhares de pessoas diariamente. E acreditem que não são só idosos que vêm o concurso. O público de Fernando Mendes vai "dos 8 aos 80".
A RTP está de parabéns, e Fernando Mendes também!




Quem é que nunca viu “Morangos com Açúcar”? Desde 2003 que a série juvenil faz parte da programação da TVI. Apesar das quatro primeiras temporadas serem semelhantes no que toca a temáticas, a série é um sucesso desde os primeiros episódios.

No meu ponto de vista, a melhor temporada foi sem dúvida a terceira, que acompanhei com maior regularidade, mas também estou a gostar bastante desta sétima, que é completamente diferente de todas as outras. Prova da grande escola que é este formato, é o facto de actualmente serem raros os actores ou actrizes que passam por lá e não continuam no mundo da representação.


Aliados a estes “novatos” há sempre um grupo de actores mais conhecido a integrar qualquer uma das temporadas. Penso sinceramente que é esse um dos pontos cruciais do formato: aliar os “conhecimentos” de actores consagrados aos dos “aspirantes”. Para além disso, é uma companhia para o público que se revê em algumas das histórias. Destaco ainda os cenários, muito bem conseguidos, os diálogos, que se adaptam ao público-alvo, e a evolução que a série tem sofrido ao longo do tempo.

E como o público que vê televisão nesse horário são maioritariamente os jovens, a série alcança sempre bons resultados, quer em termos de share, como em rating.

Será que “Morangos com Açúcar” terá ainda muitos anos de vida? Na minha opinião, desde que haja um cuidado redobrado, e a tal evolução de que falei, a série tem todos os ingredientes para durar mais alguns anos. Não podem é torna-la chata e desinteressante, uma vez que os jovens são bastante críticos e têm atenção aos pormenores. Contudo, não são apenas os adolescentes que vêem a série, dado que muitas vezes “arrastam” consigo o resto da família, “roubando” assim público ao concorrente directo “Preço Certo”. No meu caso particular, raramente acompanho, uma vez que a essa hora, nunca estou em casa, mas das vezes que posso, a minha escolha recai claramente em “Morangos com Açúcar”, e a sua?

Afinal este “é o fruto proibido que você vai querer provar…”


Tendo começado um novo Frente a Frente, isso significa que terminamos mais uma enquete. Neste sentido a opinião que teve mais força no duelo entre telenovelas brasileiras e portuguesas foi:

Telenovelas portuguesas, por Tiago Henriques - 65%
Telenovelas brasileiras, por Diogo Santos - 35%

Damos início a mais uma enquete, agora sobre as opiniões "Preço Certo"/"Morangos com Açúcar". Participe através do seu voto!

Um comentário:

Tiago Henriques disse...

atenção aos leitores, votem na OPINIÃO, e não apenas pelo programa que cada um defende ;)