5 de maio de 2010

Cine-Opinião


Boa noite. Seja bem-vindo a mais um Cine-opinião!

Em exibição nos cinemas - Líbano


Junho, 1982 - Primeira Guerra do Líbano. É destacado somente um tanque para explorar uma cidade hostil que foi bombardeada pela Força Aérea de Israel.
Aquilo que se parecia com uma missão simples fica progressivamente fora de controlo e transforma-se numa armadilha mortal. Shmulik, o bombardeiro, Asi, o comandante, Herzl, o carregador e Yigal, o condutor, compõem a tripulação do tanque, quatro rapazes jovens com pouco mais de 20 anos que controlam uma máquina de matar. Eles não são lutadores sedentos de violência e conquista, nem extremistas determinados a morrer pelo país. Eles são quatro bravos rapazes, que perdem a sua inocência da forma mais violenta, envolvidos nas teias de uma guerra absurda e injusta, que os destrói mentalmente e os deixa aterrorizados de morte pelos seus horrores. Apenas um instinto básico aguçado permite que sobrevivam no limite, à medida que lutam pela sua própria vida, tentando desesperadamente não perder a sua humanidade no caos da guerra.




O filme Líbano venceu o Leão de Ouro em Veneza, um dos principais prémios do cinema mundial.

Cristiano Ronaldo, Messi, Thierry Henry, Ferdinand, Wayne Rooney e David Beckham podem passar dos relvados para o grande ecrã. O ex-jogador e actor Vinnie Jones, agora realizador, quer ver os craques de futebol no remake da longa-metragem, realizada por Sylvester Stallone, «Escape To Victory», de 1981.

Fecho

Boa noite. O Fecho de hoje incluí mais uma crónica da autoria de Nuno Azinheira, retirada do Diário de Notícias.
Às 21:00, não perca o Cine-Opinião.

Salta pocinhas

Alguém sabe quando dá O Cubo esta semana? Será no domingo, como aconteceu na primeira semana? Será no sábado como aconteceu na segunda? Não será emitido, como aconteceu na terceira semana? Ou será no sábado, como aconteceu na última semana?

Não, é no domingo. A quarta sessão do concurso de Jorge Gabriel, uma das grandes apostas da RTP1, volta no próximo fim-de-semana ao seu horário original, curiosamente aquele em que conseguiu piores resultados.

Esta inconstância, normalmente motivada pelas transmissões futebolísticas, mata um programa com potencial para crescer. Já tive ocasião de escrever que me parece o sábado um dia bem mais adequado para O Cubo crescer. Sobretudo porque um concurso tecnológico como aquele chega mais facilmente ao público urbano e jovem (que a RTP não tem). Ora, acontece que ao domingo esse público teoricamente está mais na SIC, com Lua Vermelha e Achas Que Sabes Dançar?.

Pior, contudo, que apostar no dia errado é esta inconstância que mata. O espectador é um animal de hábitos, gosta de saber a que horas tem o seu programa preferido para ver. Bem sei que a transmissão da Liga Sagres obedece a lógicas comerciais, que naturalmente obrigam a alterações de agenda, mas quando se pensa num formato para as 21.00 de sábado ou domingo numa estação que transmite futebol, essa questão tem de ser equacionada. Porque é essa inconstância que o espectador não percebe e penaliza...

Momentos


Boa tarde. Seja bem-vindo a mais um "Momento". O desta semana é recente, e pertence à SIC. Quem não se lembra da queda de Pedro Abrunhosa em Fevereiro?


Fala-se 05/05/2010

Boa Tarde! Seja bem-vindo a mais uma edição do Fala-se!


Hoje as protagonistas são:

Victoria Guerra


A actriz é a capa da edição desta semana da TV 7 Dias, que viajou até ao Algarve para falar com amigos e conhecidos de Victoria Guerra. Segundo alguns deles, a jovem terá mudado muito desde que chegou à televisão. Também a sua família é vítima de acusações de antipatia e comportamentos menos apropriados.


Por outro lado, a publicação fala ainda sobre o drama que marcou a infância de Victoria: a perda de dois irmãos.



Maria João Bastos


A estudar há já dois meses fora de Portugal, a actriz continuará afastada do nosso país até meados de Junho, uma vez que para si, é importante a formação: “Quando não estou a trabalhar, faz sentido investir em mim. Gosto de reciclar-me, de estudar e conhecer outros métodos de trabalho. E Nova Iorque tem isso tudo para oferecer”, disse ao 24 Horas.


Esta interrupção prende-se com o facto de ter passado por território nacional antes de se dirigir para o Festival de Cannes, que se realiza na próxima semana no Mónaco. Depois de abandonar o certame, Maria João Bastos voltará a terras de Tio Sam.


Quiosque: TV 7 Dias, 24 Horas

Cláudia Borges vai ser mamã!

Há mais uma figura bem conhecida da nossa televisão grávida! Depois de Andreia Diniz ou Rita Ferro Rodrigues, é a vez de Cláudia Borges anunciar que também ela está de "esperanças". Em declarações à revista Caras, a jovem disse: "Estou a atravessar uma das melhores fases da minha vida. A maternidade é a melhor coisa que pode acontecer a uma mulher. A possibilidade de poder gerar um filho realiza-me em pleno."

Estando o parto previsto para Outubro, resta saber quem será a sua substituta em Fama-Show, enquanto gozar a licença maternidade.


Por outro lado, há uma outra pergunta que agora se coloca: "Quem será a próxima figura pública grávida?

TVI escolhe hoje conselho de redação


Depois de vários anos sem este órgão de representação e numa altura em que a estação se depara com acusações de intervenção política nas decisões editoriais, os jornalistas da TVI preparam-se para eleger um conselho de redação.

Em concurso estão duas listas: a primeira composta por Fernanda Neto, Filipe Mendonça, João Paulo Delgado, Hugo Matias, José António Barbosa e Miguel Cabral de Melo, e a segunda por Henrique Garcia, Jorge Nuno Oliveira, Joana Reis, Cláudia Lopes, Paulo Salvador e José Manuel Santos.


Quiosque: 24 Horas


Revista de Imprensa 05/05/2010

Bom dia! Seja bem-vindo à Revista de Imprensa desta quarta-feira!


José Mourinho "reforça" SIC
Depois de ter recusado o convite da RTP para comentar alguns dos jogos do Mundial 2010, o treinador do Inter de Milão prepara-se para colaborar com a estação de Carnaxide durante o campeonato de futebol. José Mourinho estará à frente de Football for kids, um programa em que ensinará às crianças os truques do desporto-rei, com os quais os mais pequenos poderão vir a ter mais sucesso nos relvados. A periodicidade e a data de estreia ainda não foram reveladas.


Francisco Pinto Balsemão em Quadratura do Círculo
Celebrou-se na passada segunda-feira o dia internacional da liberdade de imprensa. Numa altura em que este assunto tem estado em voga, o programa da SIC Notícias recebe amanhã um convidado muito especial. Para além de António Costa, Lobo Xavier e Pacheco Pereira, Francisco Pinto Balsemão também estará em estúdio, para participar no debate cujo tema será precisamente a liberdade de imprensa.


CITAÇÃO DO DIA:


“Odeio rótulos porque me puseram no braço direito o carimbo de comediante e no esquerdo o de humorista. Mas o que eu tenho tatuado no meu coração é a palavra actriz e não gosto que me limitem”

Maria Vieira


Número do Dia:

250000


foi a quantia gasta em oito dias de gravações da nova telenovela da TVI em terras de Vera Cruz.
(imagem TVI Blog)


Quiosque: TV 7 Dias, 24 Horas

Para lá das 24

Boa Noite! Seja bem-vindo a mais um Para lá das 24!

Hoje falo-lhe das semelhanças entre dois programas da nossa televisão!


Mesmo a Tempo vai manter-se na grelha da estação de Carnaxide durante este mês. Inicialmente estavam previstas somente duas ou três emissões, mas parece que a direcção de programas vai continuar a arriscar. Valerá a pena esta aposta? É que, se formos a ver bem, o formato tem feito resultados muito baixos e que têm prejudicado a estação, que fica com um horário nobre de sábado muito fraco, quando comparado com aquele que tinha há algum tempo.


A pergunta que coloco é: “Valerá a pena?” A meu ver, talvez até valha, uma vez que nestes programas, por vezes, os valores que se podem vir a atingir no que toca à publicidade são deixados um pouco de lado, muito pelo facto de se conseguir uma elevada quantia em termos de chamadas de valor acrescentado. Por outras palavras, os resultados audiométricos são um pouco “esquecidos” e as atenções centram-se no número de telefonemas recebidos.


Penso que neste aspecto, Mesmo a Tempo pode ser comparado a Quem Quer Ganha, que como todos sabemos, faz resultados baixos, mas mantém-se em antena há vários anos. É precisamente no valor acrescentado das chamadas, que os dois formatos vão buscar receitas. É que, com prémios chorudos garantidos, há sempre muito mais gente a telefonar, logo mais dinheiro a entrar nos cofres das estações. Numa época de crise, um dos factores mais importantes é, precisamente, esse, o monetário. E esquece-se um pouco se o público gosta ao não daquilo que vê. Uma pena, mas é a realidade.