25 de outubro de 2009

Fecho


Boa noite. O Fecho de hoje incluí uma crónica de Joel Neto, retirada do Diário de Notícias. Às 21:00 não perca O Protagonista.
"Este filme não está 'fora'?"

Não é difícil explicar porque é que, em condições semelhantes de recepção, a IPTV é melhor do que a TV por cabo. A possibilidade de gerir a emissão em contínuo e a prerrogativa de gravar, isoladamente ou em série, o que não se viu (ou um dia se quer rever) são duas novidades demasiado grandes para se ignorar. Mas há ainda, na IPTV, um serviço adicional a que nem sempre temos dado a atenção que ele merece: o aluguer de filmes.

Podemos lamentar o fim próximo dos videoclubes: o fim daquela troca de solidões à sexta-feira à noite, o fim daquele debate com a empregada que gostamos de fazer sentir que percebe de cinema (apesar da predilecção por filmes do Bruce Willis) e mesmo o fim daquela preciosa possibilidade de manusear as caixas de filmes antigos, percorrendo com a ponta dos dedos uma parte da nossa biografia. De resto, porém, só há vantagens.

Nem todos os menus estão carregados - e, de resto, o catálogo ainda não é extenso, havendo sempre filmes que têm de sair para dar lugar a outros. Mas é um conforto enorme alugá-los a partir de casa (e a preços semelhantes). É um conforto poder assistir ao trailer de muitos deles antes do aluguer. É um conforto navegar entre episódios sem ter de regressar ao menu, bastando as teclas de avanço e retrocesso do comando. E é um conforto que o filme que pretendemos nunca esteja "fora" (como estão sempre nos videoclubes, ao fim-de-semana, os primeiros 15 filmes que escolhemos).

Nenhum comentário: