26 de maio de 2011

Falar Televisão



Isto é Informação RTP!


A menos de duas semanas da grande decisão, as três estações apostam tudo, ou quase tudo, na campanha eleitoral para as eleições antecipadas de 5 de Junho. Vários são os jornalistas destacados para acompanhar os diferentes partidos, muitos são os quilómetros percorridos e ainda mais importante do que tudo isto é a abordagem que cada canal faz deste “acontecimento” numa altura tão importante para o país.


E se as duas estações privadas (SIC e TVI) tentam dar o máximo, com a primeira a fazer aquilo que nos vem habituado ao longo dos últimos tempos e a segunda a “estrear” uma nova direcção de informação, acaba por ser, na minha opinião, a televisão pública quem ganha neste “campeonato”. E nem o facto de ter sofrido grandes perdas, como Judite Sousa e José Alberto Carvalho, deixa cair por terra o facto de ser a informação preferida dos portugueses.

Nuno Santos prova, com as estratégias que tem utilizado, que sabe muito bem aquilo que faz. Ter o “luxo” de enviar dois dos principais pivôs do canal, Carlos Daniel e João Adelino Faria, para o acompanhamento do início da campanha de PS e PSD, ter António Esteves a seguir o CDS-PP é uma aposta de génio e, que me recorde, nunca foi feita tal opção para os lados da televisão do estado. Afinal de contas, se são activos valiosos, porque não utilizá-los e fazer-lhes mostrar no terreno aquilo que mostram em estúdio?


Uma excelente aposta, mas, ao mesmo tempo, um grande risco. Apesar de tudo, o “campeonato” continua em jogo e a jornada final só terá o veredicto no próximo dia 5 de Junho. Quem vencerá? SIC? RTP? TVI? Algo que me diz que as realidades das últimas eleições não sofrerão muitas alterações! Mas, a ver vamos!

8 comentários:

Anônimo disse...

A TVI enviou Judite de Sousa em entrevistas intimistas com os candidatos a primeiro ministro, a única oportunidade em TV de ver os políticos sem ser em autêntica campanha de mentiras e promessas..

Isso é o quê? Informação de Descrédito?

Dúlio Silva disse...

Não concordo nada com o post. A TVI está a dar bastante luta à RTP, destacando-se com sandagens e com repostagens como referiu o anónimo das 20:55.

A TVI sem dúvida alguma ganha nestas eleições, sendo esta claro a minha opinião!

Tiago Henriques disse...

Anónimo, ninguém disse o contrário, mas, se for a ver, Fátima Campos Ferreira está a fazer o mesmo para a RTP! ;)

Anônimo disse...

A SIC devia apostar em Manuela Moura Guedes e Mário Crespo para as eleições.

Anônimo disse...

Concordo com os anónimos a informação da tvi esta a crescer cada vez mais.
Mas a informação da Rtp também e muito boa, e Fátima Campos Ferreira e uma excelente profissional!

Anônimo disse...

Ate parece que foi so a judite que faz entrevistas intimistas aos politos... nas ultimas eleiçoes a sic fez exactamente e igual aos politicos :) so nao sei o nome da jornalista x)

Anônimo disse...

Anónimo das 23:43 Manuela Moura Guedes? essa mulher só vai estragar o bom jornalismo que se faz na SIC.

Universo SIC disse...

Para apresentar as eleições, escolheria Clara de Sousa, Rodrigo Guedes de Carvalho e Bento Rodrigues.

www.universosic.blogspot.com