13 de junho de 2010

O Protagonista


O Protagonista de hoje não é uma pessoa, mas sim um conjunto de jogadores que representam um povo sedento de vitória: a selecção portuguesa. Partiu para a África do Sul esta semana, e tem o seu primeiro jogo no dia 15 de Junho, com a Costa do Marfim.


Se este campeonato vai ser o de Portugal? Não sei, mas tenho fé de ver uma equipa unida a representar a minha nação. O nosso país está em crise, o nosso país tem uma elevada taxa de desemprego, o nosso país é sistematicamente afectado por greves, o nosso país está mal. Sim, é verdade! Mas se há algo que consegue elevar o astral dos portugueses, esse algo é o futebol! E é por todos eles, por todos nós, que peço que a selecção portuguesa chegue o mais longe possível no Mundial. Afinal, a união faz a força e já tenho saudades de ver as bandeiras à janela das casas dos lusitanos, e de ouvir as buzinas dos carros aquando das vitórias dos nossos jogadores.
Sabe bem! Dá gosto de ver! A vitória é algo que nos dá esperança para o futuro, e se ele não parece reservar-nos algo de bom, então que o futebol alegre parte dos nossos dias.
Se pensa que eu sou fã de futebol desengane-se. Não tenho por hábito visualizar partidas deste desporto na televisão, ou mesmo ao vivo. Gosto sim de praticá-lo, ou de jogar na consola. Mas há algo que nunca me passa ao lado: a representação do nosso país! E quando isto acontece, eu estou sempre presente! E você?

3 comentários:

TVI Blog disse...

Eu como não sou adepto da Selecção, esta fase do Mundial passa-me completamente ao lado, nunca festejei desde que me lembre as vitórias de Portugal e sinceramente se perder ou passar é-me indiferente.
Já devem estar a pensar "Pois como não é na TVI...", é que não tem mesmo nada haver, simplesmente não sou adepto da Selecção e isso não implica que não tenha amor ao País, pois os portugueses deviam adorar Portugal pelas Belíssimas Paisagens que tem, pelas saborosas e diversificadas Gastronomias e culturas e tradições, e principalmente preservar e manter estas últimas, coisa que não é feita.

Gosto de Portugal tal como ele é naturalmente, não pela Selecção, aliás deviamos tentar Honrar Portugal de outras formas, como por exemplo o nosso Património do que 11 Jogadores que ganham rios de dinheiro, não fazem nada de jeito e invadem os nossos ecrãs com anúncios de Shampoos ou sapatilhas, enfim ...
É assim que devemos mostrar Portugal ao Mundo ?, acho que não.

TVI Blog disse...

Aliás com o dinheiro que eles Ganham, dava para requalificar muitas zonas histórias das nossas cidades e espaços públicos abandonados, que estragam a imagem das cidades.

Não estou a dizer que não devem apoiar Portugal, só quero tentar referir que depois do Mundial e desta vontade dos portugueses mostrar Portugal ao Mundo, quem é que se vai lembrar do nosso País depois desta fase da bola ?

Simplesmente ninguem ...

DS disse...

É verdade Rodolfo. Concordo plenamente contigo.
De qualquer forma também não posso retirar alguma palavra do que referi.
São as duas faces da moeda por assim dizer. Também acho que o dinheiro que envolve o Mundial poderia ser muito bem empregue a combater a fome no continente africano, ou a terminar com tantos outros problemas. No entanto, este é o mundo que vivemos e, só por isso, não podemos pensar que são os outros que devem fazer. O resultado é bem maior se começarmos por cada um de nós. Afinal é o gesto de cada um de nós que faz a diferença..

Cumprimentos