13 de outubro de 2009

Fecho

Boa noite. Está na hora do Fecho de hoje, que incluí uma crónica da autoria de Joel Neto, retirada do Diário de Notícias.


Não perca amanhã mais uma Revista de Imprensa, com as novidades dos jornais.

À Procura de Assunto

Por esta altura, contam-se as últimas histórias: uma câmara que mudou de mãos, um presidente que a população castigou, um candidato que matou o marido de outra, uma autarca quase tão velha como a própria República. Se Manuela Ferreira Leite cair, ainda teremos um pequeno balão de oxigénio: a inevitável candidatura de Passos Coelho, os pedidos de uma vaga de fundo em torno de Paulo Rangel, o olhar ao mesmo tempo distante e próximo de Rui Rio, Santana Lopes andando por aí. Depois, no entanto, acabou-se. As presidenciais vêm longe, os referendos europeus não mobilizam ninguém. É preciso encontrar outro tema.

A política vende? Vende. A informação vende, o futebol vende - e a política, hoje em dia, tem tanto de um como de outro. O ano de 2009, aliás, foi um fartote: três eleições em cenário de recessão global - a certa altura parecia que o próprio futuro da humanidade se jogava entre Rangel e Vital Moreira, entre Sócrates e Ferreira Leite, entre Costa e Santana Lopes. A TV, claro, explorou-o até ao limite: às vezes mal, outras bem - e outras ainda muito bem, com meios cada vez mais espectaculares. E, porém, acabou-se. Acabou-se, as apostas de programação da rentrée foram fraquíssimas - e, ainda por cima, não tarda começa a chover.

Ocupamo-nos com o quê, então? Pois vinha mesmo a calhar um escândalo judicial, que de resto é nesta altura (como nos ensinaram os juízes italianos) que se devem anunciar. Senhores procuradores, não haverá por aí nada pronto a sair?

Nenhum comentário: