16 de outubro de 2010

Audimetria Semanal

Boa noite. Seja bem-vindo a mais uma edição da rubrica de audiências dos seus sábados à noite: Audimetria Semanal.

A estreia de... Escrito nas Estrelas


A nova novela da estação de Carnaxide está a sair-se bem. Na sua primeira semana de estreia, Escrito nas Estrelas ultrapassou várias vezes a barreira dos 30% de share, tendo liderado consecutivamente no seu horário de exibição. Empacotada entre Caras & Bocas, a produção da Globo provou, mais uma vez, que as novelas brasileiras continuam a ser apreciadas em Portugal. Um exemplo disso foi o facto de o programa de Fátima Lopes ter passado para segundo lugar. Ninguém reparou em tal facto, ou foi impressão minha?
Com a emissão das duas produções da Globo a partir das 17:40,
Agora É Que Conta deixou de aparecer no top dos dez programas mais vistos do dia. À excepção de terça-feira, a TVI ficou a perder com a estreia da SIC nas suas tardes. O que se irá passar na próxima semana?

Na Mó de Cima - RTP1



Na semana que passou a estação pública deu nas vistas. Não só colocou o terceiro canal a um canto, como ameaçou a liderança da TVI. Com shares médios entre os 25 e os 33%, a RTP1 provou que a sua programação, de um certo modo "alternativa", consegue ser competitiva. Com um Bom Dia Portugal a liderar durante três horas e meia, a alegria da Praça continua com o primeiro lugar. O mesmo acontece com o Jornal da Tarde, que consegue resultados bastante razoáveis para dar um Poder à novela que o sucede. Por sua vez, Portugal no Coração e Portugal em Directo conseguem os mínimos exigidos em termos de audiências, para oferecer à estação pública alguma estabilidade. Apesar de algumas oscilações, ambos os formatos têm sido alvo de um percurso mais sorridente do que o que havia sendo traçado até aqui. A partir das 19:00, a audiência permanece na estação pública, com Fernando Mendes. Sendo repetição ou não, O Preço Certo já está novamente acima de Morangos com Açúcar e de Caras & Bocas. O Telejornal continua a superar as audiências dos noticiários da concorrência: Jornal da Noite e Jornal Nacional. Ainda de referir a perfomance de Quem Quer Ser Milionário - Alta Pressão que, apesar de já não ter a força do Verão, oferece ao primeiro canal resultados consistentes no seu fraco horário nobre. A partir das 22:30, os problemas começam para a RTP1, com os shares a baixar para os 10/15%.
No entanto, até lá, a estação pública troca as voltas da TVI e da SIC. Afinal, qual a principal adversária das privadas? As próprias, ou a RTP?

A Mina - Secret Story (Diário)

O reality-show da TVI ainda tem muito para dar. A imprensa está repleta de notícias sobre os concorrentes, os telespectadores estão empolgados, as filas dos autocarros servem para os seguidores de A Casa dos Segredos colocarem as suas opiniões em dia. No entanto, em termos de audiências, o diário do concurso está a ir-se um pouco abaixo. O que aconteceu esta foi uma prova disso. À excepção de segunda e sexta-feira, os restantes dias da semana foram marcados com audiências razoáveis para os segredos de Leonor Poeiras e Pedro Granger. Tendo em conta o investimento que o reality-show implicou para a estação de Queluz de Baixo, será que o razoável, leia-se 30% de share, chega? Afinal, não conseguiriam as novelas fazer muito mais? Obviamente que é necessário diversificar a grelha de programas, mas penso que algo não está a correr tão bem nos diários de Secret Story. Será que fui só eu que notei?

MMV - Minuto Mais Visto da Semana

O Minuto Mais Visto desta semana foi ganha pela RTP1. A partida entre a selecção portuguesa e a Dinamarca, transmitida no dia 8 de Outubro, pelas 22:33, obteve 24,4% de audiência média e 60,7% de share. Ao todo, cerca de dois milhões e tercentos mil espectadores estavam sintonizados na estação público aquela hora.
Em segundo lugar neste campeonato ficou a TVI. A gala de A Casa dos Segredos chegou aos 20% de rating, pelas 22:34, no dia 10 de Outubro.

Porque No Te Callas?

O Porque No Te Callas? desta semana não é dirigido a um director de programas, ou a um apresentador. A questão é colocada a todos aqueles que, ao longo dos últimos tempos, têm criticado a contínua aposta do que não é nacional na grelha de programas da SIC. Tal como podemos verificar, a estação de Carnaxide continua a valer-se das novelas da Globo. Escritos nas Estrelas e Caras & Bocas são um exemplo disso, ao contrário de Passione. Apesar de a última novela do canal não conseguir captar boas audiências, as da tarde não estão a dar tréguas à concorrência. Se há um ano, Nós Por Cá procurava impôr-se, a aposta da SIC nas produções da Globo acabou por ser certeira. Verdade seja dita, esta decisão, comum de há tantos anos atrás, já não é nova para ninguém.

Uma pergunta a... José Fragoso.


Operação Triunfo estreia dentro de uma hora. Questiono o director de programas do canal do Estado sobre as expectativas que tem sobre este talent-show. Qual o objectivo do mesmo? Chegar ao sucesso alcançado por Ídolos, ou dar alguma energia às noites de fim-de-semana do primeiro canal?

Até para a semana!

Esqueceram-se de.. Daniel Nascimento & Nuno Eiró!


Boa noite. O Esqueceram-se de Mim deste sábado tem como protagonistas Nuno Eiró e Daniel Nascimento.


Durante muito tempo fizeram companhia aos portugueses nas manhãs da SIC. No entanto, foi precisamente o tempo que os levou ao esquecimento.



Se Nuno Eiró chegou a apresentar Contacto, com Ana Rita Clara, durante as férias de Rita Ferro Rodrigues e Nuno Graciano, Daniel Nascimento deu nas vistas no extinto Êxtase. Mas não só! Ambos foram cronistas nas mais variadas revistas de televisão, fortalecendo os seus papéis de comentadores na Tertúlia Cor-de-Rosa e Calor da Tarde. Nuno Eiró trabalhou ainda no SIC ao Vivo, em 2009, e em apanhados com Nuno Graciano (Flagrante Delírio).

O que aconteceu a estes dois profissionais? Depois de anos a fio nos ecrãs de Carnaxide, com as novas apostas do canal para esta rentrée, ambos foram colocados de lado. Esquecidos.


E é esta uma das consequências de trabalhos que envolvam o social. Os comentadores ficam conotados ao cor-de-rosa, deixando por isso de servir para qualquer outra função.

Não sabe no que Nuno Eiró e Daniel Nascimento trabalham actualmente? Eu informo-o: música. Enquanto o primeiro trabalha com Nuno Graciano no projecto musical Nunos & Nunettes, o segundo está dedicado à música angolana.
Se fazem falta à televisão? Sinceramente, e na minha opinião, não. Nunca achei piada a Nuno Eiró, pois a base das suas piadas estava no sexo. Logo, um comunicador que era presença assídua nos talk-shows de Carnaxide, deveria ter mais respeito pelo telespectador. Quanto a Daniel Nascimento, nunca foi uma personagem que, para mim, se destacasse nos ecrãs portugueses.

Alerto por isso, Ana Marques! Depois de uma carreira repleta de programas com um cariz televisivo decente, a apresentadora arrisca-se agora a colocar em causa toda a sua credibilidade, em comentar a vida dos outros. Acabará ela como Nuno Eiró e Daniel Nascimento? Já faltou mais...

Rui Moreira a caminho da TVI?

ruimoreira


Era comentador da RTP N no programa Trio D’Ataque, mas a sua tão falada saída do programa e da televisão pública marcaram os últimos tempos. Ainda assim, esta poderá ter sido uma forma de Rui Moreira se mudar para Queluz de Baixo.

Quem o garante é a edição de hoje do Correio da Manhã que chegou à fala com Júlio Magalhães que admitiu: “Ainda não falei com ele, mas o Rui Moreira é um excelente comunicador e, por isso, é sempre uma possibilidade”. Até porque o empresário e presidente da Associação Comercial do Porto poderá dar o seu contributo em outras áreas.


"A TVI24 está a crescer. Já estamos no Meo e na Cabovisão. Nesse sentido, a presença de uma pessoa como o Rui Moreira, que tem feito comentário desportivo mas está documentado em todas as outras áreas - política e economia -, não pode ser descurada”, afiançou o director de informação da estação de Queluz de Baixo.

Resta aguardar pelos próximos tempos.


Quiosque: Correio da Manhã

Esta noite...

... a dose dupla dos sábados à noite está de regresso! O passado e o presente a partir das 20:00!



Fernanda Serrano e o regresso à televisão

fernandaserranoseducao


Foi na apresentação de Sedução que a actriz falou com a imprensa sobre o seu regresso ao pequeno ecrã. Afinal de contas, a ausência de quase três anos motiva agora um grande desafio, a que acresce ainda o facto de protagonizar, pela primeira vez, uma história de Rui Vilhena.


E o que tem Fernanda Serrano a dizer sobre a sua Júlia Soares? “Adoro esta mulher pérfida! É inebriante. Manipuladora. Menos óbvia do que a vilã que já tinha interpretado (em Tu e Eu)”, começa por revelar à Correio TV, acrescentando de seguida: “é muito apaixonada. Profundamente apaixonada. Tudo o que fará vai ser para ficar com Belmiro, a pessoa que ama. Vou defender a Júlia o melhor que puder”.


Personagem à parte e, com tanto tempo de ausência, é certo que deverá ter havido um momento marcante neste regresso, qual será ele então? “O momento mais marcante aconteceu no dia em que gravei o genérico da novela com o Ricardo Inácio. Foi um momento único. Diferente para mim… um momento que vou recordar durante muitos anos… mas agora não quero falar nisso”, afirmou à mesma publicação.


Falta pouco para o público poder ver a boa forma daquela que é considerada por muitos uma das melhores actrizes da nossa praça!


Quiosque: Correio TV

Episódio Seguinte


Boa Tarde! Seja bem-vindo a mais um Episódio Seguinte!


Manuel e Catarina apaixonam-se!





Há muitas semanas que o designer tenta ultrapassar o drama da perda de Alice da filha, assassinadas por Tiago. Afundado numa dor profunda, a pouco e pouco, Manuel tenta levantar a cabeça e seguir o seu caminho.

Até que, por acaso, Catarina entra na sua vida. Extrovertida, meiga, simpática, alegre e muito boa ouvinte, a amiga da mulher de Álvaro será um apoio essencial para a recuperação do funcionário da Ioiô. Com o passar do tempo, os dois vão tornar-se cada vez mais próximos e acabam por se apaixonar…


Por ironia do destino, Manuel envolve-se com a amante do seu chefe, que está constantemente a enfrentá-lo e, de forma leviana, a roubar-lhe as ideias para novos brinquedos. A aproximação do desginer e da funcionária da Campo Rico, que levou Luís a abandonar a família, acontece na mesma altura em que a rapariga começa a não gostar da ideia de dividir o mesmo tecto com o amante. Afinal de contas, após vário tempo a viver sozinha, não é fácil dividir o seu espaço com um homem, que ainda para mais não a ajuda. Muito pelo contrário: Luís não arruma a loiça, nem tão pouco faz a cama…


Ser trocado pelo subordinado que mais persegue é o castigo merecido para o director criativo da Ioiô, que acaba por ser também rejeitado por Isabel.


Elsa dá à luz




A empregada de Ana Marta começa a ter contracções mas disfarça, dizendo a Fernanda que tem que sair. A mãe de Martinho diz ao filho, que fica desconfiado. Elsa vai ter com António a casa de Alice e diz-lhe que está em trabalho de parto.

O pescador fica aflito e tenta levá-la para o hospital, mas não tem tempo e faz o parto em plena sala. Ao ver a criança, António fica embevecido e depois chama uma ambulância para levar mãe e filha. Benedita vai à casa de Alice à procura do amigo e não o encontra. Quando se prepara para sair, vê as toalhas ensanguentadas e fica desconfiada.


No hospital, Elsa pede a António para não avisar ninguém do parto e os dois abraçam-se na cama. A amada de Miguel e os outros pescadores falam com o director da KEV e acabam por lhe dizer que desconfiam de que Elsa já foi mãe. Miguel quer contar ao filho, mas Benedita não deixa.

Martinho fica cada vez mais desconfiado e telefona para os hospitais à procura da mãe da sua filha, acabando por encontrá-la. Elsa fica perplexa quando o vê entrar no quarto. Nesse momento, António, que vinha a entrar, fica escondido, à espera que o vilão saia. Martinho fica furioso quando percebe que a empregada da loja de noivas fugiu com Alicinha. Quando a encontra, ela diz-lhe que a registou com o nome do pescador. O filho de Fernanda fica furioso e promete vingança.


CURTAS:


Em Espírito Indomável, Rodrigo quer ser avô e, para grande estupefacção de Teresa, tenta convencer a engravidar de João. A jovem fica furiosa e afasta-se ainda mais do pai.


Em Morangos com Açúcar, Inês convida as amigas para passarem uma noite bem divertida na sua casa. Porém, são surpreendidas com a chegada de Lourenço e Pedro, que fazem questão de se juntarem a elas em pijama!


Em Lua Vermelha, Matilde insiste em encontrar-se com o amigo secreto que conheceu na Internet. Beatriz fica desconfiada e acaba por salvar a rapariga de uma emboscada, quando três rapazes se preparavam para a raptar e violar.


Em Caras e Bocas, Denis e Simone encontram-se num café e o encontro parece fortuito, todavia, ambos ficam sem saber que são os dois namorados virtuais que se relacionam na Internet, pois mentem um ao outro.


Em Escrito nas Estrelas, Sofia e Beatriz não olham a meios para atingir os fins e decidem roubar o anel de noivado de Daniel.


Em Passione, Gerson confessa ao seu psiquiatra que foi abusado por uma mulher que trabalhava em sua casa quando tinha seis anos.


Em Negócio da China, depois de andar muito tempo de luto, Aurora torna-se numa nova mulher e muda radicalmente o seu visual, transformando-se numa mulher mais colorida e alegre.


Quiosque: Mariana, Maria, Ana, Telenovelas, TV Guia

Parabéns, Rita Ferro Rodrigues!


É uma das mais conhecidas apresentadoras da actualidade. Ao lado de Francisco Menezes, faz, diariamente, Companhia às Manhãs dos portugueses.


Na SIC, vive um bom momento, até porque é uma das mais emblemáticas caras do momento. Mais do que tudo isto, está à espera do seu segundo filho, que deverá nascer dentro de dias.


Mas, hoje o dia é ainda mais especial. Afinal de contas não se comemoram 34 primaveras sempre. E por isso aqui estamos nós a desejar as maiores felicidades a Rita Ferro Rodrigues!




Parabéns, Rita Ferro Rodrigues!

Paulo Pires confirma substituta de “Mar de Paixão”

Paulopires


Ainda está no ar como Quim, em Meu Amor, mas desde o final de Junho que está de férias. Mas, dentro em breve, o actor estará de volta ao trabalho.

É que o próprio confirmou, em declarações à Notícias TV a participação na substituta de Mar de Paixão. “Vou participar na nova novela da TVI”, começou por dizer, revelando ainda que “as gravações vão começar no inicio de 2011”.


Esta nova trama será da autoria de Maria João Mira e ainda está numa fase “muito inicial”, não sendo ainda conhecido o tema central. Certo é que será algo na linha do que a argumentista de Ilha dos Amores ou Flor do Mar tem feito.

Para o elenco têm sido avançados os nomes de Patrícia Tavares, Alexandra Lencastre, Núria Madruga, Joana Solnado, António Pedro Cerdeira, Marco D’Almeida e Lourenço Ortigão. Helena Costa já está confirmada.


Quiosque: Notícias TV

“Secret Story” pode receber novo concorrente a qualquer momento

americomatos


Tem 40 anos de idade, vem da cidade Invicta e, a qualquer momento, poderá entrar na “casa mais secreta do país”, segundo revela a edição de hoje do Correio da Manhã.


Quem o garante é o próprio Américo Matos, uma das pessoas mais conhecidas da noite do Porto. “A Endemol disse-me que a qualquer momento posso entrar para a Casa dos Segredos”, começa por revelar o provável novo concorrente, acrescentando “Em Agosto fui a Lisboa. Na entrevista pediram-me dois segredos. Depois de o programa começar, voltaram a contactar-me e na semana passada fui chamado à Endemol”, explicou, revelando ainda que “Fui entrevistado, fotografado e assinei documentos para ceder os direitos de imagem”.


Ainda assim, ainda não é certo que Américo Matos entre em Secret Story, até porque, a acontecer, só será “avisado dois dias antes”. Ao que parece, a produtora do programa acredita que tem “um bom segredo” e poderá “dar mais ânimo à Casa”.

Quem pensa que Américo terá a hipótese de revelar os segredos que já sabe engana-se, até porque, tal como o próprio garante, a produção “dará um prazo em que não pode haver revelações”. Ainda em declarações ao mesmo jornal, o frequentador da noite da Invicta, frisou: “Sou sósia do José Castelo Branco e até o conheço muito bem. Aliás, fui convidado para ir ao programa do Manuel Luís Goucha”.


Contactada pelo Correio da Manhã, a Endemol não se quis alongar, afirmando apenas: “qualquer coisa é possível nestes programas”.


Quiosque: Correio da Manhã

Momentos


Boa tarde. O Momentos de hoje centra-se em conversas que não deveriam ter ido para o ar. As mesmas aconteceram durante partidas de futebol, nos quais os microfones deveriam estar desligados. Ora veja..




Ana Isabel & Vítor: eles querem ir embora!


Ana Isabel e Vítor não estão a aguentar a pressão do reality-show da TVI! Depois de uma noite animada, com dança e bebida à mistura, os dois concorrentes estão a ponderar abandonar A Casa dos Segredos.
Mais uma vez, Hugo F. está a ser o confidente de Vítor, que está nomeado esta semana. Afinal, até que ponto o concorrente conseguirá não divulgar o segredo do casal de namorados?

Fecho

Boa noite. O Fecho de hoje incluí uma crónica da autoria de Nuno Azinheira, retirada do Diário de Notícias.

Está aí alguém?

Não se fala de outra coisa. A operação de resgate dos mineiros presos desde Agosto numa mina do Chile está a provocar uma onda de comoção no mundo inteiro. Ninguém parece indiferente à ansiedade dos familiares, à frágil cápsula que devolve a vida aos 33 heróis soterrados, às lágrimas no reencontro. Um drama vivido lá longe mas que o poder da televisão em directo aproximou de todos nós. A operação estava a ser montada há longas semanas, a data estava anunciada há alguns dias, mas nem por isso os canais informativos portugueses se organizaram para a transmissão do momento em directo.

A TVI24, por exemplo, nem achou importante interromper a emissão, preferindo manter o alinhamento de enlatados madrugada fora. A SIC Notícias, que por ser líder e uma referência tem mais responsabilidades, limitou-se a abrir antena às imagens internacionais, com a inexperiente pivô que tinha em directo a dizer o óbvio com largos segundos de silêncios que provocaram uma sonolenta emissão. O melhor trabalho, ainda assim sofrível, foi o da RTPN, com um pivô mais expedito e o contributo do veterano jornalista João Pacheco de Miranda, ao telefone, em directo do Chile.

Eu sei que a crise obrigou a cortes na gestão das redacções e que hoje os canais informativos são um vazio na madrugada. Eu sei que a hora (03.30 da manhã) torna difícil uma dinâmica maior, mas não acredito que, com planeamento e preparação, fosse impossível ter convidados em estúdio (mineiros, geólogos, psicólogos...) que pudessem ajudar a contextualizar a história e a dar vida aos tempos mortos.

Depois, faz-se zapping, vêem-se os canais internacionais, percebe-se a diferença e damos graças a Deus pelo facto de o cabo ter mudado a nossa forma de ver o mundo.