12 de junho de 2009

Notícias - Portugueses fora dos prémios no Festival de Monte Carlo

As séries 'Mad Man' e 'Desperate Parents' foram as vencedoras. Público escolheu 'Dr. House' e 'Donas de Casa Desesperadas'.


Mad Man, série de TV norte-americana que relata a vida de um grupo de publicitários nova-iorquinos nos anos 60, foi uma das grandes vencedoras da 49.ª edição do Festival de Televisão de Monte Carlo, conquistando os troféus nas categorias de Melhor Produção Internacional, Melhor Actor (Jon Hamm) e Melhor Actriz (Christina Hendricks) em série dramática.

A série, que em Portugal tem passado no canal Mov, já recebeu vários prémios Emmy e Globos de Ouro nos Estados Unidos, e é exibida em mais de 30 países.

Na secção de comédia, a série francesa Desperate Parents também conseguiu ganhar os três prémios principais: Melhor Produção Internacional, Melhor Actriz (Valérie Bonneton) e Melhor Actor (Bruno Salmone).

As séries portuguesas Liberdade 21, Telerural e Os Contemporâneos tinham várias nomeações na secção de comédia mas acabaram por não receber nenhum prémio.

Da mesma forma, também as duas reportagens da SIC que estavam nomeadas na área de informação ficaram de fora do palmarés. Aqui, os prémios foram a reportagem Escaping North Corea (França) e China in a Torrent: The Patient Parade (Japão). A cobertura dos ataques terroristas em Bombaim pela Sky TV (Reino Unido) e o trabalho da CBS-Canadá sobre as eleições no Zimbabwe foram igualmente galardoados.

Na categoria de telefilmes, Isabelle Adjani (França) e Julie Walters (Reino Unido) receberam ex aequo o prémio de Melhor Actriz, enquanto Masakau Tamura (Japão) recebeu o de Melhor Actor. O telefilme The Shooting of Thomas Hurndall e o seu realizador, Rowan Joffe (Reino Unido), também foram reconhecidos.

Sem grande surpresa, os prémios do público foram para séries americanas: Dr. House, protagonizada por Hugh Laurie, na categoria de drama; Donas de Casa Desesperadas, na comédia; e a telenovela The Bold and the Beautiful.

Nenhum comentário: