14 de maio de 2011

Azerbaijão vence Festival Eurovisão da Canção 2011


Apenas três anos depois de se estrear no mais famoso palco europeu, o Azerbaijão venceu a edição deste ano do Festival Eurovisão da Canção. Depois de uma das votações mais renhidas dos últimos anos, Ell e Nikki conseguiram destacar-se na tabela classificativa deste festival e alcançar assim o 1º lugar com 221 pontos ao cantarem Running Scared.

Em segundo lugar posicionou-se a Itália, com 189 pontos, neste seu regresso à competição depois de 16 anos sem marcar presença no Festival da Eurovisão. Em terceiro lugar ficou a Suécia, com 185 pontos.

Pela voz de Joana Teles, Portugal deu os seus 8 pontos ao vencedor, o Azerbaijão. Os 10 pontos portugueses foram para a Itália, que se posicionou em segundo lugar. E como habitualmente, a pontuação máxima dada pelo nosso país foi para a Espanha.

Audimetria Semanal


 Boa noite! Seja bem-vindo a mais uma edição da "Audimetria Semanal".

Resumo semanal

Os últimos dias foram marcados por estreias e despedidas. O primeiro capítulo de "Perdidos na Tribo" foi para o ar no domingo, e os resultados não poderiam ter sido melhores, com uma vitória sobre "Peso Pesado". Enquanto o programa da TVI obteve 16,1% de audiência média, o da estação de Carnaxide ficou-se pelos 14%. Nesse dia, também a RTP1 entrou na corrida pelas audiências, lançando o seu "Último a Sair". O "reality-show" acabou por obter um resultado aceitável, tendo em conta o seu carácter alternativo: 7,2% de rating e 17,9% de share.

Por outro lado, também a Eurovisão marcou a semana que passou. Apesar de "Os Homens da Luta" terem ficado pelo caminho, os portugueses não quiseram perder a sua actuação. Assim, o Festival alcançou os 14% de audiência média e 38,5% de share, tendo sido o segundo programa mais visto de terça-feira.

"Passione" despediu-se dos telespectadores no domingo com um dos seus melhores resultados: 7,8% de rating. Por outro lado, não esquecer os últimos capítulos de "Espírito Indomável". A novela da estação de Queluz de Baixo, que se despede já amanhã, ocupou o primeiro lugar do top dos cinco programas mais vistos dos últimos dias.

Manhãs (10:00 - 13:00)


Tal como nas outras edições da "Audimetria Semanal", "Você na TV!" foi o líder das manhãs das generalistas. O programa apresentado por Cristina Ferreira e Manuel Luís Goucha não deu hipóteses à concorrência, tendo na terça-feira alcançado os 3,8% de audiência média e 39,9% de share. 

Apesar disso, também "A Praça da Alegria" deu as suas graças aos portugueses. Na quarta e quinta-feira o talk-show da estação público foi o mais visto das manhãs. O Especial Fátima acabou por afastar-se da TVI, ao atingir os 3,9% de rating e 37,6% de share.

Por fim, e sobre "Querida Júlia", nada a acrescentar. Na quinta-feira o programa apresentado por Júlia Pinheiro não foi além dos 13,8% de share.

Tardes (14:00 - 20:00)


As novelas da hora de almoço foram as grandas vencedoras do início das tardes das generalistas. Tanto "Alma Gémea" como "Ribeirão do Tempo" conseguiram vencer Fátima Lopes com uma diferença bastante considerável. Por exemplo, na quarta-feira, enquanto a primeira obteve 4% de audiência média, a segunda atingiu os 4,2%. Nesse dia, "A Tarde É Sua" não foi além dos 2,7%. Apesar de, em termos de audiência média ser mais visto que os os talk-shows da concorrência, o programa da TVI está longe de obter uma liderança. 

Nesta semana, destaque também para "Portugal no Coração", que aproveitou os bons resultados de "Ribeirão do Tempo" e "Revelação". O talk-show da estação pública marcou presença no top dos dez programas mais vistos em alguns dos dias que passaram (segunda-feira alcançou 2,7% de rating e 26,3% de share).

No que toca a "Agora É Que Conta", apesar do esforço de Leonor Poeiras, o programa que paga as facturas aos portugueses continua a não conseguir implantar-se no horário das 17:00.

No final da tarde, a série  "Morangos com Açúcar" permaneceu em primeiro lugar, seguida de "O Preço Certo". "Ti Ti Ti" acabou por ficar no último posto, não conseguindo combater os bons resultados da TVI a partir das 19:00.

Noite (21:00 - 00:00)


Apresentados alguns dos principais resultados do horário nobre no resumo semanal, resta analisar ainda alguns programas e novelas. Os diários de "Peso Pesado" sofreram uma ligeira quebra, perdendo em alguns dias para "Anjo Meu". Por outro lado, "Laços de Sangue" acabou por cair no horário nobre, não integrando o top dos cinco programas mais vistos dos últimos dias. "Sedução" continuou na liderança, deixando "Araguaia" para trás. Enquanto a produção de Rui Vilhena atingiu na quinta-feira os 7,4% de rating, a novela da Globo não foi além dos 4,7%.

Os debates políticos marcaram igualmente a semana, contribuindo para a audiência dos diferentes canais. Se, na segunda-feira, o "Jornal da 8" foi o noticiário mais visto do dia, com um duelo para as legislativas, na quinta-feira o "Frente a Frente" entre Francisco Louçã e Jerónimo de Sousa foi o sétimo programa mais visto do dia.

Por fim, e no que toca aos programas da estação pública, os resultados não surpreenderam. Se "Cuidado com a Língua" não foi além dos 14,6% de share, "Quem Quer Ser Milionário - Alta Pressão" continuou o seu percurso em último lugar.

Figura da semana


Sofia Cerveira

Foi no último sábado que "E-Especial" atingiu um novo recorde de audiências. Com 6,3% de audiência média e 34,9% de share, o magazine da estação de Carnaxide venceu a concorrência e demonstrou que ainda tem muito a mostrar aos telespectadores nacionais.

Apesar de o formato ter ultrapassado uma má fase há alguns meses, a verdade é que a distância entre Sofia Cerveira e Ricardo Pereira não defraudou aos expectativas do público. Será que esta onda de bons resultados será para continuar?

Número da semana



13,7%

... foi o share da última emissão de "Serviço de Saúde", programa emitido pela RTP1 às terças-feiras, e apresentado por Maria Elisa.

MMV - Minuto Mais Visto da Semana


Esta semana, o Minuto Mais Visto da Semana foi ganho pela estação de Carnaxide. A partida de futebol entre o Sporting Clube de Braga e o Sport Lisboa e Benfica atingiu, no dia 5 de Maio, pelas 21 horas e 57 minutos, 30,4% de rating e 68% de share. Em números absolutos, quase dois milhões e novecentos mil telespectadores estavam sintonizados na SIC a essa hora.

Esqueceram-se de Margarida e Mariana Martinho!


Boa noite, seja bem vindo a mais um 'Esqueceram-se de Mim!', pronto para recordar?

Hoje, ao contrário do que é normal, não falaremos apenas de uma pessoa mas antes de duas. Elas são duas actrizes promissoras que já tiveram como aliado o facto de serem gémeas e de poderem participar ambas em telenovelas e filmes, mas desde que a 'moda' de ter gémeos em produções terminou ficaram sem trabalho. Margarida e Mariana Martinho foram descobertas na série da TVI 'Morangos com Açúcar' e passado algum tempo de saírem do canal foram contratadas pela SIC para integrarem o primeiro filme da série literária de sucesso 'Uma Aventura'. Decorria o ano de 2009 quando tal aconteceu e desde então ficaram as duas afastadas do ecrã, tendo ingressando ambas pelo mundo da publicidade e da moda.


Consideradas dois grandes talentos à época das gravações de 'Morangos com Açúcar', é pena ver que rapidamente se esqueceram das duas. É certo que pode ser complicado integrar as duas numa mesma produção, contudo tal não seria necessário. Apesar de gémeas são as duas diferentes e certamente que empenhariam os seus papeis diferentemente uma da outra. Tal como aconteceu com Joana Santos bastava, se calhar, apenas uma oportunidade para que ambas se destacassem e se distanciassem das personagem juvenis que têm vindo a desempenhar. Com a aposta constante na ficção nacional seria bom que não apostassem sistematicamente nos mesmos actores e que dessem espaço para que outros crescessem como tal. Quantas e quantas vezes os actores transitam de novela para novela? Elas são apenas mais um exemplo de talento (e beleza) desperdiçado em detrimento disso. É pena.

Mafalda Pinto dá nega à TVI


A actriz que tem trabalhado nas diferentes novelas da estação de Queluz de Baixo rejeitou o contrato de três anos que lhe foi proposto. Segundo uma amiga de Mafalda Pinto: "Ela quer fazer carreira no Brasil. Tem participado em vários workshops e até já está a gravar um programa-piloto". 
Apesar de ter sido apontada para participar em "Remédio Santo", a ex-namorada de Rogério Samora acabou por colocar o Brasil em primeiro lugar: "O objectivo da Mafalda é começar a trabalhar para a Globo ou para a Record, e foi por isso que recusou um bom contrato com a TVI".

A actriz ambiciona assim uma carreira além-fronteiras, de forma a aprender uma nova realidade na ficção, e a enriquecer o seu currículo. No entanto, e apesar deste objectivo, Mafalda Pinto não nega um possível regresso a Portugal. "Apesar de ser no Brasil que ela quer trabalhar, a Mafalda não quer, de alguma forma, deixar de fazer televisão em Portugal. Mas terá de ser tudo muito bem coordenado", explicou a mesma fonte.

Será ela a nova menina bonita das terras de Vera Cruz?

Quiosque: Vidas

Esta noite...


.. mais uma edição da rubrica de audiências do Televisão-Opinião/TV Universo. Não pode perder, uma hora após o Esqueceram-se de Mim!

Manuela Moura Guedes critica Informação TVI


Depois de ter escrito na sua página do Facebook algumas críticas à nova forma de fazer informação para os lados de Queluz de Baixo, a jornalista deixou algumas farpas, numa entrevista ao Correio da Manhã de hoje.


Segundo Manuela Moura Guedes, a actual Informação da TVI “não traduz a realidade do País” e que “"O Jornal das 8 tenta ser um clone da RTP. Fazer uma Informação institucional num canal privado é um erro", diz, acrescentando em seguida: "Parece que retrocedeu. Utiliza os cenários novos, operações de cosmética, mas no conteúdo é uma Informação velha."


Nas mesmas declarações, a esposa de José Eduardo Moniz deixou ainda alguns recados à nova dupla da direcção de Informação da TVI, afirmando que a RTP “ficou mais liberta com a saída da dupla” (José Alberto Carvalho e Judite Sousa).


A terminar, Manuela Moura Guedes não poupou nas críticas: "Dói-me, confesso, ver que o esforço de dez anos de muitas pessoas, para fazer aquela empresa falida dar lucro, estar assim. Mas custa ainda mais, acho vergonhoso e lamentável, que o mesmo empresário (Pais do Amaral) que teve lucros fantásticos com a venda do produto, que agora comprou, diga mal do esforço de gente que lhe deu muito dinheiro. Só se percebe pela conjuntura política."


Quiosque: Correio da Manhã

Frederico Ferreira de Almeida reage a críticas a "Peso Pesado"


Desde o início do programa que várias têm sido as críticas dos fãs à versão portuguesa do sucesso internacional The Biggest Loser. Entre as maiores queixas estão o facto de em Portugal se valorizar os dramas dos concorrentes em detrimento do exercício físico.


Confrontado com estas acusações, o director da Fremantle, produtora de Peso Pesado reage: “A Adaptação teve em conta a realidade portuguesa. Os conteúdos da versão original estão todos lá, o balanço é que é feito de forma diferente”, começa por dizer Frederico Ferreira de Almeida à edição desta semana da Notícias TV.


Já sobre as críticas à apresentadora portuguesa, o produtor afirma: “A Júlia tem um background profissional que lhe permite ter mais protagonismo no programa e interagir com os concorrentes”, defendeu.


Por fim, Frederico Ferreira de Almeida garantiu que “Os treinadores vão aparecer mais durante o programa”, uma vez que esta é também uma das críticas que os Telespectadores têm feito no Facebook oficial de Peso Pesado.

Episódio Seguinte

Boa Tarde! Seja bem-vindo a mais um Episódio Seguinte!

E, a dois dias da grande estreia, revelamos-lhe o primeiro episódio de Remédio Santo!

Em Salamanca, Violante desperta, subitamente, de um pesadelo. Senta-se na cama com a respiração agitada e sem fôlego. No entanto, recompõe-se de imediato, levantando-se da cama e desvalorizando o sonhou que teve. No salão da casa, Miguel, filho de Violante, toca uma música animada ao piano, com alguma desafinação. Está muito compenetrado, até que se apercebe que está a ser observado pela mãe, que se prepara para sair.

Numa praça em Salamanca, Helena, filha de Violante, e o namorado Gonçalo tiram fotografias juntos. Estão sentados no chão, com ar de quem passou a noite em claro. Helena diz a Gonçalo que quer que a sua família o conheça. Mas este, desconfortável, tenta arranjar uma desculpa para se descartar.


Violante conduz, enquanto pinta os lábios. Arregala os olhos, ao ver o carro de Gonçalo entrar na estrada e larga o batom, levando o pé ao travão. O seu carro acaba por embater no de Gonçalo. A mãe de Helena sai, furiosa, do carro, porém fica estupefacta ao ver a figura de Gonçalo, pois é muito parecido com Daniel, o homem que tanto a marcou no passado. Violante diz que não quer nada do rapaz e o melhor é ele esquecer tudo o que aconteceu. Gonçalo dá-lhe um cartão seu e vai-se embora. Num misto de ódio e mágoa, Violante rasga o cartão em mil pedaços. Ela recorda Daniel e a humilhação porque este a fez passar ao abandoná-la no altar. Há trinta anos atrás, Daniel fugiu com a sua amiga, Eugénia, que seria a madrinha de casamento dele com Violante. Abalada com as recordações, Violante não consegue conter as lágrimas.

Em casa, em Viseu, Eugénia vê as fotografias do seu casamento com Daniel. Sara, de uniforme, arruma um canto da sala. Daniel e Graça entram, vindos da rua e Daniel mantém uma postura quase subserviente diante da altivez de Graça, mãe de Eugénia. Daniel e Graça conversam sobre a vinda de Álvaro a Viseu para investir na fábrica.

Hortense, irmã de Eugénia, está em casa inconformada a olhar para três potes com cinzas e a lamentar-se por ter perdido três maridos.


Na igreja de Mundão, o padre António agradece a Evangelina pelo apoio que esta tem dado à sua irmã, Hortense. Os dois olham-se com cumplicidade, pois são amigos de longa data. Contudo, o olhar do padre muda ao ver as três beatas Nazaré, Deolinda e Ludovina. As três levam cestas com lembranças alusivas à Santinha da Luz. O padre fica bastante irritado porque vê naquelas lembranças, apenas uma forma de ganhar dinheiro por uma Santa que não existe para ele.

Nazaré vai a casa de Jacinta, avó de Aurora, levar as lembranças. Esta diz-lhe que depois da romaria fará contas com ela. Nazaré esboça um sorriso triste e diz que não era dinheiro que queria da Santinha, mas o amor de Álvaro.


Jacinta entra no quarto de Aurora, a Santinha. Aurora reza, ajoelhada, diante da Cruz de Cristo. Jacinta mostra duas velas com a imagem da Santinha que as beatas fizeram para a romaria. Aurora não liga aos objectos, pois é contra a avó fazer dinheiro à custa do seu dom.

Em Salamanca, vários estudantes estão num salão de baile de graduação da Faculdade. Gonçalo vem acompanhado por Celso, seu melhor amigo e finalista de curso. No parque de estacionamento, Álvaro abre a porta do seu carro a Helena que vem deslumbrante e olha-a com carinho. Helena vai até ao salão de baile e puxa Gonçalo para vir à rua, porque tem algo para lhe mostrar. Gonçalo deixa-se levar, um pouco confuso. Helena apresenta Gonçalo ao pai. Este tenta disfarçar o nervosismo.


Gonçalo e Helena dançam. Helena, ao ouvido de Gonçalo, fala-lhe de casamento e este solta-a de imediato. Gonçalo ganha coragem e diz a Helena que aquela foi a última dança deles, pois como já terminou o curso irá embora de Salamanca no dia seguinte. Helena fica em choque e começa a discutir com Gonçalo, que lhe vira costas e sai. Helena começa a olhar em volta, sentindo-se humilhada, diante do burburinho dos estudantes, que ouviram a discussão. Ela ainda corre atrás de Gonçalo, mas não consegue alcançá-lo. Celso aproxima-se dela, contudo esta está enlouquecida.

No dia seguinte, Gonçalo prepara-se para se ir embora. Entra para o seu carro e encontra Helena, ainda com a roupa da noite anterior. Gonçalo grita com Helena e diz que o que eles tinham acabou e que nunca mais a quer ver. Helena, com um olhar maquiavélico, diz-lhe que estão ligados para toda a vida porque está grávida dele. Ele fica sem reacção, mas depois percebe que é mentira e expulsa-a do carro, arrancando. Helena grita com todas as suas forças, que Gonçalo será dela, só dela! Parte para casa, arruma as malas, arranja um teste de gravidez falso e segue para Viseu, atrás de Gonçalo.

Violante vê uma fotografia de Helena e Gonçalo juntos e percebe que o rapaz que ia no carro onde bateu é o filho de Daniel. Decide então seguir a filha até Viseu.

Gonçalo está próximo de Viseu e cruza-se com Aurora. Esta repara na matrícula espanhola, que povoou um sonho que teve com um acidente. Aurora avisa Gonçalo para não pegar mais no carro, pois algo de mal pode acontecer. Os dois trocam um olhar muito intenso, como que enfeitiçados um pelo outro. Aurora desvia o olhar e começa a correr, afastando-se na direcção da serra. Gonçalo decide, a medo, entrar dentro do carro. Contudo, Helena atravessa-se à sua frente. Gonçalo percebe que Helena o seguiu e que a sua loucura começa a ser desmedida. Helena entrega a Gonçalo um teste de gravidez positivo e diz que está ali a prova de que está grávida. Gonçalo, já sem paciência para a conversa, arranca e Helena fica a vê-lo ir-se embora.

À noite na aldeia, Aurora reza em conjunto com as pessoas que ali estão a adorá-la. Helena está mais afastada, impressionada com tudo. Aurora pára de rezar, como se estivesse a pressentir algo, mas tenta disfarçar.

Violante conduz nervosa e acaba por ter um acidente, fazendo com que outro carro se despiste.

Na romaria, Aurora desmaia, sendo agarrada por Jacinta e outras pessoas. O choque é geral. Mais tarde, Aurora recupera os sentidos e diz que a morte já chegou.

Júlia Pinheiro espreita "Perdidos na Tribo"


Concentrada nos dois programas que tem na SIC e ainda nas funções que exerce na direcção do canal, a apresentadora continua atenta à concorrência. E, em entrevista à TV Mais desta semana garantiu que “deu um olho” no novo programa da TVI.


“Claro que vou espreitar a Tribo. Tanto mais porque estive para comprar aquele formato há algum tempo e, nessa altura, não foi possível. Quero ver como é que, de facto, foi feito”, começa por dizer, acrescentando: “Seguramente que a TVI o deve ter feito muito virado para a brincadeira e, portanto, vai dar-nos muito que fazer. Não tenho a menor dúvida sobre isso”.


Apesar de tudo, Júlia Pinheiro acredita em Peso Pesado: “Estou confiante de que o nosso produto tem grande capacidade competitiva”, adiantando ainda que “Eu acho que as pessoas têm muita curiosidade para ver a Tribo. Sobre isso sou de um enorme pragmatismo”, concluiu.


Quiosque: TV Mais

Joana Seixas e Gonçalo Waddington despedem-se de "Laços de Sangue"



Embora, neste momento, vejam a sua relação afectada pela chegada da ex-mulher do veterinário, a irmã de João e o seu amado estão prestes a despedirem-se de Laços de Sangue.

De acordo com a Telenovelas desta semana, Rita e Daniel estão prestes a viajar para fora do país. Depois de Mónica, finalmente, os deixar em paz, os dois apaixonados decidem mudar a sua vida e deixam o Alentejo e Portugal, começando uma nova vida no estrangeiro.


Com este desfecho, Joana Seixas e Gonçalo Waddington terminam a participação na “novela da nossa gente” e preparam-se para novos projectos, sendo que vão voltar a contracenar, mas na película de Ivo Ferreira, Águas Mil.

Para além disso, o actor faz parte de O Último a Sair, da RTP e Joana Seixas, sendo exclusiva de Carnaxide, deve estar a preparar-se para integrar o elenco da nova telenovela da SIC.


Quiosque: Telenovelas

Manuela Moura Guedes lamenta ausência do ecrã

Fora dos ecrãs há quase dois anos, a jornalista tem o regresso anunciado há já alguns meses na SIC, no entanto, a estreia do seu novo programa tem sofrido sucessivas alterações.


É em entrevista ao Correio da Manhã deste sábado que a jornalista lamenta não estar “a fazer agora”, mas fez questão de esclarecer que o programa que criou para a televisão de Carnaxide foi adiado devido às eleições antecipadas, como revelou recentemente Luís Marques, e não por “quaisquer tipo de exigências minhas”.


Manuela Moura Guedes foi ainda mais longe e acreditou que, nesta altura, o país precisava do polémico bloco noticioso que apresentou na TVI: "É uma pena não poder estar no activo neste momento, a mostrar o País aos portugueses. Agora é que o ‘Jornal de 6ª’ devia estar no ar, porque o tempo veio provar que não fazia uma campanha negra, mas retratava uma situação real e negra".


Quiosque: Correio da Manhã

Segunda-feira não há "Agora é que Conta"



À semelhança do que vem acontecido sempre que uma telenovela chega ao fim, na próxima segunda-feira Leonor Poeiras não animará as tardes dos portugueses. É que, no horário de Agora é Que Conta será emitida a repetição do derradeiro capítulo de Espírito Indomável.


Recorde-se de que o final da trama de Sandra Sousa irá para o ar no próximo domingo à noite, na TVI!

Momentos



Bom dia! Neste sábado recordamos uma cena na ficção da SIC que colocou duas actrizes em "jogo". Ana Guiomar e Diana Chaves tiveram de desempenhar um encontro lésbico na telenovela "Podia Acabar o Mundo". Na altura, estas personagens deram que falar na imprensa nacional.
Recorda-se deste momento?

Fecho


Em fecho, hoje, a habitual crónica de Joel Neto retirada do Diário de Notícias.

O Último Telejornal

1. Os telejornais do futuro não serão como o Jornal das 8 (TVI). Com a morte da TV generalista, situada à distância de uma geração para nós e a menor distância ainda para outros povos ocidentais, a informação ficará reduzida quase em exclusivo aos canais temáticos - e os telejornais das estações informativas manter-se-ão tendencialmente sóbrios, sem grandes ansiedades de entretenimento, e apenas aqui e ali "espectaculares", para assinalar a passagem de determinado evento ou efeméride. No fundo, o Jornal das 8 é um telejornal do passado (ou a caminho disso). Neste contexto que (ainda) temos, porém, funciona bem. Tem quase tudo lá dentro: segmentos mais aparatosos, segmentos mais circunspectos e segmentos mais magazinescos - e, no fim, nem sequer se preocupa em forçar a nota da independência perante José Sócrates, o Governo cessante ou mesmo o PS, o que seria a pior maneira de contestar as críticas de Manuela Moura Guedes. É um bom telejornal, o que, tendo em conta o facto de serem oito da noite e haver um símbolo da TVI no canto superior esquerdo do ecrã, já tem o seu significado. Um dia, teremos saudades destes modelos.


2. Nenhum adepto de House M.D. estranhará que se comece a falar no fim da série, tão grande tem sido a erosão verificada, ao longo destes anos, no carisma da sua personagem central. Bem vistas as coisas, tudo tem um fim. Saúde-se, no entanto, a súbita inversão de trajectória narrativa operada ao longo desta sétima temporada, incluindo a zanga com Cuddy e o regresso ao vício do Vicodin. Afinal, Gregory House apaixonado, livre das drogas e preocupado em fazer a coisa certa não era Gregory House.