6 de junho de 2011

Falar Televisão


Por pouco...

Os resultados das legislativas foram, de facto, interessantes. Não me refiro à vitória do PSD, ou ao facto de José Sócrates ter sido uma consequência dos 28%. Se, no dia de ontem, perspectivava uma grande vitória da RTP1 e uma pesada derrota para a SIC, nesta segunda-feira confesso que não foi isso que se passou. A aposta da estação pública nestas legislativas foi a mais vista, contudo não se destacou da concorrência em grande escala. Por outras palavras, a "Noite Eleitoral" do primeiro canal chegou aos 10,4% de audiência média e 28,2% de share. Logo atrás, esteve a TVI que, tal como imaginava, conseguiu o segundo lugar nestas eleições, com 9,1% de rating e 25,6% de share. Por fim, e obviamente no último posto, esteve a SIC, cuja "Grande Decisão" alcançou 8,5% de audiência média e 22,9% de share. Apesar deste resultado, a estação de Carnaxide não esteve nada mal, tendo em conta que foi a última a começar a emissão especial. "Peso Pesado" foi assim um dos responsáveis do valor alcançado, na medida que proporcionou um lead-in de 7,7% de audiência média e 28,6% de share.

Aliás, é importante referir que o facto de a TVI ter começado às 19:00 com "A Hora da Decisão", não a beneficiou, tendo em conta que perdeu para a concorrência. Mesmo a RTP1, registou uma derrota nesse horário, tendo em conta a expulsão do concurso do terceiro canal.

Ainda sobre resultados, de referir os do Cabo, cujo conjunto de canais conseguiu ultrapassar as generalistas. A SIC Notícias foi o temático mais visto do dia com 6,7% de share, seguida do TVI 24 com 1,9% e, por fim, da RTPN, com 1,5%. Aliás, se virmos bem as coisas, e somando estes valores com os das generalistas, coloca-se uma questão: afinal, quem venceu as eleições: RTP1 ou SIC?

Um comentário:

Luís Fernandes disse...

Como assim quem venceu?