10 de fevereiro de 2010

Cine-Opinião


Boa noite. Seja bem-vindo a mais um Cine-Opinião!

Em exibição nos cinemas - Homens que matam cabras só com o olhar


Titulo tudo menos usual que condiz na perfeição com todo o desenrolar da história que esta nova produção cinematográfica nos traz. Com a realização a cargo de Grant Heslov e argumento de Peter Straughan, chega-nos um enredo de extrema excelência composto por Ewan McGregor, George Clooney, Kevin Spacey, Stephen Lang e Jeff Bridges.
Quando o repórter Bob Wilton (Ewan McGregor) se vê obrigado a divorciar-se da sua mulher, por ter sido trocado pelo seu chefe, decide viajar para o Iraque em busca de perigo e aventura, para melhorar a sua imagem como repórter e assim reconquistar o amor que perdera.
É neste contexto que se depara com Lyn Cassady (George Clooney), sombrio e misterioso, que afirma fazer parte de uma unidade experimental do Exército Americano que tem um propósito diferente de todas as outras: travar a guerra não através da violência mas usando poderes psíquicos, tais como ler os pensamentos do inimigo, encontrar alvos ou aliados só com a mente, em qualquer parte do planeta, ou até mesmo matar cabras só com o olhar. No meio desta panóplia de factos nada usuais, o repórter acaba por deixar-se levar pela curiosidade, decidindo seguir Lyn Cassady, numa jornada onde o objectivo é encontrar o responsável pelo começo da unidade e de toda a mentalidade centrada na natureza, paz e conhecimento transcendente, Bill Django (Jeff Bridges).
O inesperado e pitoresco tornam-se recorrentes. Repleto de um humor inteligente e actores de um profissionalismo extremo, é uma estreia a não perder.



Pode ser que pelo meio encontre também onde andam os seus poderes psíquicos há tanto negligenciados!


No próximo Domingo, no canal Holliwood ás 23h55 - O coleccionador de Ossos


Lincoln Rhyme (Denzel Washington), um brilhante detective criminal, tetraplégico após um acidente, vê-se confinado a uma cama, no entanto, o crime não pára e surge um novo serial killer. Dotado de extrema inteligência, utiliza enigmas em cada uma das suas vítimas como pistas. A primeira vítima é encontrada pela polícia de rua Amelia Donaghy (Angelina Jolie) que apesar dos poucos recursos no local, tenta analisar o perímetro do crime da melhor forma. Assim, após ter sido convocado para ajudar, devido aos seus profundos conhecimentos, Lincoln Rhyme decide que a pessoa mais indicada para uma parceria é Amelia Donaghy. Apesar da renitência inicial, ambos desempenham um papel conjunto, Amelia Donaghy analisando os locais do crime munida de uma câmara e de dispositivos de comunicação para que Lincoln Rhyme, através do seu quarto equipado com a mais desenvolvida tecnologia forense, possa guiá-la na difícil tarefa de encontrar o coleccionador de crimes.



Uma elaborada trama psicológica que nos prende do início ao fim e nos faz pensar como é verdade a já “velha” ideia de que duas cabeças pensam melhor que uma!

Fecho

O Fecho de hoje incluí uma crónica da autoria de Nuno Azinheira, retirada do Diário de Notícias.
Às 21:00, não perca a segunda edição do Cine-Opinião.
Voltamos a relembrar que está a decorrer um passatempo no blog, a propósito do nosso primeiro aniversário. Se quer ganhar um telemóvel e um livro da autoria de Ricardo Araújo Pereira, clique aqui!

Ainda neste Fecho, queremos agradecer a quantidade de visitas que hoje recebemos, e que ainda estamos a receber. A nível de comentários, ultrapassamos nesta quarta-feira as mil participações. Muito, mas muito obrigado!

A queda de Daniela

Entre a estreia de Investigação Criminal, na SIC, a 10 de Janeiro, e o último episódio transmitido pela estação, no último domingo, passou um mês. E mais de meio milhão de espectadores. A chegada de Daniela Ruah à SIC bateu todos os recordes de uma série internacional, atingindo um 1,136 milhões de espectadores (com 44,4% de quota de mercado) no segundo dos dois episódios exibidos no primeiro dia. No domingo passado, a série não foi além de 494 mil espectadores. Ou seja, menos 642 mil espectadores do que na estreia.

Que justificação há para uma queda assim tão abrupta, que levou, de resto, já a SIC a reduzir no último fim-de-semana a exibição de dois para apenas um episódio? Terá sido a estreia de Ruah que despertou a atenção?

Claro que sim, mas a actriz portuguesa continua, e bem, na série policial norte-americana. Será a hora de exibição? Aparentemente, não, porque foi neste mesmo segmento horário (mais minuto, menos minuto) que a série conseguiu o brilharete na primeira semana.

São estes factores externos e imponderáveis, não controláveis por uma direcção de programas, que fazem das audiências um sortilégio que já provocou dores de cabeça a muitos directores, mesmo aos que agora estão na bancada e se dizem alarmados com descidas tão vertiginosas. Ainda assim, a SIC, que parecia ter o início das tardes de domingo bem seguras, tem ali um novo problema para resolver. E não me parece que seja Flashfoward que o resolva junto do público mais velho e de targets mais baixo

"Sangue do meu Sangue" termina amanhã


A segunda novela da hora de almoço da RTP1, termina amanhã. Mas ao contrário do que tem acontecido, não irá para o seu lugar outra telenovela substituta. Pelo que investigei, Portugal no Coração vai passar a ir por o ar às 15:30, altura em que Vida Nova começa. Será que os resultados do talk-show da RTP1 vão aumentar?

Hoje às 21:00


Com a Vanessa Dias!

Última Hora - Orsi Fehér deixa "Fama Show"


Ao fim de dois anos, a apresentadora da SIC vai abandonar o magazine dos famosos. Segundo declarações da própria, o motivo da saída não se prende com a sua possível ida para Madrid, local onde o namorado, Quique Flores, se encontra: "Vou continuar a viver em Portugal, a trabalhar em moda, mas com mais disponibilidade".
Quanto ao futuro, Orsi Féher deixa escapar: "Tenho projectos para breve, mas não em televisão". De referir que a participação da modelo no programa acaba no final deste mês.
Quem fica a lucrar com esta saída é Andreia Rodrigues, que depois de substituir Vanessa Oliveira no Verão, Rita Andrade durante a licença de maternidade, fica com o lugar de Orsi Féher.

Fonte: 24 Horas

"Vida Nova" especial


O programa das tardes de Carnaxide é hoje diferente! Com cem emissões, Fátima Lopes foi surpreendida por Daniel de Oliveira, que ficou com o papel de apresentador por um dia!
Imagem: SIC Blog

Momentos


Boa tarde. Hoje recordamos uma novela transmitida em 1991, pela RTP. Com a temática dos vampiros instalada nesta altura, Vamp deu que falar!

Aqui fica o genérico da novela, e um dos momentos mais emocionantes da mesma:



Audimetria - 09/02/2010 (actualizada)

Com um grande jogo, a SIC venceu o dia de ontem com 32,4% de share. Seguiu-se a TVI, com 27,5%, e por fim a RTP1, muito longe, com 21,3%. De referir que o cabo ficou abaixo dos 15 pontos.

O vencedor do dia de ontem foi sem dúvida, o jogo de futebol entre o Sporting e o Benfica. Os cerca de 90 minutos de ontem, tornaram-se os mais vistos do ano. Em números, o jogo de ontem chegou aos 22,2% de rating e 50% de share.
Os Protagonistas também estiveram bem. 16,9% de audiência média e 40 pontos, foi o resultado obtido.

No horário das 19:00, a série Morangos com Açúcar venceu. No entanto, O Preço share igualou no rating, 10,7%

Com a concorrência forte, Meu Amor baixou aos 13,8% de audiência média. Em termos de share, as coisas estiveram piores, mas aceitáveis. Ficou-se pelos 30,9%.
Deixa que te Leve, saiu-se melhor. A novela da TVI alcançou o terceiro lugar do top dos cinco programas mais vistos do dia, com 15,7% de rating.


Não querendo alongar muito mais esta Audimetria, tenho a dizer que o principal derrotado de ontem foi Jogo Duplo. O programa de José Carlos Malato não aguentou a artilharia pesada do jogo e baixou aos 10,5% de share. Ficou-se pelos 4,3% de rating. Penso que foi talvez o resultado mais baixo do concurso da RTP1.
Fonte do quadro: Mediamonitor

Revista de Imprensa 10/02/2010

Bom dia! São 10 horas e está na hora da Revista de Imprensa desta quarta-feira.

XXS está a chegar à SIC
Já estão no ar as promoções ao novo programa do canal de Carnaxide. Nelas, procuram-se crianças entre os 7 e os 12 anos que se façam por dois adultos, de modo a que viajem até à Argentina para participar na versão portuguesa de XXS. Em cada emissão, duas famílias vão tentar, competindo, executar tarefas domésticas, mas numa casa gigante. Tão grande que, à escala, cada concorrente tem apenas o tamanho de uma moeda. É por este motivo que o programa será gravado no continente americano, dado as dimensões do estúdio. As filmagens da versão portuguesa começam a 24 de Fevereiro e deverão estender-se por uma semana. O nome dos apresentadores ainda está no "segredo dos deuses", apesar de estes partirem com os concorrentes no dia 24. A estreia deste programa ainda não está agendada, todavia, segundo o "24 Horas", o primeiro programa irá para o ar ainda antes da versão portuguesa de So You Think You Can Dance?.

Judite de Sousa entrevista Noronha Nascimento
É já amanhã que Judite de Sousa recebe o presidente do Supremo Tribunal de Justiça. Em Grande Entrevista, Noronha Nascimento responderá a questões relacionadas com o processo "Face Oculta", uma vez que foi este responsável que mandou destruir as escutas no âmbito deste caso.


CITAÇÃO DO DIA

"Há actrizes com mérito ou não, que têm o destino de serem descobertas por alguém que as põe lá nos píncaros."

A frase de hoje é de Patrícia Tavares.




Fala-se de: Rodrigo Saraiva.
Depois de ter terminado o namoro com Marta Faial, o actor não mais assumiu nenhuma relação. A nova "dona" do coração de Rodrigo Saraiva é Vera Féu, a antiga concorrente de Família Superstar. Os dois surgiram juntos no concerto que FF deu no Convento do Beato.


Fonte: 24 Horas

Para lá das 24

Boa noite. Seja bem-vindo ao Para lá das 24 de hoje.

Quando foram anunciados os jurados da terceira edição de Ídolos, Laurent Filipe foi o único de que não gostei. Talvez por nunca ter ouvido falar dele, por não ser conhecido. Não compreendia a aposta num completo desconhecido.

Pois bem, hoje tenho a dizer que o filho de Sinde Filipe foi uma das maiores surpresas e revelações do programa. O mais simpático, o mais sincero, com os comentários mais objectivos, com as críticas mais construtivas.

Laurent Filipe não precisou de criar nenhum "boneco" , nem tão pouco envolver-se em polémicas para marcar o programa. O facto de ser discreto valeu-lhe o carinho do público e a admiração dos concorrentes. O saxofonista fez quase que o impensável: sem ofender ninguém, julgou os candidatos e ajudou a encontrar o novo Ídolo português.

Com certeza que esta participação lhe valerá outros trabalhos e ajudará a sua carreira como músico a ter ainda mais sucesso. Afinal de contas "nem só o vencedor saí a ganhar de Ídolos".

9 de fevereiro de 2010

Polémica em "Ídolos" - Mãe de Filipe critica Diana

É já neste domingo que se ficará a conhecer o grande vencedor de "Ídolos". Diana Piedade ou Filipe Pinto, só um deles ganhará o passaporte para Londres.

Apesar de todos os concorrentes dizerem que o ambiente no grupo é muito bom, entre os familiares dos mesmos parece que não existe o mesmo "clima". A revista "TV 7 Dias" foi esta semana falar com a progenitora de Filipe Pinto, que se queixou de várias situações que a têm chateado.

Começou por acusar Rita Ferro Rodrigues de favorecer Diana Piedade em "Companhia das Manhãs". Sobre a atitude de Carlos Costa na gala em que este acabou por abandonar o concurso, disse: "O Carlos foi uma vergonha ao dizer para votarem na Diana- e não é o único... Depois, disse que pediu desculpa, mas é mentira. Até fez pena, no final da gala, o meu Filipe lá afastado, sozinho, e os outros dois de mão dada." Não estive na gala em questão, mas no site de "Ídolos" está uma foto dos dois concorrentes (Filipe e Carlos) a conversar e, penso que deverá corresponder ao pedido de desculpas. Se é ou não, também não o sei, mas foi, efectivamente, o que me pareceu.

Como se não bastassem as criticas a Carlos, Goretti Pinto criticou ainda Diana Piedade: "A Diana nem devia participar, com toda aquela experiência e influências que tem." Nem a imagem de marca da concorrente de Lagos escapou à mãe de Filipe: "Aquele sinal que ela faz e que diz que, em linguagem gestual, significa amor... na minha terra são cornos". Não consigo perceber esta comparação, uma vez que o gesto normalmente associado a "cornos" é feito com apenas dois dedos, pelo menos aquele que conheço, e o "Amor" em língua gestual implica o uso de três dedos.

Não são só os concorrentes que são alvos de Goretti Pinto. Também o júri é "vítima" de acusações. "O Moura dos Santos começou por dizer que não falava da sobrinha e agora não faz outra coisa. Devia ter mantido a posição. Acho bem que puxe pela Diana, desde que também puxasse pelo Filipe... O que eles dizem tem muita influência e desde há quatro galas que houve uma viragem no comportamento do júri". O presidente do grupo de jurados limita-se a avaliar a concorrente e, tanto quanto sei, e pelo que vejo, o ambiente entre este e a sobrinha até nem é o melhor.

Como não podia deixar de ser, a "TV 7 Dias" também foi ouvir os familiares de Diana Piedade. Teresa Silveira, a sua progenitora, recusou-se a falar sobre o assunto e apenas respondeu à pergunta se Filipe seria uma boa escolha. "Claro que sim! O Filipe fez parte dos 15 finalistas, até é ridículo questionar isso na última gala". A mãe da concorrente esteve muito bem ao não alimentar polémicas. Já o seu marido, e padrasto de Diana, não esteve tão bem.

Luís Jardim defendeu Carlos Costa e criticou Filipe Pinto: "O Filipe é aquela coisa rockeira muito portuguesa como o Tim, dos Xutos, ou o Nuno Norte. Cantores de voz rouca já temos muitos em Portugal. O Filipe não tem presença nenhuma em palco, é uma coisa estranha, uma cópia de cantores ingleses e americanos", disse. Acho que o produtor esteve muito mal e não concordo com o que disse. Filipe é um grande músico, com uma óptima voz e, acredito que poderá ter uma grande carreira musical.

Quanto ao alegado favorecimento do júri, o também jurado de "Uma Canção para ti" contra atacou: "A Diana, gala após gala, tem mostrado o que vale, porque realmente ela é uma cantora extraordinária. Se alguém tem sido levado para a frente pelo júri e pela produção, pelos vídeos e promoção é o Filipe. Ele é que quando desafina ninguém diz nada". Discordo de Luís Jardim no que diz respeito a Filipe. O concorrente nunca desafinou, ou se tal aconteceu, eu pelo menos nunca notei. Apesar de não concordar com esta atitude, percebo a raiz das declarações de Luís Jardim.

Sou sincero e não compreendo a razão pela qual Goretti Pinto criou esta polémica. Seria seu objectivo ajudar o filho? Ou acima de tudo prejudicar Diana? Declarações destas poderão não ajudar muito o concorrente de São Mamede de Infesta. Espero que tal não aconteça e que a mãe do concorrente esclareça estas declarações com Diana e revele os verdadeiros motivos que a levaram a fazê-las. Oxalá que esta atitude também não prejudique a relação dos dois finalistas e que, domingo, ganhe o melhor, apesar de ambos já serem vencedores!

Fecho (Discurso Directo)

Boa noite. O Fecho de hoje incluí mas uma edição do Discurso Directo. Em parceria com o SIC Blog, o Miguel Reis respondeu às minhas perguntas.
Às 21:00, falamos da mais recente polémica do Ídolos! Não perca!


Começamos com o fenómeno Ídolos. Para ti quem foi o vencedor da última gala? Quem cantou melhor?

Para mim, a Diana foi a vencedora da última gala (e o Pedro Abrunhosa pela sua queda - ironia). Ela nunca foi a minha favorita, mas desde que ficaram apenas 5 concorrentes, passou a ser a melhor, e acho que foi a partir daí que começou a destacar-se. Adorei todas as suas intrepertações, menos a que fez dupla com o Abrunhosa, pois não aprecio a música deste cantor.


O programa de talentos da SIC prepara-se para dizer adeus aos espectadores. Antes disso, é preciso analisar a prestação da dupla de apresentadores. O que tens a dizer acerca de Cláudia Vieira e João Manzarra?
Foi uma apresentação muito fraca. Está bem que foi a estreia de Cláudia e expansão de Manzarra, mas era exigido muito mais. A inexperiência da apresentadora foi notável. Desde as primeiras galas que dizemos que ela vai melhorar mas a verdade é que os progressos são poucos. Quanto ao Manzarra, foi a salvação do programa, mas a meu ver ainda tem de melhorar.


Segundo as promos da SIC, estão a chegar novos programas. Especula-se que um deles seja o fenómeno americano Dancing With The Stars. Quem achas que seria o melhor apresentador para conduzir o formato? Porquê?

Este projecto não me parece mais do que um Dança Comigo (famosos). Acho que a SIC pode ficar a ganhar com este programa mas poderá lucrar ainda mais com outro produto televisivo. No entanto, escolheria Bárbara Guimarães para este projecto, embora não aprecie muito a apresentadora.

Qual a tua opinião sobre as audiências de Lua Vermelha neste fim-de-semana?

Razoável. Esta é a palavra que escolho para caracterizar as audiências deste fim-de-semana de Lua Vermelha. Teve mais de um milhão no domingo e ficou lá perto no sábado, mas quem esperava muito mais também não estava a ter uma boa noção. Lua Vermelha é uma série juvenil, e as produções que não abrangem todo o tipo de público têm alguma dificuldade em impor-se, mas se ela mantiver estes resultados, não vejo motivo nenhum para a partir do dia 1 de Fevereiro, passar a dar de segunda a sexta, após o Jornal da Noite.

O Mundo de Patty terminou. Fala-se que a estação de Carnaxide vai repor Chiquititas, para as manhãs de fim-de-semana. Se isso acontecer, concordas com a opção da direcção de programas da SIC?

Não sei se será muito boa ideia. Tendo em conta que, esta produção não teve uma pausa muito grande, acho que a direcção de programas fazia muito melhor repetir a primeira série de Floribella. O sucesso era garantido, e assim já não. Mas pode ser que corra bem.

Termino este Discurso Directo com a seguinte pergunta - Se Fama Show é líder no horário em que é transmitido, e se é uma boa alavanca para os bons resultados das séries que o sucedem, o que pensas da SIC só emitir o magazine durante 20 minutos?
Tal como referi no SIC Blog, a duração do Fama Show é vergonhosa. O programa já teve uma duração 3 vezes superior à que tem agora. Acho que a SIC não perdia nada em aumentar o trabalho das 5 beldades, pois quanto mais tempo a SIC lidera, melhor.
Para além do Fama Show, também o Episódio Especial tem vindo a ficar mais curto. Estes são programas que lideram na maioria das vezes, e que têm sido completamente desaproveitados.


Até para a semana!

Hoje às 21:00..


..logo depois do Discurso Directo, vamos falar da mais recente polémica do Ídolos! Não perca! Faltam só duas horas!

Hoje, às 20:00..


..no Fecho!

Este sábado, em "Alta Definição"..


..os convidados são dois, e só poderiam ser os finalistas de Ídolos! Diana Piedade e Filipe Pinto vão responder às perguntas de Daniel Oliveira!

Audimetria - 08/02/2010

O dia de ontem foi ganho pela TVI, com 29% de share. Seguiu-se a SIC, com 25,2%, e a RTP1, com 23,9%.

As duas principais novelas da noite da TVI, foram os programas mais vistos do dia. Meu Amor obteve um bom rating - 17,6%.
No que toca a noticiários, o Telejornal foi o mais visto, tal como podemos ver no quadro fornecido pela Mediamonitor. Apesar desta vitória, tanto o Jornal Nacional, como o Jornal da Noite, ficaram bastante próximos. Chegaram aos 11,5% de rating e 11,4%, respectivamente.
À tarde, a novela Mulheres Apaixonadas liderou. Esteve perto dos 35% de share.

O duelo do dia ocorreu entre as reportagens da noite. Mais uma vez a da TVI venceu. Repórter TVI - Catástrofe Anunciada, chegou aos 35,6% de share. Já a Reportagem SIC, ficou-se pelos 27,7%. No que toca à audiência média, ambas os espaços de investigação estiveram bem.
A partir das 23:00, a liderança foi de Viver a Vida. A novela da Globo chegou aos 7,4% de rating. Já Sentimentos, ficou-se pelos 6,9%.
No horário das 19:00, a vitória foi para Morangos com Açúcar. Enquanto a série da TVI chegou aos 10,9% de audiência média, o programa apresentado por Fernando Mendes ficou-se pelos 10,5%.

Apesar dos baixos resultados de Companhia das Manhãs, o Primeiro Jornal, ficou em segundo lugar, e ficou muito perto dos 30 pontos.
De referir ainda a prestação da Praça da Alegria, que venceu as manhãs desta segunda-feira.
Relativamente à gala de prémios que a RTP1 transmitiu ontem, não esteve nada bem em termos audiométricos. Tendo em conta a relevância da mesma, 5% de rating e 14,2% de share é muito pouco.

Revista de Imprensa 09/02/2010

Bom dia! São 10 horas e está na hora de mais uma Revista de Imprensa

Elenco de Bater do teu Coração grava na ilha Terceira
Parte do elenco de Bater do teu Coração partiu no passado domingo para a ilha Terceira, onde serão gravadas algumas das cenas da nova telenovela da TVI. Do grupo de actores fazem parte Paula Lobo Antunes, Delfina Cruz, Pedro Carvalho e José Carlos Pereira. Esta nova produção tem como fundo a cidade de Setúbal e a vida dos pescadores que por lá habitam. Bater do teu Coração será a substituta de Deixa que te Leve e deverá estrear já em Março.

Laurinda Alves apresenta programa na RTP internacional
Está prestes a chegar à RTP Internacional um novo programa de entrevistas. A entrevistadora será a jornalista Laurinda Alves e os protagonistas das conversas são portugueses espalhados pelo mundo. Há ainda a possibilidade de este formato chegar ao primeiro canal do estado. A jornalista regressa assim à televisão, depois de ter estado na RTP e de ter colaborado com a SIC.



CITAÇÃO DO DIA

"Ter a experiência às vezes permite o não"

A frase de hoje pertence a João Perry.





Fala-se de: Isabel Figueira e Pedro Barroso.
Depois de terem assumido publicamente o namoro, a apresentadora e o actor continuam a não querer aparecer publicamente lado a lado. No passado fim de semana, Isabel Figueira esteve no Algarve em trabalho e, apesar de o namorado ter estado com ela, não assistiu ao desfile na primeira fila.


Fontes: Diário de Notícias, 24 Horas

Petição para a Diana e o Filipe irem a Londres!


Se quer participar assine aqui!

Para lá das 24

Boa noite. Seja bem-vindo ao Para lá das 24 de hoje.

Terminou na passada semana a primeira fase de apuramento dos temas que concorrem ao Festival da Canção deste ano.

Já lá vai o tempo em que este evento parava o país. Algo semelhante àquilo que Ídolos faz nos tempos que correm. De outros edições do Festival saíram temas emblemáticos, como "Sol de Inverno" de Simone de Oliveira, "Bem Bom", das Doce, ou "Lusitana Paixão" de Dulce Pontes.

Alguém se recorda do tema de 2009? Muito poucas pessoas se lembram de "Todas as Ruas do Amor", dos Flor de Lis. E agora a pergunta é: porque é que tal acontece? Uma das causas, quanto a mim, advém do facto de a RTP ou até mesmo alguma discográfica não apostar nos vencedores. Estes apenas ganham o passaporte para a Eurovisão e, com aconteceu no ano passado, até aos últimos tempos faltavam ultimar pormenores, como quem pagava a viagem, a estadia.

Este ano, talvez para tentar implementar um novo fôlego no evento, a direcção de programas criou duas semifinais e optou por emitir a grande final em alta definição e a partir do Campo Pequeno. Para a apresentação, José Fragoso voltou a apostar em Sílvia Alberto.

Gosto muito desta apresentadora, todavia penso que o Festival da Canção é um evento que "pede" um nome mais sonante para o conduzir, ou então uma dupla. Porque é que não se apostou em José Carlos Malato para parceiro da antiga apresentadora de A Febre da Dança? Com certeza que conseguiriam prender mais espectadores ao ecrã.

Apresentadores à parte, espero, sinceramente, que a edição deste ano tenha mais brilho do que a de outros anos. José Fragoso prometeu que sim, resta saber se cumpre.


8 de fevereiro de 2010

Frente a Frente


Boa noite. O duelo desta semana ocorre entre duas grandes profissionais da televisão portuguesa: Bárbara Guimarães e Catarina Furtado.

Vote na opinião mais forte!

"Não sou indiferente às pequenas coisas e às pessoas com quem me cruzo", disse em entrevistas recentes. Também ao público português Bárbara Guimarães não é indiferente. A estrela SIC cruzou-se com os portugueses nos primeiros tempos da TVI e não mais saiu dos ecrãs. Começou na informação, mas foi a "entreter" que fez mais sucesso. Quem não se lembra dela em "Chuva de Estrelas"? Ou a fazer "furor" nos ecrãs da SIC?

Formatos de grande entretenimento são, na maioria das vezes, sinónimo da mulher de Manuel Maria Carrilho. É certo que nos últimos tempos os programas pelos quais tem dado a cara não têm sido um sucesso de audiências, mas e daí? O histórico ninguém o apaga e o seu esforço também não fica indiferente a ninguém.

Para além de conduzir programas, Bárbara Guimarães também é mulher, esposa, mãe e embaixadora do Comité Português para a UNICEF. Ela é muito mais do que a apresentadora que vemos no ecrã. E qual o seu segredo para conseguir conciliar tudo? "Uma mulher aprende a multiplicar-se e não a dividir-se" É este o lema de vida que herdou da sua avó. É assim que se faz uma artista, que para além de saber gerir a sua carreira, também consegue resguardar a sua vida pessoal.

Espero vê-la em breve num grande programa de entretenimento, mas acima de tudo desejo que continue a aparecer, ainda que esporadicamente, nos ecrãs e que continue a pôr em prática aquilo que disse recentemente: "A minha vida profissional tem sido feita de muito trabalho e dedicação. O público é o meu júri."

Venha daí um aplauso para esta excelente profissional!


O percurso televisivo de Catarina Furtado é grande. Começou na RTP1, tendo posteriormente transitado para a SIC, para mais tarde regressar à sua casa mãe.

Na estação de Carnaxide, lembro-me de ter apresentado Catarina.com, Chuva de Estrelas, e até uma gala dos Globos de Ouro. Foi no terceiro canal, que se sentiu o potencial que mais tarde Catarina Furtado viria a demonstrar na RTP1.

Na minha opinião, foi na estação pública que a apresentadora se consagrou, com os mais variados programas. Para começar, co-apresentou com José Carlos Malato, a gala comemorativa dos 50 anos da RTP1. Uma missão honrosa que demonstrou o carinho e a confiança que a direcção de programas do primeiro canal tinha e continua a ter nesta grande profissional.

Por outro lado, não podemos esquecer a sua passagem pelas duas edições de Operação Triunfo, assim como por Dança Comigo. Neste último caso, a RTP1 apostou em Catarina Furtado para conduzir não um reality-show, mas sim um programa de dança com participações de famosos. Aparentemente pensava-se que o mesmo não iria ter grande sucesso, mas a verdade é que os maldizentes não tinham razão.

Dança Comigo registou excelentes indíces de audiências durante as três primeiras edições. Mas o seu sucesso também se deveu à apresentadora. O programa, que também foi conduzido numa temporada por Silvia Alberto, foi feito à medida de Catarina Furtado. A elegância, o charme, a confiança e o à vontade, com que esta profissional apresentava o programa, tornavam-na única.

A carreira de Catarina Furtado foi ainda marcada por vários projectos ligados à ajuda humanitária. Exemplo disso, foi a sua participação em Príncipes do Nada. Com certeza que o facto de ter sido nomeada embaixadora da Boa Vontade das Nações Unidas em 2001, deve ter contribuído para que Nuno Santos apostasse nela para a condução deste programa.

Mas não se pense que a vida de Catarina Furtado foi só feita de sucessos. Tal como Bárbara Guimarães, muitos já foram os programas que ficaram à quem das expectativas. O maior exemplo é talvez o fracasso de audiências A Minha Geração. Também poderia enumerar Dança Comigo no Gelo, mas este programa não registou resultados tão baixos, como por exemplo M/F: Sarilhos em Casa.

Em conclusão, o que tenho a dizer sobre Catarina Furtado, e fazendo uma comparação com Bárbara Guimarães, é que a apresentadora da RTP1 tem, no meu ver, uma imagem muito mais simples, muito mais humilde junto dos espectadores. Obviamente que as duas são grandes estrelas, mas penso que Bárbara Guimarães aparenta ter um defeito que Catarina Furtado não tem: a presunção.
E é por isso que continuo a considerar Catarina Furtado uma das melhores apresentadoras de televisão, muito superior a Bárbara Guimarães, que nos últimos tempo tem visto a sua imagem desgastar-se.

Iniciado um novo Frente a Frente, dou por encerrado o anterior. Neste sentido, aqui fica o resultado da enquete que opunha as opiniões Diana Piedade/Filipe Pinto:

Diana Piedade, por Tiago Henriques - 63%

Filipe Pinto, por Diogo Santos - 37%

Inicia-se então outra sondagem para averiguar qual das opiniões deste Frente a Frente foi a mais forte. Vote!